terça-feira, 12 de julho de 2016

Projetos Boas Práticas Socioambientais inicia suas primeiras oficinas

Foto: Keila Alves
Na última semana funcionários do Sistema Fecomércio, Sesc, Senac, IFPE e Tomazelli participaram de oficinas preparatórias ministrada por Renato Maio e Isabel Cristina coordenadores do Programa de Coleta Seletiva Solidária da Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb). O objetivo das oficinas é ensinar a forma correta de acondicionamento do lixo seco e lixo úmido dentro da Instituição. A coleta seletiva inicia dentro das unidades do Sistema na próxima segunda-feira, dia 18 de julho. 

A equipe da Semusb explica que os serviços de coletas seletivas já são desenvolvidos em condomínios residencias em Porto Velho é uma atividade simples e prática. Os funcionários designados a realizar a coleta deverão fazer a separação adequada em: lixo seco (latas, papeis, plásticos e vidros) em sacos azuis e o lixo úmido (restos de comidas, cascas e ossos, pó de café / chá e galhos e podas) em sacos pretos. Outro assunto abordado na oficina foi o descarte do óleo de cozinha. “Não jogue óleo na pia, separe em garrafas PET’s, assim ele poderá ser reaproveitado para produzir o próprio sabão que será utilizado para lavar sua louça”, menciona Isabel. 

Todo material coletado dentro das unidades do Sistema devidamente separados serão recolhidos, nas terças-feiras, a partir das 14h, pela Marquise, empresa prestadora do serviço de coleta de lixo na capital, e serão destinadas as associações de catadores Asprovel, Unidos pela Vida e Catanorte, que reúne 52 associados que vivem com a renda gerada com a venda desse material para as indústrias de reciclagem.

A técnica da Semusb, Isabel Cristina, ressaltou durante as oficinas a iniciativa do Sistema na implantação do Projeto Boas Práticas Socioambientais. "Uma ação inédita. Todos colaboradores devem se orgulhar de estar participando desse processo que é uma referência muito positiva para as outras instituições", declarou.

Nessa próxima semana a Comissão estará trabalhando com os gerentes das unidades os ajustes finais para o início da coleta. “Vocês serão os nossos multiplicadores de bons hábitos dentro do Sistema. É necessário que expliquem aos demais funcionários a importância de ser sustentável e quanto o nosso planeta ganhará com este projeto. Espero que futuramente ele se estenda as suas residências”, explica Raniery Araujo Coelho, presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-IFPE.

Fonte: Keila Alves
Assessoria de Comunicação do Sesc

Postagens populares (5 mais recentes)