sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Festival Palco Giratório encerra neste final de semana


"Boi de Piranha" (RO) encerra o Festival Palco Giratório deste ano

Setembro é o mês que o teatro invade Rondônia com a programação do Festival Palco Giratório. O evento já faz parte do calendário cultural da cidade e a cada ano amplia suas atividades aumentando o alcance do projeto. Este ano não foi diferente e neste final de semana acontece o encerramento com espetáculos locais e dos estados do Maranhão e Amazonas.


Nesta sexta-feira (25) o grupo de dança D´Palma (RO) mostra as tradições locais através da dança com o espetáculo "Reconstruindo a Identidade Ribeirinha" a partir das 20h no Teatro Estadual Palácio das Artes. Classificação livre


No sábado são dois espetáculos. O primeiro é "Divino" com o Núcleo Atmosfera (MA). Um corpo que se constrói culturalmente e busca – através da arte – explorar a identidade de um povo, suas urgências e suas manifestações culturais mais marcantes para dimensionar o registro historiográfico que relaciona o patrimônio cultural (material e imaterial) com o panorama atual desse patrimônio. Divino desencadeia um processo híbrido e incorpora “cultura popular maranhense” a um baú de linguagens artísticas, gerando uma proposta contemporânea, na qual sua motivação central está no discurso que um corpo propõe sobre a preservação de uma história. A apresentação acontece em frente ao Teatro Estadual Palácio das Artes a partir das 18h30 com classificação livre.
Adicionar legenda

Ainda no sábado tem o espetáculo "Requiem para dois" com a Cia de Interpretes Independentes (AM). Réquiem para dois tem como tema central a morte, e indo na contramão ao pensamento do filósofo La Rochefoucauld, que afirmava que “Não se pode olhar de frente nem o Sol nem a morte, porque olhar o Sol ofusca a vista e encarar a morte perturba a vida”. Criado sob o conceito de morte como parte de um ciclo temporal, em dissonância ao pensador francês acreditava que vida e morte se acham completamente separadas. O enfoque é a perda, não de quem vai, mas de quem fica. A apresentação é a partir das 20h no Teatro Estadual Palácio das Artes. Classificação livre.

O encerramento da programação acontece domingo com o espetáculo "Boi de Piranha" (RO), que circula nacionalmente através do projeto e percorreu levando doze cidades do interior durante a circulação estadual. O espetáculo é  um tema e uma analogia. Perpassa por dados históricos e afetos relacionados à construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, “Ferrovia do Diabo”, e a batalha da borracha no norte do Brasil. A analogia surge a partir da imagem do boi que por ser mais velho ou doente, é escolhido para o abate e ser entregue às piranhas a fim de que o restante do rebanho consiga passar. O migrante nordestino assume essa figura sacrificial dentro do espetáculo transformando-se em um Super-homem que cruza o país para sobreviver e para salvar. O espetáculo será apresentado às 20h no Teatro Guaporé. Classificação: 14 anos.

A programação do Palco Giratório continua até o dia 27 de setembro. Para assistir os espetáculos estão disponíveis ingressos para uma hora antes das apresentações e pode ser trocado por um quilo de alimento não perecível ou material de limpeza.

O Festival Palco Giratório é uma realização do Fecomércio Rondônia Sesc/Senac/IFPE com apoio do Governo do Estado de Rondônia, através da Sejucel e Funpar.


Acompanhe a programação pelo Facebook (https://www.facebook.com/palcogiratorioro), Instagram (@sescro) e ainda pelo site Fecomércio (http://fecomercio-ro.com.br/) e blog do Sesc (http://sescro.blogspot.com.br)

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Sesc participa da Iª Feira de Negócios e Tecnologias Rurais Sustentáveis (Portoagro)

O Programa Mesa Brasil do Sesc participa da 1ª Feira de Negócios e Tecnologias Rurais Sustentáveis de Porto Velho (Portoagro), que acontece no período de 24 a 27 de setembro, no Parque dos Tanques com a proposta de aproximar pequenos, médios e grandes empreendedores do agronegócio da capital e municípios vizinhos.

O Mesa Brasil do Sesc foi convidado a participar da Feira de Agronegócios pela Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), para demonstrar como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal, é desenvolvido em Porto Velho. O Programa Mesa Brasil através do PAA garante acesso aos alimentos em quantidade, qualidade e regularidade necessárias às populações em situação de insegurança alimentar e nutricional, promovendo assim também a inclusão social no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar.

