quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Vem aí o II Encontro Beradêro em Dança



Neste final de semana será realizado o II Encontro Beradêro em Dança. O projeto, idealizado pela Cia G. Dança, será realizado de 21 a 23 de agosto no Sesc Esplanada com programação diversificada que inclui oficinas, apresentações, fórum, lançamento de livro e exibição de vídeo. A entrada é gratuita.

Esta segunda edição do Eita busca ampliar as possibilidades e fortalecer o segmento, tendo em vista que geralmente os espetáculos são previstos sempre para o final do ano, quando as academias preparam seus alunos para as apresentações. O objetivo é mostrar a diversidade em dança desenvolvida no Estado numa atividade contínua. O projeto teve início em 2014, sendo a primeira edição realizada de 17 a 19 de Outubro. Este ano II Eita traz boas surpresas com foco na produção local.

Oficinas
A formação e possibilidade de novas perspectivas no âmbito da dança é uma das formas de fomentar o segmento. Pensando nisso, a programação conta com quatro oficinas abertas ao público, sendo três durante o período do evento. Uma grande conquista é a oficina dramaturgia da dança ministrada por Flávia Meireles (RJ). Todas as oficinas estão com inscrições abertas e são gratuitas através do e-mail producaoeita@gmail.com (dados com nome, endereço, idade e telefone). 

Fórum
Além das apresentações e oficinas é necessário discutir as possibilidades da dança e com esse objetivo será realizado fórum com o tema "A formação do artista da cena: refletir e agir com e no corpo", com mediação de Luiz Daniel Lerro, professor do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). 

O II Eita - Encontro Beradêro em Dança é uma realização da Cia G. Dança e ONG Carpe Diem. O projeto conta com apoio do Sistema Fecomércio/Sesc Rondônia, Fundação Cultural de Ji-Paraná, Comidaria Azul com Laranja e Ponto de Cultura Rádio Farol. São parceiros a Livraria Exclusiva, Opus Ballet Studio e Agenda Porto Velho como assessoria de imprensa.

Programação
21/08/2015 (Sexta-feira)
Horário: 20h
Local: Sesc Esplanada 
Endereço: Av. Presidente Dutra, 4175 - Olaria
Abertura oficial
Mostra do vídeo Corpos, Sensíveis, de Marcela Bonfim;
Lançamento do livro D’Água e Lama, de Michele Saraiva;
Apresentação Opus Ballet Studio;
Apresentação de Dança Cia Yaporanga

22/08/2015 (Sábado)
Oficina de Dança Flamenca
Ministrante: Berenice Simão (RO)
Horário: 9h as 11h
Número de vagas: 30
Faixa etária: A partir de 16 anos
Local: Opus Ballet Studio
Endereço: Av. Calama n° 2363 - São João Bosco

Fórum com o tema"A transformação do artista da cena: refletir e agir com e no corpo"
Mediação: Luiz Daniel Lerro 
Horário: 15h
Local: Livraria Exclusiva
Endereço: Carlos Gomes, 2340 - São Cristóvão

Apresentação dos grupos
Horário: 20h
Local: Sesc Esplanada 
Centro de estudos Berenice Simão;
Cia de Dança Kaká Ferreira;
Ballet Talita Brasil;
Aquacenter;
Grupo Ventremanias;
Espaço D’Palma;
Rádio Farol;

Programação 23/08 (domingo)
Oficina de Ballet Clássico Intermediário
Ministrante: Edcléia Jucá
Horário: 9h às 12h
Número de vagas: 30
Local: Opus Ballet Studio
Endereço: Av. Calama n° 2363 - São João Bosco

Oficina de Zouk e Samba
Ministrante: Marrone Lima
Horário: 15h as 18h
Número de vagas: 30
Faixa etária: A partir de 16 anos
Local: Opus Ballet Studio
Endereço: Av. Calama n° 2363 - São João Bosco

Apresentações dos grupos
Horário: 20h
Local: Sesc Esplanada 
Endereço: Presidente Dutra, 4175 - Olaria
Opus Ballet Studio;
Grupo Stravadanca;
Corpo de Ballet Municipal passo a Passo;
Arte Sagrada;
Cia G.Dança;
Corpo de Dança Aymee;
Cristo Crew.

