terça-feira, 12 de julho de 2016

Projetos Boas Práticas Socioambientais inicia suas primeiras oficinas

Foto: Keila Alves
Na última semana funcionários do Sistema Fecomércio, Sesc, Senac, IFPE e Tomazelli participaram de oficinas preparatórias ministrada por Renato Maio e Isabel Cristina coordenadores do Programa de Coleta Seletiva Solidária da Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb). O objetivo das oficinas é ensinar a forma correta de acondicionamento do lixo seco e lixo úmido dentro da Instituição. A coleta seletiva inicia dentro das unidades do Sistema na próxima segunda-feira, dia 18 de julho. 

A equipe da Semusb explica que os serviços de coletas seletivas já são desenvolvidos em condomínios residencias em Porto Velho é uma atividade simples e prática. Os funcionários designados a realizar a coleta deverão fazer a separação adequada em: lixo seco (latas, papeis, plásticos e vidros) em sacos azuis e o lixo úmido (restos de comidas, cascas e ossos, pó de café / chá e galhos e podas) em sacos pretos. Outro assunto abordado na oficina foi o descarte do óleo de cozinha. “Não jogue óleo na pia, separe em garrafas PET’s, assim ele poderá ser reaproveitado para produzir o próprio sabão que será utilizado para lavar sua louça”, menciona Isabel. 

Todo material coletado dentro das unidades do Sistema devidamente separados serão recolhidos, nas terças-feiras, a partir das 14h, pela Marquise, empresa prestadora do serviço de coleta de lixo na capital, e serão destinadas as associações de catadores Asprovel, Unidos pela Vida e Catanorte, que reúne 52 associados que vivem com a renda gerada com a venda desse material para as indústrias de reciclagem.

A técnica da Semusb, Isabel Cristina, ressaltou durante as oficinas a iniciativa do Sistema na implantação do Projeto Boas Práticas Socioambientais. "Uma ação inédita. Todos colaboradores devem se orgulhar de estar participando desse processo que é uma referência muito positiva para as outras instituições", declarou.

Nessa próxima semana a Comissão estará trabalhando com os gerentes das unidades os ajustes finais para o início da coleta. “Vocês serão os nossos multiplicadores de bons hábitos dentro do Sistema. É necessário que expliquem aos demais funcionários a importância de ser sustentável e quanto o nosso planeta ganhará com este projeto. Espero que futuramente ele se estenda as suas residências”, explica Raniery Araujo Coelho, presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-IFPE.

Fonte: Keila Alves
Assessoria de Comunicação do Sesc

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog do Sesc Rondônia tem por prioridade divulgar as ações e processos da instituição dando respostas a respeito da programação de eventos e outros, não sendo o canal administrativo para o recebimento de reclamações oficiais, reservando-se ao direito de não publicar mensagens que em sua essência contenham mensagens de cunho injurioso ou com linguagem depreciativa. Os usuários ou outros que desejarem fazer reclamações formais ao Sesc poderão entrar em contato com a administração regional em Porto Velho/RO e encaminhar suas considerações.

Postagens populares (5 mais recentes)