segunda-feira, 30 de maio de 2016

Sesc promove Fórum sobre o processo de envelhecimento

Fórum sobre o processo de envelhecimento 2015
O Sistema Fecomércio, por meio da Coordenação de Assistência do Sesc, vem desenvolvendo várias atividades com a finalidade de contribuir para o envelhecimento saudável da população. A próxima ação será o “Fórum do Envelhecimento” que acontecerá nos dias 2 e 3 de junho, com início às 9h, no auditório do Senac. O objetivo do Fórum será de discutir temas relativos ao envelhecimento humano nos aspectos psicológicos, biológicos, culturais e familiar. O tema central do evento será "O empoderamento da pessoa idosa nas transformações sociais da família" com explanação de profissionais das áreas de Geriatria, Psicologia, Serviço Social e Enfermagem. O evento será  aberto ao público externo.

Destacamos que o empoderamento foi um dos temas discutidos na Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, e tem na atualidade o objetivo de mudar a concepção de envelhecimento, e devolver na pessoa idosa a autonomia e poder sobre suas decisões. O Fórum realizado anualmente reúne profissionais, estudantes e idosos, todos em busca de melhorias na qualidade de vida dos idosos no que diz respeito ao fenômeno do envelhecimento. “O Sesc tem o cuidado com estes clientes. Procuramos desenvolver atividades culturais, assistenciais, educativas e esportivas só pensando neste público, os idosos. Porém com o Fórum pensamos em ampliar as discussões acerca deste tema, a fim de repassar informações referente ao processo de envelhecimento”. Explica Raniery Araújo Coelho, presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-IFPE.

Na programação acontecerá apresentações culturais com o Grupo da 3ª idade do Sesc, Grupo de Dança Mulher Brasileira; palestra com Maria Inês Alves Fernandes, conselheira do Conselho Estadual do Idoso com abordagem “O envelhecimento humano e mudanças na pirâmide etária: papel da família”; palestra com o psicólogo Deusdedi Rodrigues Alves: “Experiência como fator de poder”; palestra com Drª Adriana Augusta Bucar Venturelli - Medica geriatra “Patologias que interferem na autonomia do idoso”; palestra: Qualidade de vida e envelhecimento com o Dr Christopher Teixeira – Médico Geriatra; palestra com a enfermeira Leticia Auxiliadora Fragoso da Silva: “Enfermagem com instrumento de transformação social” e  com a Assistente Social Marinilde Helena da Silva Santos: “Socializando direitos”. Ao término de cada explanação haverá momentos para debates e esclarecimento de dúvidas. “Gostaria de convidar estudantes, profissionais, idosos, familiares dos idosos e comunidade a participarem. O fórum é aberto ao público e gratuito” convida Giulane dos Santos, coordenadora de assistência do Sesc.


Ascom Sesc

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog do Sesc Rondônia tem por prioridade divulgar as ações e processos da instituição dando respostas a respeito da programação de eventos e outros, não sendo o canal administrativo para o recebimento de reclamações oficiais, reservando-se ao direito de não publicar mensagens que em sua essência contenham mensagens de cunho injurioso ou com linguagem depreciativa. Os usuários ou outros que desejarem fazer reclamações formais ao Sesc poderão entrar em contato com a administração regional em Porto Velho/RO e encaminhar suas considerações.

Postagens populares (5 mais recentes)