quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Sesc Rondônia promove evento alusivo ao Agosto Dourado


Para incentivar o aleitamento materno e apoiar às mães e famílias no cuidado com seus bebês, o Sistema Fecomércio e Sesc apoiam a campanha “Agosto Dourado”, período dedicado à realização de ações de esclarecimento para motivar e estimular o aleitamento materno. Nesta sexta-feira, 12 de agosto, às 16h, no Audicine do Sesc Esplanada será realizado uma palestra com a nutricionista Edinalva Tomaz, que irá abordar “Os benefícios do leite Materno”.  

O aleitamento materno é um processo que envolve fatores ligados a fatores ambientais, fisiológicos e emocionais importantes principalmente nos primeiros dias de vida do bebê, pois, além de alimentar ele protege contra várias doenças como diarreia, infecções respiratórias, diabetes e alergias, suprindo as necessidades de nutrientes e sais minerais que o corpo precisa nos primeiros meses de vida. O Ministério da Saúde explica que a amamentação deve acontecer desde o primeiro dia de vida até dois anos de idade ou mais.

Estudos mostram que o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de idade do bebê pode evitar, anualmente, mais de 1,3 milhão de morte em crianças menores de cinco anos em países em desenvolvimento, dados divulgados na Revista científica britânica - The Lancet. A mesma revista divulgou em janeiro de 2016, que o Brasil aparece em posição de destaque em relação a outras nações como a China, Estados Unidos e Reino Unido no aumento de mães que amamentam. É possível observar a evolução através das comparações anuais e que estes fatores se devem às políticas integradas de incentivo da amamentação.

Além do Sesc do estado de Rondônia, outras unidades no Brasil abraçaram a campanha e estão promovendo atividades a fim de disseminar a importância e os benefícios do aleitamento para mãe e para o bebê. “Desenvolver o Agosto Dourado em Rondônia fortalece a nossa missão, que é contribuir para o desenvolvimento humano e a qualidade de vida da população”. Ressaltou Raniery Araujo Coelho, presidente do Sistema Fecomércio- Sesc-Senac-IFPE. 

Agosto Dourado

O símbolo da campanha é um laço dourado que representa o padrão ouro para alimentação infantil. Cada parte do laço representa uma mensagem especial: um lado representa a mãe e o outro a criança. O nó entre a família e a sociedade, um verdadeiro fortalecimento da campanha, pois sem o nó não haveria o laço, e sem esta força não haveria a campanha. 

terça-feira, 9 de agosto de 2016

Sesc Comunidade oferece serviços gratuitos a população rondoniense



As ações sociais sempre tiveram presente nas atividades e projetos que o Sistema Fecomércio desenvolve no estado de Rondônia. O Sesc Comunidade é um destes projetos promovido pela instituição que visa desenvolver ações na comunidade em locais como parques, praças, centro públicos e escolas, que tem como finalidade a valorização da cidadania e estimular a participação social, oferecendo alternativas de  geração  de renda,  proporcionando  mudanças  sociais  na  comunidade  e  ao  mesmo  tempo  alcançando  sua sustentabilidade.  A integração da comunidade se faz com a perspectiva de oferecer alternativa de melhorias as comunidades carentes, que tem em sua realidade o difícil acesso aos serviços básicos e também a informação. A realização do projeto na comunidade tem como objetivo central a transformação social por meio da informação, que são estendidas a esses lugares com o desenvolvimento de atividades que previamente são identificadas como inexistentes no local.


A próxima edição do projeto acontecerá no dia 20 de agosto, das 14h às 18h, no Centro de Referência da Assistência Social Dona Cotinha, localizado na rua Samaumeira, no bairro Eletronorte zona sul de Porto Velho, na qual acontecerá ações socioeducativas e serviços oferecidos ao público infantil, adultos e idoso. A programação inclui aferição de pressão, teste de glicemia, coleta de preventivo, palestra, teatro de fantoche, escovação e aplicação tópico de flúor, festival de brincadeiras populares, sorteio de brindes, oficina da memória, avaliação física para idosos, oficina objetos EVA, pintura em tecido, flores de garrafa pet, atividades de leitura na unidade móvel, Bibliosesc e cadastro no Cadúnico (Cadastro Único do Governo Federal) promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Porto Velho - Semas parceiro na ação.

Ascom Sesc 

Postagens populares (5 mais recentes)