quarta-feira, 3 de maio de 2017

Roda de conversa “Café com Ideias” leva conceitos socioambientais para colaboradores do Sesc

Foto:Moisés Costa
Ocorreu na tarde da última sexta-feira, 28, a roda de conversa “Café com Ideia”, com a intenção de explicar aos colaboradores a necessidade das práticas socioambientais. A reunião iniciou às 15h no Sesc Esplanada e contou com a participação de funcionários do Sesc Centro, Esplanada e Campestre. O encontro foi realizado em parceria com à Sema - Secretária Municipal de Meio Ambiente.

A reunião teve como foco principal a discussão sobre a separação correta do lixo úmido e seco, visando conscientizar e mobilizar os colaboradores e comerciários a adotarem medidas sustentáveis, organizando o lixo de maneira correta. Além disso, a ação visa facilitar o trabalho dos catadores, fazendo com que o lixo coletado chegue melhor preparado nos pontos de recolhimento.

Na roda de conversa, foram sanadas dúvidas sobre a separação do lixo e como conservá-lo. Segundo a Técnica Ambiental da Sema, Magda Passos, os lixos: seco e húmido, são separados por cores, azul e preto, respectivamente. Os azuis correspondem ao lixo seco, que pode ser reciclado e o preto é destinado ao lixo úmido, que não é encaminhado para reciclagem.

A reunião foi realizada para colocar em prática a Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída em 2 de fevereiro de 2010, que tem como objetivo prevenir e reduzir a geração de resíduos. O plano é ampliar a prática de hábitos de consumo sustentável, para que assim se possa aumentar a reciclagem e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos.

terça-feira, 2 de maio de 2017

Inscrição para a escola de ensino médio no Rio de Janeiro encerra dia 5 de maio

Está aberto o processo de admissional 2018, para ingressar na Escola Sesc de Ensino Médio, Esem, escola residência localizada no Rio de Janeiro. Poderão se inscrever alunos que tenham cursado o 9ª do ensino fundamental e que tenha nascido entre 1 de janeiro de 2002 a 31 de dezembro de 2004. A pré-inscrição deverá ser realiza exclusivamente através do site www.escolasesc.com.br/inscricoes2018, até o dia 5 de maio de 2017. No período de 31 de maio a 6 de junho, os candidatos deverão se dirigir até a unidade do Sesc para efetivar a sua participação com a documentação solicitada em edital. Para o estado de Rondônia foram destinadas quatro vagas. 

Os alunos participarão de uma avaliação composto por provas escritas das de Língua Portuguesa, Matemática, Redação, Ciências Naturais e Ciências Humanas, no dia 6 de agosto, com início às 9h com término às 13h, no horário de Brasília. O Local será divulgado futuramente. Após o resultado da 1ª fase (prova objetiva), serão aplicados os critérios preferenciais definidos no edital. Aprovados nas duas primeiras fases terão sua redação corrigidas agregando mais pontos para sua classificação. 4ª e última fase os somatórios de pontos nas primeiras fases serão ordenados de forma decrescente. Nesta fase os candidatos passam por entrevista onde serão avaliados aspectos relativos à iniciativa, À colaboração, à socialização, à autonomia do candidato, bem como comprometimento do aluno e sua família com o projeto pedagógico cultural da Escola Esem, durante três anos. O resultado final do processo de admissão será divulgado no dia 21 de novembro deste ano. Todas as informações adicionais os interessados poderão tirar no edital que está disponível no site da Esem. 

A Esem
O Sesc iniciou em 2008 um projeto pioneiro na área de educação. A Escola Sesc de Ensino Médio (Esem) trata-se de uma escola-residência, inteiramente gratuita, que atende a alunos de todo o país. Os estudantes moram nas vilas residenciais, junto com professores e gestores. As turmas têm no máximo 15 estudantes, com idades entre 13 e 18 anos. O projeto pedagógico da escola se baseia na formação da cidadania e na articulação da área acadêmica e da educação profissional.

Postagens populares (5 mais recentes)