quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Sesc Rondônia tem programação especial no Dia Mundial da Alimentação

Instituições cadastradas ao Mesa Brasil recebem orientações sobre reaproveitamento de alimentos

No dia 16 de outubro é comemorado o Dia Mundial da Alimentação e o Sesc preparou uma programação com o objetivo de alertar para a problemática da fome, pobreza e desnutrição no mundo, assim como o desperdício de alimentos. A programação acontecerá no restaurante do Sesc Centro a partir das 11h30 e Sesc Esplanada, às 14h da sexta-feira. 

No restaurante do Sesc Centro serão desenvolvidas atividades que abordam o tema relacionado ao desperdício de alimentos, alertando o público quanto à quantidade desperdiçada e o número de pessoas que poderiam receber essa alimentação. No cardápio do restaurante neste dia serão elaboradas receitas com aproveitamento de alimentos, em todo o restaurante terão display’s sobre a mesa com alertas a respeito das consequências acarretadas devido o desperdício. A equipe de nutrição verificou a quantidade de alimentos desperdiçados pelos clientes durante todo o mês de setembro, e reverteu esta quantidade em quilos de alimentos para demonstrar o quanto foi destinado ao lixo, e em especial nesta sexta-feira, será divulgado na entrada do restaurante com cartazes informativos alertando sobre o desaproveitamento de alimentos que poderiam ser evitados. 

No Sesc Esplanada serão desenvolvidas palestras para as Instituições do Programa Mesa Brasil, onde serão abordadas temáticas referentes a Agricultura familiar e Câncer de mama. Em continuidade a programação, o Mesa Brasil servirá degustações com receitas de aproveitamento de alimentos, que inclui torta salgada, torta doce, sucos, pastas e doces. No final da exposição será entregue uma lembrança aos visitantes, uma amostra de sal de ervas com a receita e de suco detox. Os visitantes também receberão orientações sobre alimentos saudáveis e não saudáveis com suas respectivas calorias e ainda, orientações sobre os alimentos que previnem a formação dos nódulos mamários.

O Dia Mundial da Alimentação é um momento para se trabalhar toda essa temática que abrange a segurança alimentar, nutricional e seus requisitos básicos: alimentação saudável, acessível, de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente. Essa realidade, infelizmente, não é vivida por uma grande parte da população brasileira e nem tão pouco mundial.  “Pensando nesta problemática, o projeto tem a função de informar ao público frequentador das unidades do Sesc, a importância de hábitos saudáveis e prevenção de doenças através da alimentação”. Enfatiza a Coordenadora do Mesa Brasil, Queila Silva.

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Atividades de conscientização sobre o câncer de mama são desenvolvidas nas unidades do Sesc

O câncer de mama é o tipo de doença que mais acomete as mulheres em todo o mundo, sendo 1,38 milhões de novos casos e 458 mil mortes pela doença por ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Dados atuais confirmam que o câncer de mama é o que mais mata mulheres no mundo, porém, a chance de cura é de quase 100%. Um simples gesto pode fazer toda diferença em um futuro próximo. Foi pensando nisso que o Sistema Fecomércio e o Sesc inseriram no calendário anual de programações a Campanha nacional intitulada “Outubro Rosa”, com o propósito de conscientizar e envolver as mulheres sobre a importância de se prevenir contra o câncer de mama. A campanha ganha uma proporção maior durante o mês de outubro, e é neste mês que as unidades do Sesc Esplanada, Centro e Campestre ganham significado com a ambientação na cor rosa, mais sobretudo enriquecidas com programações de temas educativos direcionados às mulheres rondonienses.

A programação inicia na quarta, 14 de outubro, no Hipermercado Atacadão com coleta de preventivo para os funcionários, no dia 15 palestra contra o câncer de mama, no presídio feminino, no dia 16 coleta de preventivo e corte de cabelo no Hospital de Base na Ala psiquiatra, também no dia 16 palestra para as Instituições cadastradas no Mesa Brasil, no dia 18, no Sesc Campestre, localizado na Br 364, das 9h às 12h com um pit stop onde serão realizados aferição de pressão arterial e orientações sobre câncer de mama e colo do útero. Palestras no dia 23, 24, 25 de outubro, Hospital de Base, presídio e Paróquia São José do Operário. A próxima atividade acontece no dia 27 de outubro, no Sesc Centro, das 10h às 14h e no dia 28, no período matutino de 9h às 11h e no vespertino das 16h às 17h, no Sesc Esplanada. A programação inclui também aferição de pressão arterial, testes de glicemia, coleta de preventivo e orientações sobre o câncer. A coordenação de Saúde do Sesc ainda irá desenvolver no dia 27, um aulão de ginástica laboral, às 9, no roll da administração do Sesc Esplanada, e uma palestra, às 17h, abordando o câncer de mama para as funcionárias do Sistema Fecomércio, Sesc, Senac e IFPE. No dia 30 também tem programação no supermercado Araújo e encerrando o mês do Outubro Rosa, um Pit stop e uma caminhada rosa no Espaço Alternativo, a partir das 15h. “O objetivo da campanha não se restringe apenas a palestras e assistências de enfermagem, nossa ideia é envolver todos os funcionários do Sistema, usuários e comerciários, formando também vários multiplicadores para disseminar a importância da prevenção. Com esta iniciativa queremos contribuir para a redução do índice de novos casos de câncer de mama e colo do útero”, explica Raniery Araújo Coelho, presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-IFPE.

Postagens populares (5 mais recentes)