terça-feira, 17 de maio de 2016

Atividades culturais são desenvolvidas em escolas públicas de Porto Velho

Foto: Portal da Amazônia
A terceira etapa da ação “Cultura na Escola” desenvolvida pelo Sesc em Rondônia, levará duas linguagens culturais, a arte cênica e artes visuais, as cinco escolas municipais da cidade de Porto Velho. A proposta é envolver crianças e adolescentes de maneira viva e criativa na área cultural podendo assim vincular as perspectivas do trabalho favorecendo ao aluno apreciar e vivenciar arte. Já Foram trabalhadas nas primeiras edições a exposição “Alice no país das maravilhas”, o filme “Menino e o mundo” e “Pequeno Nicolau”; o espetáculo teatral “Chapeuzinho vermelho e Chapeuzinho amarelo” de Chico Buarque. Cerca de dez escolas foram contempladas com a ação atendendo em média 1.500 alunos. 

Nesta edição o Sesc irá desenvolver a atividade na escola Franklin Roosevelt (16/05), Nossa Senhora do Amparo (17/05), Bom Princípio (18/05) e Voo da Juriti (19/05) e Ermelindo Monteiro Brasil (20/05). Os alunos terão acesso à exposição fotográfica “Amazônia Negra”, da artista Marcela Bonfim, paulista que hoje reside em Porto Velho e conta através de suas fotos como foi seu primeiro contato com a Amazônia. “Encontrei uma Amazônia negra, além da indígena, já fotografei cidades no interior do estado, quilombos do Vale do Guaporé, onde encontrou comunidades negras praticamente abandonadas à própria sorte entre outras imagens que consegui capturar pela lente de minha máquina” fala Marcela de sua experiência. Segundo Marcela a exposição é uma contribuição para a valorização da negritude não só de Rondônia como também do Brasil. Através dela os alunos poderão ainda adquirir outras concepções sobre a história da população negra. 


Outra linguagem que também será trabalhada nas escolas é a arte cênica com o espetáculo teatral: Os Bichos Também Amam. Trata-se de uma peça direcionada ao público infantil e mostra a necessidade que os animais têm de relacionar-se com seres da mesma espécie. O texto narra a história de uma cachorrinha (Bolota), que apesar de ser bem cuidada e mimada, sente-se insatisfeita e solitária. Além de divertir a garotada, a peça vem despertar no espectador o interesse pela educação, higiene pessoal e principalmente a conscientização para a preservação do meio ambiente. Em cena, quatro atores, de forma lúdica e com muita música, proporcionam a todos, momentos de aprendizagem e descontração. 

O “Cultura na escola” acontece de forma sistemática durante todo o ano exceto em mês de férias escolares. Para o próximo mês (junho) a temática será a música como fator de aprendizado. Onde o músico rondoniense Silvinho José, convidado do Sesc, irá desenvolver uma didática tendo como base instrumento e paródias como ferramentas didáticas. Neste mês o projeto irá atender somente alunos do ensino médio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog do Sesc Rondônia tem por prioridade divulgar as ações e processos da instituição dando respostas a respeito da programação de eventos e outros, não sendo o canal administrativo para o recebimento de reclamações oficiais, reservando-se ao direito de não publicar mensagens que em sua essência contenham mensagens de cunho injurioso ou com linguagem depreciativa. Os usuários ou outros que desejarem fazer reclamações formais ao Sesc poderão entrar em contato com a administração regional em Porto Velho/RO e encaminhar suas considerações.

Postagens populares (5 mais recentes)