sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Festival Palco Giratório encerra neste final de semana


"Boi de Piranha" (RO) encerra o Festival Palco Giratório deste ano

Setembro é o mês que o teatro invade Rondônia com a programação do Festival Palco Giratório. O evento já faz parte do calendário cultural da cidade e a cada ano amplia suas atividades aumentando o alcance do projeto. Este ano não foi diferente e neste final de semana acontece o encerramento com espetáculos locais e dos estados do Maranhão e Amazonas.


Nesta sexta-feira (25) o grupo de dança D´Palma (RO) mostra as tradições locais através da dança com o espetáculo "Reconstruindo a Identidade Ribeirinha" a partir das 20h no Teatro Estadual Palácio das Artes. Classificação livre


No sábado são dois espetáculos. O primeiro é "Divino" com o Núcleo Atmosfera (MA). Um corpo que se constrói culturalmente e busca – através da arte – explorar a identidade de um povo, suas urgências e suas manifestações culturais mais marcantes para dimensionar o registro historiográfico que relaciona o patrimônio cultural (material e imaterial) com o panorama atual desse patrimônio. Divino desencadeia um processo híbrido e incorpora “cultura popular maranhense” a um baú de linguagens artísticas, gerando uma proposta contemporânea, na qual sua motivação central está no discurso que um corpo propõe sobre a preservação de uma história. A apresentação acontece em frente ao Teatro Estadual Palácio das Artes a partir das 18h30 com classificação livre.
Adicionar legenda

Ainda no sábado tem o espetáculo "Requiem para dois" com a Cia de Interpretes Independentes (AM). Réquiem para dois tem como tema central a morte, e indo na contramão ao pensamento do filósofo La Rochefoucauld, que afirmava que “Não se pode olhar de frente nem o Sol nem a morte, porque olhar o Sol ofusca a vista e encarar a morte perturba a vida”. Criado sob o conceito de morte como parte de um ciclo temporal, em dissonância ao pensador francês acreditava que vida e morte se acham completamente separadas. O enfoque é a perda, não de quem vai, mas de quem fica. A apresentação é a partir das 20h no Teatro Estadual Palácio das Artes. Classificação livre.

O encerramento da programação acontece domingo com o espetáculo "Boi de Piranha" (RO), que circula nacionalmente através do projeto e percorreu levando doze cidades do interior durante a circulação estadual. O espetáculo é  um tema e uma analogia. Perpassa por dados históricos e afetos relacionados à construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, “Ferrovia do Diabo”, e a batalha da borracha no norte do Brasil. A analogia surge a partir da imagem do boi que por ser mais velho ou doente, é escolhido para o abate e ser entregue às piranhas a fim de que o restante do rebanho consiga passar. O migrante nordestino assume essa figura sacrificial dentro do espetáculo transformando-se em um Super-homem que cruza o país para sobreviver e para salvar. O espetáculo será apresentado às 20h no Teatro Guaporé. Classificação: 14 anos.

A programação do Palco Giratório continua até o dia 27 de setembro. Para assistir os espetáculos estão disponíveis ingressos para uma hora antes das apresentações e pode ser trocado por um quilo de alimento não perecível ou material de limpeza.

O Festival Palco Giratório é uma realização do Fecomércio Rondônia Sesc/Senac/IFPE com apoio do Governo do Estado de Rondônia, através da Sejucel e Funpar.


Acompanhe a programação pelo Facebook (https://www.facebook.com/palcogiratorioro), Instagram (@sescro) e ainda pelo site Fecomércio (http://fecomercio-ro.com.br/) e blog do Sesc (http://sescro.blogspot.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog do Sesc Rondônia tem por prioridade divulgar as ações e processos da instituição dando respostas a respeito da programação de eventos e outros, não sendo o canal administrativo para o recebimento de reclamações oficiais, reservando-se ao direito de não publicar mensagens que em sua essência contenham mensagens de cunho injurioso ou com linguagem depreciativa. Os usuários ou outros que desejarem fazer reclamações formais ao Sesc poderão entrar em contato com a administração regional em Porto Velho/RO e encaminhar suas considerações.

Postagens populares (5 mais recentes)