quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Sesc promove capacitação para profissionais que desenvolvem trabalhos com idosos

O sistema Fecomércio através do Sesc promoverá no período de 25 a 28 de outubro, uma Capacitação para técnicos que desenvolvem o trabalho Social com idosos. A proposta da capacitação é estimular o surgimento e a disseminação de uma nova concepção do atendimento a pessoa idosa dentro dos locais de trabalho, proporcionando-lhes acesso a uma relação mais adequada e, por consequência, o desenvolvimento de relações mais favoráveis entre as entidades que atuam com esta clientela e familiares, além de promover a saúde e a qualidade emocional dos profissionais, pela valorização do autoconhecimento como recurso de transformação pessoal e social, através de técnicas e práticas vivenciais. Os interessados a participar da capacitação poderão fazer seu credenciamento gratuitamente, no dia 25 de outubro, a partir das 13h, no auditório do Senac onde ocorrerá o evento. O Senac é localizado na rua Tabajara, nº 539, no bairro Pedrinhas. 

O Projeto propõe uma reflexão referente ao envolvimento da teoria da sustentabilidade do atendimento gerontológico, com palestras, oficinas, rodas de conversa e dinâmicas. Serão quatro dias de capacitação que irá abordar a temática: “Os percursos do envelhecimento humano e o empoderamento da pessoa idosa na contemporaneidade”. Serão ministrantes a Assistente Social do Departamento Nacional do Sesc, Maria Clotilde, que trabalhará a temática “A política de atenção ao idoso no Sesc”, a Doutora em educação física pela Universidade Católica de Brasília, senhora Tatiane Gomes Teixeira, a conselheira do Conselho Estadual de Rondônia, Maria Inês Alves Fernandes, o senhor Pedro Augusto que irá abordar “O envelhecimento humano em relação com a família e o processo de trabalho, Verônica Tomsic, assessora técnica do Sesc Nacional, Iglair Regis de Oliveira, enfermeira e mestre em gerontologia, Paulo Mariano, enfermeiro, Adriana Venturelli, Medica geriátrica, Eliete Cabral, Assistente Social do Tribunal de Justiça de Rondônia. Cada ministrante irá abordar um assunto diferente dentro da temática principal.

Para facilitar a compreensão e a aplicação dos conceitos utilizados será aplicado um questionário ao final do treinamento aos participantes, com objetivo de observar a eficácia do treinamento, a assimilação do conteúdo, bem como os temas que sugerem para o próximo treinamento. “Esse instrumento aborda aspectos relacionados com diversas temáticas incluídas na programação educativa ministrada, objetivando uma visão ampla da pessoa que participa do evento”. Explica a coordenadora de assistência do Sesc em Rondônia, Giulane Souza. 

A capacitação técnica é uma proposta do Sesc do Estado de Rondônia para e qualificar profissionais de diversas áreas, que atuam no atendimento a pessoa idosa, visando que o aumento da expectativa de vida deste público. “A finalidade deste curso não é desenvolver a ação direta ao idoso e sim ampliar conhecimentos dos profissionais que tem o contato com os mesmos, melhorando a prática do atendimento e proporcionando melhoria da qualidade de vida na velhice. Aproveito a oportunidade a convidar este profissionais a participar desta ação do Sesc”, fala Raniery Araujo Coelho, presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-IFPE.

Confira a programação completa




















Ascom Sesc 

Postagens populares (5 mais recentes)