quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Festival Palco Giratório desenvolve intervenção urbana “Experimentos Gramíneos” em avenida movimentada de Porto Velho

Foto: Marcio Lima
Atriz sergipana, Maicyra Leão, chega a Porto Velho para desenvolver ações performáticas na avenida 7 de setembro e Jatuarana. A intervenção urbana é intitulada “Experimento Gramíneos” acontecerá no dia 21 e 22 de setembro, às 17h. 

A performance acontece com uma pessoa vestida com roupa construída a partir de pedaços de grama artificial, desloca-se por ruas, com um regador de água, realizando um trajeto moldado pela interação com o público passante. A atuação parte de um estímulo inicial bem simples, dialogando com elementos da cultura popular e da cultura pop, e alcança espaços subjetivos inusitados, ganhando intensidade e conquistado pelo contato. 

Desde 2005, Maicyra Leão desenvolve ações performáticas em espaços públicos, produzindo reflexão teórica a partir dessa experiência. Pelo viés da intervenção urbana e em consonância com práticas artísticas liminares, também desenvolve projetos colaborativos articulando modos alternativos de produção, criação e recepção. Atualmente, se dedica a transversalidades entre dimensões sociais, artísticas e íntimas. É doutora e professora do curso de Teatro da Universidade Federal de Sergipe.

Intervenção Urbana faz parte da programação do Palco Giratório com a finalidade de alertar sobre as causas sociais, políticas e ambientais. A ideia é desenvolver em um espaço público para atingir o maior número de pessoas possíveis com a mensagem.

Além da intervenção o projeto inclui também Pensamento Giratório que se trata de um espaço para reflexão e discussão sobre temas diretamente relacionados aos processos criativos dos grupos envolvidos e convidados, promovendo um intercâmbio. Agregando experiências que estimulam o fortalecimento de práticas, estudos e pesquisa. No dia 23 de setembro, de 10h às 12h, no Sesc Esplanada a Cia Les Trois do Rio de Janeiro estará participando desta roda de conversa, e a partir das 15h, na Unir Centro, será a vez do grupo Pândega de Teatro de São Paulo. O Pensamento Giratório é gratuito. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog do Sesc Rondônia tem por prioridade divulgar as ações e processos da instituição dando respostas a respeito da programação de eventos e outros, não sendo o canal administrativo para o recebimento de reclamações oficiais, reservando-se ao direito de não publicar mensagens que em sua essência contenham mensagens de cunho injurioso ou com linguagem depreciativa. Os usuários ou outros que desejarem fazer reclamações formais ao Sesc poderão entrar em contato com a administração regional em Porto Velho/RO e encaminhar suas considerações.

Postagens populares (5 mais recentes)