quarta-feira, 17 de maio de 2017

Sonora Brasil percorre o país com mais de 420 concertos


Realizado pelo Sesc, maior projeto nacional de circulação musical promoverá apresentações de bandas Musicais e grupos de Coco em 108 cidades

Rio de Janeiro, 17 de maio de 2017 – Criado em 1998, o Sonora Brasil tem no seu DNA o trabalho de formação de novos ouvintes musicais. Com o objetivo de divulgar artistas que trabalham com músicas não comerciais e valorizar a cultura regional, o Sonora inicia sua 20ª edição no dia 24 de maio, no Sesc Palladium, em Belo Horizonte (MG), com as apresentações dos grupos Samba de Pareia da Mussuca (SE) e Quinteto de Metais da UFBA (BA).

Consagrado como o maior projeto de circulação musical do país, a cada biênio o projeto aborda dois novos temas. Para 2017/2018, serão apresentados ‘Na pisada dos cocos’ e ‘Bandas de Música: formações e repertórios’, desenvolvidos com a participação de quatro grupos cada um. A seleção dos grupos e a definição das temáticas é feita por uma curadoria nacional, formada por profissionais do Sesc de todo o país. Até o fim de 2017, o projeto promoverá 420 concertos de música regional brasileira em 108 cidades, incluindo municípios fora dos grandes centros urbanos.

“O projeto busca despertar um olhar crítico sobre a produção e a difusão de expressões musicais identificadas com a história da música no Brasil. Todas as apresentações são essencialmente acústicas, valorizando a qualidade sonora das obras e de seus intérpretes. A maioria dos espetáculos é gratuita, ou tem preços populares”, explica Sylvia Lima, técnica de Cultura do Sesc.

Em 2017, o tema ‘Na pisada dos cocos’ circulará pelos estados do Norte e Nordeste com os grupos Coco de Zambê (RN), Samba de Pareia da Mussuca (SE), Coco do Iguape (CE) e Coco de Tebei (PE). Os artistas apresentarão as variantes da musicalidade típica da região Nordeste (litoral e interior), nascida em aldeias indígenas e comunidades quilombolas, com canto, dança e música, acompanhados por instrumentos de percussão, como bumbo, ganzá, pandeiro, caixa.

O tema ‘Bandas de Música: formações e repertórios’ seguirá pelos estados das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste brasileiro. Quatro formações distintas de bandas foram selecionadas: três representando os grupos tradicionais de ruas e praças e um representando o segmento da música de concerto, com repertório inspirado na sonoridade das bandas. São eles: Corporação Musical Cemadipe (GO), ABandinha (AM), Sociedade Musical União Josefense (SC) e Quinteto de Metais da UFBA (BA). Em 2018 os grupos invertem os roteiros e Estados de apresentações, de forma que todos circulem pelas cinco regiões do país.

Desde sua criação, o Sonora Brasil já realizou 5.319 apresentações de 80 grupos, alcançando cerca de 520 mil espectadores.

SERVIÇO: LANÇAMENTO NACIONAL DA NOVA TEMPORADA DO CIRCUITO SONORA BRASIL 
Data: 24/05/2017
Horário: 20h
Local: Teatro Sesc Palladium
Endereço: Rua Rio de Janeiro, 146 – Centro – Belo Horizonte (MG)

Fonte: Departamento Nacional do Sesc

2 comentários:

  1. Que maravilha deve ser esse espetáculo! Estou vendo hoje, dia 25 de maio de 2017, um dia após o início das apresentações. Isso mesmo! É preciso valorizar nossas raízes o quanto há tempo, para que todos saibam que nossa cultura ainda sobrevive, em meio ao consumismo e populismo. Espero que venha aqui na cidade de Nova Andradina, no estado de Mato Grosso do Sul, onde moro. Existe uma agenda, onde podemos ter acesso aos locais e dias de apresentação? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Joaquim, a programação completa pode ser acessada no link http://www.sesc.com.br/SonoraBrasil/

      Excluir

O blog do Sesc Rondônia tem por prioridade divulgar as ações e processos da instituição dando respostas a respeito da programação de eventos e outros, não sendo o canal administrativo para o recebimento de reclamações oficiais, reservando-se ao direito de não publicar mensagens que em sua essência contenham mensagens de cunho injurioso ou com linguagem depreciativa. Os usuários ou outros que desejarem fazer reclamações formais ao Sesc poderão entrar em contato com a administração regional em Porto Velho/RO e encaminhar suas considerações.

Postagens populares (5 mais recentes)