sexta-feira, 26 de maio de 2017

Dia do Desafio terá participação de 30 municípios rondonienses

Em 2017, o estado de Rondônia conta com a participação de 30 municípios na campanha mundial de mobilização a saúde e bem-estar, o Dia do Desafio. O objetivo é incentivar a quebra da rotina sedentária e estimular a população a praticar qualquer atividade física, por 15 minutos. O Dia do Desafio acontece há 22 anos no Brasil, sempre na última quarta-feira do mês de maio, este ano será no dia 31, e cada município desenvolverá uma programação de incentivo a atividade física que inicia às 0h encerrando às 20h.  

A ação acontece em forma de disputa saudável entre duas cidades de mesmo porte populacional em todo o continente americano como forma de incentivar a população a participar. O município que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes, vence. Criado no Canadá, o evento é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos de origem Alemã. O Brasil participa da ação desde 1995 sob orientação e coordenação do Sesc São Paulo. 

Em Rondônia o Sesc de Ji-Paraná coordena a ação que é realizada pelas prefeituras. Cada prefeitura por intermédio de suas secretarias de Esporte, Educação e Saúde, juntamente com órgãos municipais, associações, conselhos, sindicatos e ainda com ajuda de instituições privadas, irão desenvolver atividades para todas as idades, a fim de promover a ação e somar pontos para seu município. As prefeituras também são responsáveis por divulgar um meio de comunicação, para que a população possa registrar a sua participação.  

O registro é fundamental para contabilizar o total de participantes em cada cidade. Esse número é utilizado na apuração dos resultados da competição entre as cidades pela maior mobilização alcançada. O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves e o de Ji-Paraná, Jesualdo Pires, já estão divulgando os telefones para que a população possa fazer o registro. Em Porto Velho os números são: 3901-3201, 3901-3202, 984728797 e contam as mensagens enviadas via whatsapp e os twitter que utilizarem a hashtag #DIADODESAFIOPVH, em Ji-paraná os telefones são: 3411-04242, 3421-1560 e 92498111(whatsapp). “Aproveito a oportunidade e convido toda a população rondoniense no dia 31 de maio a se mexer junto conosco”, fala Jesualdo. 

Em Porto Velho a prefeitura inicia a programação na quadra do Sesc Esplanada com aulões de ginástica, apresentação dos alunos da escola Dom Bosco e Banda da 17ª Brigada. Durante todo o dia atividades físicas serão desenvolvidas nas unidades do Sesc, presídio feminino, praças, escolas da rede pública de ensino e instituições privadas. O encerramento acontecerá no Parque da Cidade ao lado do Porto Velho Shopping.  A coordenação do evento irá disponibilizar instrutores de educação física para promover atividades esportivas. Os interessados deverão entrar em contato através dos telefones 69 3229-6006 ou 3229-5882, e fazer a solicitação antecipadamente. 

segunda-feira, 22 de maio de 2017

Chá Literário é promovido por biblioteca do Sesc em Porto Velho

Com o objetivo de fomentar, divulgar e impulsionar a apreciação pela literatura, obras, escritores, autores e poetas, o Sistema Fecomércio através do Sesc irá promover no dia 25 de maio, a partir das 16h, na biblioteca do Sesc Centro, a primeira edição de um encontro bibliográfico, o Chá Literário, que conta com a participação do Professor Famir Apontes, que irá trabalhar a temática “A influência do Padre Antônio Vieira na constituição do pensamento contemporâneo”.

No Chá Literário os participantes poderão conhecer e debater assuntos como: pensamento barroco, baseado nas transformações sociais oriundas das manifestações artístico-literárias que tiveram sua ebulição nos anos de 1600 e 1700. Discutirão a visão do Padre Antônio Vieira e como esta temática é passada ao longo dos anos e sua influência no mundo contemporâneo. O Professor Famir Apontes, Possui graduação em Letras - Português/Inglês e suas respectivas Literaturas pela Universidade Federal de Rondônia (1991) e Mestrado em Linguística pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (2005). Atualmente é professor de Língua Portuguesa e Literatura além de Coordenador do NEABI do Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia de Rondônia - IFRO, Campus Porto Velho.

O Chá literário é uma ação do projeto Sesc Apresenta – Literatura em parceria com a biblioteca do Sesc Centro, com intuito de promover a literatura e fomentar o gosto pela leitura. A unidade que é localizada na av. Presidente Dutra, centro de Porto Velho, possui um acervo de aproximadamente 8 mil títulos, além de revistas, gibis e jornais impressos para consulta local e empréstimos. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 17h. “Temos hoje em Rondônia uma biblioteca fixa, duas unidades móveis e salas de leitura no Sesc Escola e unidades do Sesc Ler no interior do estado, nelas são desenvolvidas ações para todas as idades, a fim de incentivar a leitura, educação e a formação literária da população” explica Raniery Araújo Coelho, presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-IFPE.


Postagens populares (5 mais recentes)