segunda-feira, 29 de maio de 2017

Nesta Terça-feira inicia a programação do Sonora Brasil no Teatro 1


Consagrado como o maior projeto de circulação musical do país, o Sonora Brasil, foi criado em 1998, e já conta com sua 20ª edição. Desde sua criação, o Sonora Brasil já realizou 5.319 apresentações de 80 grupos, alcançando cerca de 520 mil espectadores. No editorial de 2017 ele se solidifica levando em seu DNA o trabalho de formação de novos ouvintes musicais, vez que permanece durante todas suas realizações trazendo no bojo principal de sua criação o incentivo de divulgação aos artistas que trabalham com músicas não comerciais, incidindo assim na valorização da cultura regional dos estados brasileiros.

A cada biênio o projeto aborda dois novos temas. Para 2017/2018, serão apresentados ‘Na pisada dos cocos’ e ‘Bandas de Música: formações e repertórios’, desenvolvidos com a participação de quatro grupos para cada tema. Em 2017, o tema ‘Na pisada dos cocos’ circulará pelos estados do Norte e Nordeste, e ‘Bandas de Música: formações e repertórios’ seguirá pelos estados das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste brasileiro. Até o fim de 2017, o projeto promoverá 420 concertos de música regional brasileira em 108 cidades, incluindo municípios fora dos grandes centros urbanos. Em 2018, ocorre a inversão das temáticas, e dos roteiros e Estados de apresentações, de forma que todos os grupos circulem pelas cinco regiões do país.


No regional de Rondônia o Sonora tem seu início no dia 30 de maio, na unidade Sesc Esplanada, com a apresentação do grupo Coco de Zambê - RN, e segue com Coco do Iguape - CE, (31), Samba de Pareia da Mussuca – SE, (01/06), e Coco de Tebei – PE, (02/06). Todas as apresentações serão essencialmente acústicas, valorizando a qualidade sonora das obras e de seus intérpretes, de modo que os artistas apresentarão as variantes da musicalidade típica da região Nordeste (litoral e interior), nascida em aldeias indígenas e comunidades quilombolas, com canto, dança e música, acompanhados por instrumentos de percussão, como bumbo, ganzá, pandeiro, caixa. As apresentações terão seu início previsto para às 20h no Teatro 1 Sesc, localizado na unidade Sesc Esplanada. Os ingressos serão entregues 1h antes do início efetivo do evento, que será ofertado a comunidade de forma gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog do Sesc Rondônia tem por prioridade divulgar as ações e processos da instituição dando respostas a respeito da programação de eventos e outros, não sendo o canal administrativo para o recebimento de reclamações oficiais, reservando-se ao direito de não publicar mensagens que em sua essência contenham mensagens de cunho injurioso ou com linguagem depreciativa. Os usuários ou outros que desejarem fazer reclamações formais ao Sesc poderão entrar em contato com a administração regional em Porto Velho/RO e encaminhar suas considerações.

Postagens populares (5 mais recentes)