O Programa Mesa Brasil desde abril de 2015, tornou-se parceiro da Emater, que já repassou cerca de 186.295,145 kg de alimentos contabilizado até o dia 17 de setembro, alimentos estes provenientes da agricultura familiar repassado as instituições cadastradas no Programa Mesa Brasil. Em virtude desta parceria, nesta quinta-feira (24), na Portoagro, a partir das 14h30, serão distribuídas 10 toneladas de alimentos a trinta instituições cadastradas no Mesa Brasil e atendidas pelo PAA, totalizando cerca de 6 mil pessoas atendidas. “Estamos orgulhosos dessa parceria. Aproveito a oportunidade para convidar você grande empresário a fazer parte dessa equipe que trabalha para combater a fome e o desperdício de alimento no Brasil”, ressaltou Raniery Araujo Coelho, Presidente do Sistema Fecomércio- Sesc-Senac-IFPE.

Mesa Brasil

O Mesa Brasil Sesc é uma rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício. Seu objetivo é contribuir para a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de pobreza, em uma perspectiva de inclusão social. Trata-se essencialmente de um Programa de Segurança Alimentar e Nutricional, baseado em ações educativas e de distribuição de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas que ainda podem ser consumidos.

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Palco Giratório: Hospital do Câncer de Barretos recebe programação especial

Batata Doce e Turino interagem com o público
Na manhã desta terça-feira (22), o Hospital do Câncer de Barretos recebeu a visita dos palhaços Batata Doce e Turino da Cia Os Palhaços de Rua (PR). Pacientes e acompanhantes que aguardavam atendimento na recepção do Hospital se divertiram com a apresentação inesperada.

O pecuarista Jorge Vicentini acompanha o tratamento da esposa disse que a ação é importante porque anima quem está numa situação triste. “Eu gostei, é bom demais”, diz entre sorrisos.

Esse tipo de ação traz benefícios para os usuários do Hospital, informa Raquel Lins Keller já que a humanização faz parte da filosofia da instituição. “Recebemos com muito carinho esse tipo de ação, ou fazendo um bingo, ou fazendo uma apresentação isso relaxa e deixa o ambiente menos estressante”, informa Raquel.

Os atores Lucas Turino e Adriano Gouvella que encarnam os palhaços fazem um trabalho diferenciado e adaptam o espetáculo para o ambiente hospitalar. “Temos uma preparação e uma delicadeza muito maior com os números que vamos fazer”, diz Adriano Gouvella.

Escola Ermelindo Monteiro Brasil recebe atividade do Palco Giratório
Outro público que vem recebendo “Os números” são estudantes da rede pública. Na tarde desta terça-feira foi a vez da Escola Ermelindo Monteiro Brasil, localizada na BR 319, Km 1. O espetáculo realizado na quadra da escola reuniu alunos e professores de várias turmas, que soltaram o riso durante a apresentação.

A estudante do 7º ano, Maria Isabel, se admirou ao saber que o grupo veio do Paraná para se apresentar na escola e achou importante esse tipo de intervenção. “Eu gostei muito e achei divertido porque eu nunca tinha visto esse tipo de atividade na escola, só este ano”.
A diretora Joana Brasil agradece a ação

A diretora Joana Brasil parabenizou o trabalho do Sesc Rondônia por trazer o Palco Giratório até a escola, tendo em vista que muitos alunos não podem se deslocar até o Teatro e os pais não tem acesso a informação. “O teatro na escola é muito importante, porque os alunos se acalmam mais, traz o entretenimento e a arte para perto dos alunos”, diz Joana.

O circuito especial encerra nesta quarta-feira (23) com apresentações no Hospital Infantil Cosme e Damião e na Escola Helio Neves Botelho.

Oficinas
Serão oferecidas ainda duas oficinas nesta reta final. Nesta quarta-feira,  23/09 tem “Da sala para a cena: decupagem de um avental” com o grupo ninho de teatro (CE). Horário das 9h às 12h e das 14h às 17h no Tapiri. Nos dias 24 e 25/09 tem “Corpo Emaranhado” com o Núcleo Atmosfera – NUA (MA). Horário das 14h às 18h.