Oficina Dramaturgia em Dança
Ministrante: Flávia Meireles (RJ)
24 a 28/08/2015 (segunda a sexta)
Horário: 18h às 22h
Número de vagas: 15
Inscrições: Através do e-mail producaoeita@gmail.com (dados com nome, endereço, idade, telefone e breve currículo com até dez linhas)
Local: Teatro Estadual Palácio das Artes - Sala de ensaio
Endereço: Presidente Dutra, 4183 - Olaria


Eliane Viana
Assessoria do evento

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Sesc Dramaturgia realiza oficina de dança contemporânea no Palácio das Artes

Flavia Meireles 

O Sesc Dramaturgia pela primeira vez desenvolve uma oficina voltada para a dança contemporânea em Rondônia. O projeto que antes trabalhava a divulgação de textos dramaturgos nacionais e internacionais, agora ganhou uma nova roupagem, contemplando a leitura, escrita, corpo e movimento. No período de 24 a 28 de agosto, na sala de ensaio do Palácio das Artes, localizado na av. Presidente Dutra ao lado do Sesc, o Sistema Fecomércio através do Sesc realizará a oficina “Dramaturgia em Dança”, que será ministrada pela coreografa Flavia Meireles. 

A oficina Dramaturgia em Dança tem por objetivo sensibilizar e experimentar o que pode ser a dramaturgia na criação em dança contemporânea. Abordando tópicos referentes ao entendimento desse termo na dança, suas funções e campos de experimentação, por meio de exemplos em trabalhos de dança contemporânea recente. Com abordagem ainda de diferentes contextos de produção brasileira e internacional. 

A oficina acontecerá em dois momentos: na primeira etapa será trabalha o processo teórico abordando bibliografias que envolvem a temática. No segundo momento serão realizados exercícios e dinâmicas em grupo e individuas, a fim de trabalhar a sensibilidade de cada participante. Serão também exibidos vídeos que estimula improvisação e composição de pequenos esboços de coreografias, cenas ou danças, focando no olhar dramatúrgico. “Cada aula será estruturada por apresentação conceitual, discussão de trabalhos recentes em vídeo ou ao vivo, e experimentos práticos com os alunos de forma a fazer emergir uma possibilidade de dramaturgia a partir da experiência dos participantes”. Explica Flavia Meireles, ministrante. 

Flavia Meireles é coreógrafa e pesquisadora, mestre em Artes Visuais pela EBA/UFRJ e licenciada em Dança pela Faculdade Angel Vianna. Atua como professora substituta do Departamento de Arte Corporal (UFRJ) e como professora do curso Técnico em Dança da Escola Angel Vianna desde 2005. Alguns de seus trabalhos são: Ocupa árvore (2014), Trabalho para comer (2012) e Sem nome todos os usos (2010). Desde 2011 coordena o grupo de pesquisa Temas de Dança e o site de pesquisa www.temasdedanca.com.br.

O Sesc Dramaturgia trata-se de um dos projetos da Instituição voltado para formação de futuros profissionais. “Trabalhamos as ações culturais em duas vertentes: a primeira voltada para apresentações artísticas e a segunda, o desenvolvimento artístico e cultural, isto é, contribuindo para a formação de profissionais desenvolvendo de forma gratuita, oficinas, palestras, workshop e mesa redonda. Nosso objetivo é somar e sempre estar colaborando para o aprendizado”, explica Raniery Araujo Coelho, Presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-IFPE.

Oficina Dramaturgia em Dança
Ministrante: Flávia Meireles (RJ)
24 a 28/08/2015 (segunda a sexta)
Horário: 18h às 22h
Número de vagas: 15
Inscrições: Através do e-mail producaoeita@gmail.com (dados com nome, endereço, idade, telefone e breve currículo com até dez linhas)
Local: Teatro Estadual Palácio das Artes - Sala de ensaio
Endereço: Presidente Dutra, 4183 - Olaria

Serviços 
As inscrições estão sendo realizadas através do e-mail producaoeita@gmail.com.
Mais informações: (69) 32296006 | Ramal: 23



Postagens populares (5 mais recentes)