segunda-feira, 4 de abril de 2016

Concerto do Sesc partituras apresenta: pianista cubana Llitsia Moreno


Apresentação acontece no dia 9 de abril, sábado, no Teatro 1 do Sesc Esplanada 
Os concertos do Sesc Partituras sempre homenageiam grandes compositores e nesta edição a convidada Llitsia Moreno irá reproduzir através da sonoridade de seu piano obras de Júlio Reis (fim do séc. XIX, 1933), Francisca Gonzaga (1874
– 1935) e Ernesto Nazareth (1863 – 1934), no dia 9 de abril, às 20h, no Teatro 1 do Sesc Esplanada, localizado na Presidente Dutra, bairro Olaria. O concerto tem entrada gratuita.

O repertório “canções com Cafajeste e Caricato” trata-se da dança espanhola, o tango Quem Cala...Consente e Passo Miúdo também um ritmo envolvente que é uma polka. Todas as quatro obras do crítico musical brasileiro Júlio Reis. Dando sequência nas apresentações, serão lembradas as canções Gaúcho, Annita, Saci Pererê, A Corte na Roça (recitativo), Lua Branca, Não insistas, Rapariga, A Dama de Ouro e Atraente, da compositora e maestrina carioca Chiquinha Gonzaga, conhecida mundialmente pela sua história de vida e suas canções. Encerrando o show erudito, o tango de Ernesto Nazareth, Odeon, uma homenagem ao cinema mudo da época.  Odeon é uma das suas peças mais célebres que ganhou uma transcrição também para o violão. 

Sobre o Sesc Partituras

O Sesc Partituras é uma biblioteca digital de música sem fins lucrativos que visa preservar e difundir o patrimônio musical brasileiro, democratizando o seu acesso através da disponibilização de partituras digitalizadas e editoradas. Utilizando eficiente sistema de busca, o site permite a visualização e impressão integral das obras catalogadas e a audição da maioria delas, oferecendo importante suporte à músicos, estudantes de música e pesquisadores.

Compositora

Llitsia Moreno, pianista e pedagoga musical, com formação pela Escola Nacional de Artes em “la ciudad de la Havana – Cuba”, cidade onde foi pianista acompanhante do Ballet Nacional e o conjunto de danças espanholas de Cuba, ambas com sedes no Gram Teatro de Havana Garcia Lorca, alternando como pianista solista em recitais na capital e no interior do país. Lecionou como educadora musical na escola Alejo Carpentier. 

No Brasil desde 1992 foi classificada em diversos concursos de piano. Participou de cursos de aperfeiçoamento pianístico-musical na Universidade de Londrina-PR e no Conservatório Brasileiro de Música no Rio de Janeiro. Convidada a participar no projeto: “Abra Cadabra” se apresentou em Fortaleza, no teatro José de Alencar e no Centro Cultural Dragão do Mar. Em Porto Velho leciona na escola de música Jorge Andrade e se apresenta em diversos espaços culturais.

Ascom Sesc Rondônia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog do Sesc Rondônia tem por prioridade divulgar as ações e processos da instituição dando respostas a respeito da programação de eventos e outros, não sendo o canal administrativo para o recebimento de reclamações oficiais, reservando-se ao direito de não publicar mensagens que em sua essência contenham mensagens de cunho injurioso ou com linguagem depreciativa. Os usuários ou outros que desejarem fazer reclamações formais ao Sesc poderão entrar em contato com a administração regional em Porto Velho/RO e encaminhar suas considerações.

Postagens populares (5 mais recentes)