Programação Palácio das Artes
Nesta quarta-feira (23/09) tem “O Pássaro fora do ar” do Núcleo Curare (RO). “Pássaro Fora do Ar” é um monólogo que nos transporta para um ambiente solitário e cinzento onde pelas grades da memória torna-se audível os pios de uma criança e os fragmentos esparsos da sua relação com a figura paterna. O aprimoramento das emoções e da evolução natural da infância constrói um ambiente de metamorfose entre a condição de menino e a de pássaro, além de aspectos reveladores de uma atmosfera opressiva que transita entre o real e o imaginário. A apresentação será no Teatro Guaporé a partir das 20h. Classificação: 16 anos.


Quinta-feira (24/09) tem “Avental todo sujo de ovo” com o grupo ninho de Teatro (CE). Com texto do dramaturgo cearense Marcos Barbosa, o espetáculo estreou no início de 2009. Trata da relação familiar, com seus sentimentos, suas limitações e suas (in)verdades. Propondo uma intimidade com o público, o elenco convida os espectadores a visitarem a casa de Alzira e Antero, o casal que há 19 anos, junto à comadre Noélia, vive a angustiante espera do filho Moacir, que desapareceu de casa quando criança. Esse cenário só se modificará a partir da inesperada visita de Indienne Du Bois. A apresentação será no Teatro Guaporé a partir das 20h. Classificação: 12 anos.

A programação do Palco Giratório continua até o dia 27 de setembro. Para assistir os espetáculos estão disponíveis ingressos para uma hora antes das apresentações e pode ser trocado por um quilo de alimento não perecível ou material de limpeza.

O Festival Palco Giratório é uma realização do Fecomércio Rondônia Sesc/Senac/IFPE com apoio do Governo do Estado de Rondônia, através da Sejucel e Funpar.

Acompanhe a programação pelo Facebook (https://www.facebook.com/palcogiratorioro), Instagram (@sescro) e ainda pelo site Fecomércio (http://fecomercio-ro.com.br/) e blog do Sesc (http://sescro.blogspot.com.br)

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Palco Giratório inicia última semana com programação especial

Reunidos no pátio alunos assistem as confusões dos palhaços Batata Doce e Turino
O Festival Palco Giratório está acabando e na última semana de programação leva programação especial a escolas e hospitais da Capital. Nesta segunda-feira (21), estudantes da Escola João Afro Vieira, na Vila Princesa, receberam a visita dos palhaços Batata Doce e Turino, da Cia “Os palhaços de Rua” (PR).
 
Final de apresentação e a pose para foto com os palhaços da Cia Os Palhaços de Rua (PR)
Foi uma tarde muito especial para os alunos, que se divertiram com as brincadeiras dos dois palhaços. A apresentação atraiu também moradores vizinhos a escola, que através do portão acompanhavam o espetáculo. Paula, mãe de duas estudantes da escola, disse que adorou essa intervenção. “É muito raro ter esse tipo de evento aqui, foi ótimo, maravilhoso”, disse. O vice diretor Irineu Muniz Bezerra de Souza ressaltou a transformação dos alunos após começar a apresentação e que esta é uma forma de divulgar a arte e cultura nas escolas. “Foi um evento para sair da rotina das crianças. Deu para perceber a alegria na cara de cada um, a satisfação de estar assistindo”, acrescentou.

Vice-diretor da Escola João Afro Vieira agradeceu a inclusão da escola no projeto
A programação especial acontece ainda no Hospital do Câncer, Hospital Infantil Cosme e Damião, Escola Ermelino Monteiro Brasil e Escola Helio neves Botelho.

Mostra Ji-Paraná e Circulação Estadual
Neste domingo foi o encerramento da Mostra Palco Giratório em Ji-Paraná. A parceria entre Fecomércio e Prefeitura proporcionou aos moradores da cidade uma semana de espetáculos gratuitos. O encerramento foi com apresentação em praça pública do “O Imaginário com “O mistério do fundo do pote ou de como nasceu a fome”. Para Keyla Barbosa, presidente da Fundação Cultural de Ji-Paraná foi um projeto maravilhoso que oportunizou a todos assistirem espetáculos intensos e reflexivos.
 ório 
A Mostra Palco Giratório em Ji-Paraná foi encerrada com a participação do O Imaginário 
O sucesso se repete em outras cidades do interior por onde passam os espetáculos “Plural” e “Boi de Piranha” pela circulação estadual. Esta semana tem apresentação de Boi de Piranha em Vilhena (22/09), Nova Mamoré (24/09) e Guajará-Mirim (25/09). A classificação é 14 anos.


