quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Palco Giratório: Grupo Bricoleiros conquista plateia com espetáculo de animação

Espetáculo "O Intéprido Anãmiri" apresentado na segunda (31/08) pelo grupo Bricoleiros (CE)
Nesta segunda e terça-feira o grupo Bricoleiros (CE) foi atração na programação do Palco Giratório. A apresentação do espetáculo “O intrépido Anãmiri”, na segunda-feira (31), chamou a atenção da criançada que participou ativamente tentando alertar o personagem principal para os perigos em sua trajetória. A bancária Maria das Dores levou os netos e aplaude iniciativas como esta. “Acho muito bom para as crianças, jovens e adultos, para todo mundo. Era algo que a gente não tinha e que vem tendo acesso mais e mais”, diz Maria.
Crianças e adultos conhecem de perto e posam com os bonecos do espetáculo "O intéprido Anãmiri" do grupo Bricoleiros (CE)

No final da apresentação crianças e adultos foram convidados a conhecer de perto os marionetes e tiveram a chance de fazer perguntas ao grupo que esclareceu algumas curiosidades e posou com o público.
Espetáculo "Criaturas de Papel", apresentado nesta terça-feira (01/09)
           
Nesta terça-feira (01/09) foi a vez de “Criaturas de Papel”, espetáculo delicado e que emociona por sua composição cênica. Não foi necessário a utilização de diálogos para traduzir os sentimentos dos personagens feitos de papel marchê e que ganham vida através da manipulação dos atores Cleiviane Marques, Marconi Basílio, Eder Machado e Eliania Damasceno.
            
O grupo buscou inspiração na arte oriental para construção dos espetáculos. Técnicas como Bunraku, bricolagem e teatro negro são utilizadas durante a encenação. O processo criativo e a pesquisa do grupo serão comentados nesta quarta-feira durante a realização da oficina de manipulação de marionetes bricoladas.
            
Espetáculo "Criaturas de Papel", apresentado nesta terça-feira (01/09)
A programação do Palco Giratório continua até o dia 27 de setembro. Para assistir os espetáculos estão disponíveis ingressos para uma hora antes das apresentações e pode ser trocado por um quilo de alimento não perecível ou material de limpeza.
            
O Festival Palco Giratório é uma realização do Fecomércio Rondônia Sesc/Senac/IFPE com apoio do Governo do Estado de Rondônia, através da Sejucel e Funpar.
            
Acompanhe a programação pelo Facebook (https://www.facebook.com/palcogiratorioro), Instagram (@sescro)  e ainda pelo site Fecomércio (http://fecomercio-ro.com.br/) e blog do Sesc (http://sescro.blogspot.com.br

Programação: 02/09 (quarta-feira)
Oficina de Manipulação de Marionetes Bricoladas com o Grupo Bricoleiros (CE)
A oficina propõe compartilhar as experiências teóricas e práticas do grupo Bricoleiros com o teatro de animação e o desenvolvimento técnico de habilidades ligadas ao ofício do marionetista. A oficina trabalha técnicas específicas de preparação corporal do ator-manipulador, compreensão da cena, marcação cênica, animação e comunicação com bonecos e objetos.
Público-alvo: Adolescentes e adultos
Horário: 9h à 12h; 14h às 17h
Local: Teatro Estadual - Palácio das Artes (sala de ensaio)
Endereço: Av. Presidente Dutra, 4183 - Olaria

Espetáculo: As Três Irmãs
Grupo: Traço Cia. de Teatro (SC)
Indicação: 12 anos
Duração: 80 minutos
Local: Teatro Estadual Palácio das Artes
Endereço: Av. Presidente Dutra, 4183 - Olaria

Sinopse: O espetáculo trata do desejo das irmãs Olga,  Maria e Irina de retornarem à cidade natal, de onde saíram há 11 anos com o pai, general. Ainda mais importante que o plano dos acontecimentos, é a exposição dos conflitos que se estabelecem entre o plano da vida material – o cotidiano – e o plano espiritual – a eternidade. O espetáculo aborda o clássico texto do dramaturgo russo Anton Tchékhov a partir da técnica do palhaço.

Ficha técnica
Texto: Anton Tchékhov
Adaptação e direção: Marianne Consentino
Elenco: Débora de Matos, Greice Miotello e Paula Bittencourt
Músicos: Cassiano Vedana, Gabriel
Junqueira Cabral e Mariella Murgia
Concepção musical: Cassiano Vedana, Gabriel Junqueira
Cabral, Mariella Murgia e Neno Miranda
Figurino e cenografia: O grupo
Iluminação: Ivo Godois
Operador de iluminação: Egon Seidler
Orientação de pesquisa: Prof. Dr. Armando Sérgio da Silva e Prof. Dr. Valmor Nini Beltrame


Programação 03/09 (quinta-feira)
Espetáculo: O Descotidiano
Grupo: Cia do Relativo (SP)
Horário: 20h
Indicação: livre
Local: Teatro Guaporé (anexo Palácio das Artes)
Sinopse: Em uma casa de poucos móveis e sentimentos, habita um personagem por vezes estressado e por outras fadigado pela rotina imposta pela vida. Esse ser excêntrico e solitário busca, através da desconstrução de seu cotidiano, uma motivação para sorrir manipulando objetos do cotidiano que vão de colheres e livros, passando por xícaras, vassouras e pás de lixo, além de objetos clássicos do malabarismo, como bolas, e o malabarismo de contato.

Ficha técnica
Criação, direção e atuação: Otavio Fantinato
Trilha sonora: Otavio Fantinato
Desenho da luz: Sérgio Pires e Eduardo Amaral
Operador de luz: Eduardo Amaral
Operador de som: Tássio Folli
Figurino: Julia Pacheco
Cenografia: Eduardo Amaral
Fotografia: Ricardo Avellar

Oficina “Contando a gente acredita" com o grupo Clareira de Teatro (RS)
Usando enfoques e dinâmicas que consistem em jogos teatrais e o trabalho direto com a palavra pretende-se ampliar e qualificar o ato de contar uma história. Por meio dessa ação espera-se contribuir para o incentivo à leitura e a formação de multiplicadores culturais.
Público-alvo: Maiores de 16 anos (atores, contadores, monitores, educadores)
Horário: 9h às 12h e 14h às 17h
Local: Sala de ensaio - Palácio das Artes
Endereço: Av. Presidente Dutra, 4183 - Olaria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog do Sesc Rondônia tem por prioridade divulgar as ações e processos da instituição dando respostas a respeito da programação de eventos e outros, não sendo o canal administrativo para o recebimento de reclamações oficiais, reservando-se ao direito de não publicar mensagens que em sua essência contenham mensagens de cunho injurioso ou com linguagem depreciativa. Os usuários ou outros que desejarem fazer reclamações formais ao Sesc poderão entrar em contato com a administração regional em Porto Velho/RO e encaminhar suas considerações.

Postagens populares (5 mais recentes)