quinta-feira, 1 de junho de 2017

Coco de Tebei encerra apresentações do Sonora Brasil no Sesc Esplanada

Grupo: Coco de Tebei

Iniciado no dia 30 de maio, o Sonora Brasil encerra a edição 2017, nesta sexta-feira (02). O projeto trará no último dia de apresentações o grupo ‘Coco de Tebei’, em show cultural, às 20h, no Teatro 1 do Sesc Esplanada em Porto Velho, com entrada gratuita. 

O grupo composto por agricultores e tecelões da comunidade Olho D’Agua do Bruno, na cidade Tacaratu, Pernambuco, pratica a expressão cultura denominada ‘coco’. Tebei é o nome dado ao coco cantado e dançado com a intenção de remeter ao trabalho de aplanar o chão de barro. O Coco de Tebei executa três gêneros musicais: o coco, a valsa e o rojão-de-roça, o primeiro tem a função de pisar a terra e o segundo alisar a superfície, o último, rojão-de-roça é um canto de trabalho que obedece a uma estrutura de pergunta e resposta.

A apresentação do dia 02, contará com base rítmica marcada pela pisada dos dançadores. Não contendo instrumentos, o som é produzindo somente pelo barulho da dança e o canto, remetendo à rituais indígenas, caracterizados basicamente pelo contraste entre as vozes femininas e o som seco da pisada no chão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog do Sesc Rondônia tem por prioridade divulgar as ações e processos da instituição dando respostas a respeito da programação de eventos e outros, não sendo o canal administrativo para o recebimento de reclamações oficiais, reservando-se ao direito de não publicar mensagens que em sua essência contenham mensagens de cunho injurioso ou com linguagem depreciativa. Os usuários ou outros que desejarem fazer reclamações formais ao Sesc poderão entrar em contato com a administração regional em Porto Velho/RO e encaminhar suas considerações.

Postagens populares (5 mais recentes)