Oficinas
Serão oferecidas ainda três oficinas nesta reta final. Dia 23/09 tem “Da sala para a cena: decupagem de um avental” com o grupo ninho de teatro (CE). Horário das 9h às 12h e das 14h às 17h no Tapiri. Nos dias 24 e 25/09 tem “Corpo Emaranhado” com o Núcleo Atmosfera – NUA (MA). Horário das 14h às 18h.
 
Grupo "Estaçao de Teatro" (RN) em apresentação realizada nesta segunda-feira (22)
Programação Palácio das Artes
Nesta terça-feira (22/09) tem o espetáculo “Guerra, formigas e palhaços” com o grupo Estação de Teatro (RN), que fala de dois militares, últimos remanescentes de um batalhão de combate, encontram-se perdidos em uma guerra. Ao tenente e ao soldado cabe agora a tarefa de defender o pequeno território ainda não tomado pelas forças inimigas. Ambos sabem que a única forma de saírem vivos da situação é a possível chegada de reforços. Porém, quando todas as saídas parecem se fechar, um fato inusitado acontece: o batalhão de dois homens fica estupefato diante daquele que pode carregar o último fio de esperança. A apresentação acontece no Teatro Palácio das Artes a partir das 20h. Classificação: 12 anos. Duração: 60 minutos


Quarta-feira (23/09) tem “O Pássaro fora do ar” do Núcleo Curare (RO). “Pássaro Fora do Ar” é um monólogo que nos transporta para um ambiente solitário e cinzento onde pelas grades da memória torna-se audível os pios de uma criança e os fragmentos esparsos da sua relação com a figura paterna. O aprimoramento das emoções e da evolução natural da infância constrói um ambiente de metamorfose entre a condição de menino e a de pássaro, além de aspectos reveladores de uma atmosfera opressiva que transita entre o real e o imaginário. A apresentação será no Teatro Guaporé a partir das 20h. Classificação: 16 anos.


A programação do Palco Giratório continua até o dia 27 de setembro. Para assistir os espetáculos estão disponíveis ingressos para uma hora antes das apresentações e pode ser trocado por um quilo de alimento não perecível ou material de limpeza.

O Festival Palco Giratório é uma realização do Fecomércio Rondônia Sesc/Senac/IFPE com apoio do Governo do Estado de Rondônia, através da Sejucel e Funpar.

Acompanhe a programação pelo Facebook (https://www.facebook.com/palcogiratorioro), Instagram (@sescro) e ainda pelo site Fecomércio (http://fecomercio-ro.com.br/) e blog do Sesc (http://sescro.blogspot.com.br)

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Sesc oferece uma semana de programação especial para idosos de Porto Velho


O Sesc Rondônia desenvolverá no período de 20 a 26 de setembro, na Unidade do Sesc Esplanada uma programação especial voltada para público da terceira idade. A abertura oficial acontecerá na segunda-feira (21), às 9h, na quadra de esportes do Sesc Esplanada localizada na rua Presidente Dutra, com apresentação cultural e das equipes que participarão dos jogos adaptados para a 3ª Idade. Solenidade marcará o início das atividades em comemoração à Semana do Idoso.

O evento é desenvolvido há 16 anos com a parceria da Pastoral da Pessoa Idosa, do Governo do Estado e da Prefeitura de Porto Velho.  Com o propósito de fomentar e potencializar a participação da pessoa idosa e integrá-las nas diversas atividades disponibilizadas, proporcionando uma participação motivadora, vivência comunitária e troca de experiências com idosos de todo o Estado de Rondônia.

A programação inclui Conferência inter-religiosa, apresentações artísticas, musicais, campeonatos esportivos, oficinas, massagem, dança, palestras, gincanas, sessões de embelezamento, além de atividades de educação e saúde, que englobam aferição de pressão arterial e testes de glicemia. E para encerrar as atividades desse evento, tão esperado pelos idosos, uma animada caminhada que sairá da praça Aluísio Ferreira com destino ao Sesc, concluindo com um forró bem animado.

confira a programação: 



Postagens populares (5 mais recentes)