segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Palco Giratório realiza oficinas de aperfeiçoamento em teatro

O Festival Palco Giratório traz a Rondônia, neste mês de setembro, a realização de oficinas de teatro para quem quer aprender ou agregar conhecimentos na arte de interpretação e montagem de peças teatrais. O evento é promovido pelo Sistema Fecomércio por meio do Sesc, oferecendo uma vasta apresentação de espetáculos gratuitos. “Como parte da programação, as oficinas vêm proporcionar o intercâmbio de experiências entre atores regionais, iniciantes e grupos de outros estados”, destaca o presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-IFPE em Rondônia, Raniery Coelho. 

Para participar é preciso ter pelo menos 12 anos de idade e fazer a inscrição na central de atendimento do Sesc Centro ou Esplanada, portando um documento pessoal. Uma oportunidade de aperfeiçoamento para os amantes do teatro acontecerá nos dias 19 e 20, das 9h às 12h, no Sesc Esplanada, com a oficina “Da cidade a Cena”, do Teatro Carmim (RN). A ideia é que os participantes possam ter uma vivência do processo de criação do grupo e suas práticas de criação de personagens e dramaturgia, tendo como ponto de partida a observação de pessoas em situações reais. 

Utilizando técnicas desenvolvidas em cordas de alpinismo o grupo Nau de Icaros (SP), propiciará uma introdução às técnicas corporais de suspensão relacionadas ao “Circo Jovem e adultos”. A oficina será ministrada no dia 20, na associação cultural Tapiri, das 9h às 12h e no período da tarde das 14h às 17h.  Nesses mesmos horários, no dia 24, também no Tapiri, será apresentada a “Oficina de Teatro Gestoral de Animação” pelo o grupo Les Trois Clés (RJ). 

No dia 6 deste mês foi desenvolvida, no Tapiri, a oficina “Interpretação Autoral”. Foram compartilhadas as técnicas de criação dos textos dramáticos e personagens do Teatro de Açúcar (DF), que fundamenta o processo de dramaturgia na criação por meio de improvisações. Com a oficina “Musicalização para atores e não-atores” ministrada pelo grupo Pão Doce de Teatro (RN), no dia 09, o público presente na Unir Centro experimentou alguns dos procedimentos de criação dramatúrgica não textual e o estado de improvisação, voltados ao universo da música como complemento para o fazer teatral.

Toda a programação do Festival está disponível na fanpage no Facebook: Palco Giratório RO, Instangram (@sescro) e pelo site Fecomércio: fecomércio-ro.

Jornalista: Crisbele de Sousa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog do Sesc Rondônia tem por prioridade divulgar as ações e processos da instituição dando respostas a respeito da programação de eventos e outros, não sendo o canal administrativo para o recebimento de reclamações oficiais, reservando-se ao direito de não publicar mensagens que em sua essência contenham mensagens de cunho injurioso ou com linguagem depreciativa. Os usuários ou outros que desejarem fazer reclamações formais ao Sesc poderão entrar em contato com a administração regional em Porto Velho/RO e encaminhar suas considerações.

Postagens populares (5 mais recentes)