quarta-feira, 26 de abril de 2017

Musical percussivo “Sons de Beira” neste sábado no Sesc Esplanada

Foto de divulgação
Dando início a projetos renomados do Sesc, neste sábado (29), a partir das 20h,  será realizado “Sons de Beira”, um espetáculo musical percussivo construído através dos resultados de pesquisas sonoras realizadas nas vivências em ambientes beradeiros, nos qual apresenta um conjunto de timbres e ritmos do cotidiano amazônico pela manipulação de objetos e instrumentos diversos, construindo paisagens sonoras que estimulam sensações peculiares a esse universo e promovem o resgate de memórias auditivas de beiras de rios com seus mitos, lendas, causos, afazeres cotidianos, ofícios e brincadeiras. 

É eminente o agrego cultural, uma vez que todos os ritmos serão executados pelos experientes artistas Bira Lourenço, e Catatau Batera. Bira é percussionista, e atua como professor de percussão em projetos educacionais direcionados a alunos de escolas públicas, portadores de necessidade educacionais especiais; na formação professores e ressocialização de apenados e egressos do sistema penal; tem participações em vários registros fonográficos de compositores locais, assim como também desenvolveu vários trabalhos associados ao Teatro, em pesquisa sobre a dramaturgia sonora, na qual resultou no show “Conceito”. Dedica-se a pesquisar sonoridades peculiares de ambientes naturais e em vivências coletivas na região ribeirinha, além de estudos percussivos com água, instrumentos de barro e objetos desfuncionalizados. 

Catatau é baterista, e tem a música como profissão, traz de suas origens nordestinas um arcabouço rítmico que explora profissionalmente há mais de vinte anos através da percussão e bateria. Participou de gravações de CDs em estúdio e ao vivo, com grupos de gêneros diversos, além de integrar bandas em Projetos como Mostras e Festivais de Música e de shows de compositores da região. Participou da pesquisa sonora do Projeto “Conceito”, uma iniciativa que resultou em um show homônimo realizado em 2012. A pesquisa de sonoridades em objetos e instrumentos alternativos em ambientes à beira de rios conduziu à participação no Projeto Sons de Beira.

O show faz parte das programações culturais Sesc Apresenta e projeto Sesc Amazônia das Artes, e tem notável contribuição no resgate cultural nortista, e é pelo intento de propagar ainda mais essa cultura, que ele irá circular em nove estados da “Amazônia Legal” e no Piauí através da Instituição. Ainda como forma de incentivo ao acesso cultural regional, essa apresentação terá entrada gratuita com retirada do ingresso 1h antes do show. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog do Sesc Rondônia tem por prioridade divulgar as ações e processos da instituição dando respostas a respeito da programação de eventos e outros, não sendo o canal administrativo para o recebimento de reclamações oficiais, reservando-se ao direito de não publicar mensagens que em sua essência contenham mensagens de cunho injurioso ou com linguagem depreciativa. Os usuários ou outros que desejarem fazer reclamações formais ao Sesc poderão entrar em contato com a administração regional em Porto Velho/RO e encaminhar suas considerações.

Postagens populares (5 mais recentes)