quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Alunos do Sesc Escola aprendem brincando o verdadeiro significado da arte

A escola Professor Lourival Chagas da Silva, o Sesc Escola, realiza no dia 28 de novembro, a partir das 18h, na sede da escola, mais uma edição da Noite Cultural. Cerca de 750 alunos do ensino fundamental e educação infantil entre as idades de 3 a 11 anos, estarão participando de uma programação cultural que inclui apresentação de dança, teatro, cinema e exposição. 

As atividades para realização da Noite Cultural iniciaram dois meses antes de sua idealização, com o objetivo de proporcionar às crianças um contato direto com o artístico, o imaginário, o criativo e a sensibilidade. Este ano a temática foi definida a fim de despertar a curiosidade e o interesse dos alunos sobre a cultura do estado de Rondônia definida como “Rondônia tem Cultura”. Uma forma de valorizar os artistas rondonienses natos e aqueles que aqui fizeram a sua história e carreira artísticas. 

A Diretora Pedagógica, Sônia Montenegro, explica como foi o processo de produção cultural. “Desenvolvemos algumas ações relevantes como: aulas-passeio, um momento em que a criança teve contato visual com as produções dos artistas que sua turma está trabalhando. Este ano com a presença do artista homenageado ministrando a aula. Tivemos também oficinas, onde os alunos trabalharam técnicas com pinturas, esculturas e instalações, além de releituras de obras. E algumas palestras onde foram abordadas biografias do artista e a história de suas produções. Uma forma de conhecimento diferenciada e de fácil assimilação”, explica Sônia.

Serão cerca de 35 turmas envolvidas na Noite Cultural, separadas por duas vertentes para as apresentações. O ensino fundamental apresentará trabalhos que abordarão: Vivenciando a Arte através da pintura em Porto velho; Inventário das Sombras; A Arte Regionalizada com Franciney Vasconcelos; Noite Cultural com Viriato Moura; Vivendo a arte de grafitar; Vida e obras de João Zoghbi; Vida e obra de Geraldo Cruz; Fotografia: Arte e Memória, Minhas Raízes, somos todos Beiradeiros; Por todos os olhares com J. Messias; Arte e Educação com o artista plástico Júlio Carvalho; Uma explosão de ideias com Adélia Bezerra Costa; Porto Velho, a cidade erguida nos trilhos da esperança com o Historiador Marcos Teixeira; Um diamante em Rondônia; Boi-Bumbá e sua participação nos movimentos culturais de Rondônia, entre outros. Já a educação infantil abordará: Pequenos Pintores Através das obras de Maria Regina Crema de Veloso Vianna; A arte de Edilza Mota e Nossa Inspiração; Conhecendo as obras de Luzia Zanole Noite cultural; fruindo a Arte com Homero Santos; Conhecendo a Arte de Edna Costa; Vivenciando os traços e as cores com Maria Miranda, e muito mais. “Artistas rondonienses valorizados pelas mãos de nossos alunos”, ressalta a Diretora Pedagógica.

A entrada para a Noite Cultural será gratuita e é aberta ao público. O Sesc Escola fica localizado à rua Tabajara, nº 4175, no bairro Olaria em Porto Velho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog do Sesc Rondônia tem por prioridade divulgar as ações e processos da instituição dando respostas a respeito da programação de eventos e outros, não sendo o canal administrativo para o recebimento de reclamações oficiais, reservando-se ao direito de não publicar mensagens que em sua essência contenham mensagens de cunho injurioso ou com linguagem depreciativa. Os usuários ou outros que desejarem fazer reclamações formais ao Sesc poderão entrar em contato com a administração regional em Porto Velho/RO e encaminhar suas considerações.

Postagens populares (5 mais recentes)