terça-feira, 13 de junho de 2017

15 de Junho - Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa


Neste dia 13 e amanhã 14 de junho o sistema Fecomércio – Sesc – Senac através da coordenação de Assistência do Sesc promove ação alusiva ao 15 de junho, Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2016 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção de Maus Tratos Contra Idosos (IMPEA). O objetivo é levar as pessoas à reflexão e conscientização com respeito a violação de direitos humanos desse seguimento da sociedade.

No Brasil são comuns as denúncias relacionadas à negligência de cuidados da pessoa idosa, violência psicológica e abuso financeiro. Entre os anos de 2011 a 2015, o Disque Direitos Humanos, coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), recebeu cerca de 100 mil denúncias de violação de direitos da população idosa. E apesar do grande avanço na defesa destes direitos ainda há muito a ser feito. Nesse contexto, visando atender esse seguimento da sociedade o Sesc, desde 1963, vem realizando atividades destinadas a diminuir o desamparo e a solidão dos comerciários aposentados e, a partir de então, revolucionou o trabalho de assistência social de atenção à pessoa idosa. Sua atuação se estendeu ao envelhecimento ativo numa época em que, no Brasil, os cuidados privilegiavam o atendimento asilar.

Dessa forma, com o intuito de chamar a sociedade para reflexão sobre os caminhos que devemos adotar no combate à violência contra os idosos o Sesc estará realizando um pit stop entre as avenidas Calama e Presidente Dutra incluindo a distribuição de folhetos educativos.


O presidente do sistema Fecomércio – Sesc – Senac Raniery Araujo Coelho destacou que ‘é importante para a sociedade estar conscientizada sobre este problema que aflige o seguimento da terceira idade e um dos compromissos do Sesc é também o de levantar estas questões para reflexão a todos uma vez que o trabalho de acolhimento aos idosos faz parte das ações sociais da instituição.’


Comunicação Sesc

Postagens populares (5 mais recentes)