terça-feira, 9 de junho de 2015

No dia mundial do Meio Ambiente, crianças ensinam como preservar a natureza


Os problemas ambientais tem sido temas de noticiários diariamente e isso vem preocupando a população. Foi pensando nessa temática que o Sesc vem desenvolvendo atividades com seus alunos, com o objetivo de trabalhar desde de cedo a conscientização para preservar a natureza. No dia 13 de junho, a partir das 8h, 400 alunos do Sesc Escola, participarão da “Caminhada do Meio Ambiente” para disseminar todo o aprendizado recebido na sala de aula.

Este ano o projeto em favor do meio ambiente trabalhará o tema “Fauna e Flora”. Professores explicam que com a temática foi possível demostrar aos alunos a importância de cada indivíduo para a construção de um mundo justo e equilibrado ecologicamente. “Todo material didático foi desenvolvido de acordo com a faixa etária de cada turma. Porém, a ideia, era sempre mostrar a responsabilidade individual e coletiva para essas crianças de maneira que entendessem a interação da sociedade e natureza”. Explica Sônia Montenegro, Diretora Pedagógica do Sesc. 

O projeto vem sendo desenvolvido desde o início de maio, com atividades em sala de aula e externas, objetivando o aprofundamento da temática com tópicos como: Qualidade de vida relacionado com a preservação, identificar-se como parte integrante na formação do meio ambiente, desenvolver valores e atitudes de respeito com a natureza, despertar a consciência ecológica de preservação, através do reaproveitamento, conscientizar a criança da importância dos animais e das plantas, mesmo no ambiente urbano, identificar a utilidade das plantas e da natureza na saúde, na produção de remédios e na alimentação do ser humano.

Alunos de 3 a 11 anos produziram todos os materiais que serão expostos durante a caminhada. “Cartazes, faixas, panfletos e redação contém mensagens em favor do meio ambiente. As crianças entenderam bem a dinâmica da ação e no resultado final será possível observar o empenho e determinação de cada um. Estamos plantando a semente da conscientização, para no futuro colher ótimos frutos. Afinal nada melhor do que uma criança para ser um multiplicador de informação”. Ressaltou Raniery Araújo Coelho, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPE.

Postagens populares (5 mais recentes)