quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Sesc Dramaturgia realiza oficina de dança contemporânea no Palácio das Artes

Flavia Meireles 

O Sesc Dramaturgia pela primeira vez desenvolve uma oficina voltada para a dança contemporânea em Rondônia. O projeto que antes trabalhava a divulgação de textos dramaturgos nacionais e internacionais, agora ganhou uma nova roupagem, contemplando a leitura, escrita, corpo e movimento. No período de 24 a 28 de agosto, na sala de ensaio do Palácio das Artes, localizado na av. Presidente Dutra ao lado do Sesc, o Sistema Fecomércio através do Sesc realizará a oficina “Dramaturgia em Dança”, que será ministrada pela coreografa Flavia Meireles. 

A oficina Dramaturgia em Dança tem por objetivo sensibilizar e experimentar o que pode ser a dramaturgia na criação em dança contemporânea. Abordando tópicos referentes ao entendimento desse termo na dança, suas funções e campos de experimentação, por meio de exemplos em trabalhos de dança contemporânea recente. Com abordagem ainda de diferentes contextos de produção brasileira e internacional. 

A oficina acontecerá em dois momentos: na primeira etapa será trabalha o processo teórico abordando bibliografias que envolvem a temática. No segundo momento serão realizados exercícios e dinâmicas em grupo e individuas, a fim de trabalhar a sensibilidade de cada participante. Serão também exibidos vídeos que estimula improvisação e composição de pequenos esboços de coreografias, cenas ou danças, focando no olhar dramatúrgico. “Cada aula será estruturada por apresentação conceitual, discussão de trabalhos recentes em vídeo ou ao vivo, e experimentos práticos com os alunos de forma a fazer emergir uma possibilidade de dramaturgia a partir da experiência dos participantes”. Explica Flavia Meireles, ministrante. 

Flavia Meireles é coreógrafa e pesquisadora, mestre em Artes Visuais pela EBA/UFRJ e licenciada em Dança pela Faculdade Angel Vianna. Atua como professora substituta do Departamento de Arte Corporal (UFRJ) e como professora do curso Técnico em Dança da Escola Angel Vianna desde 2005. Alguns de seus trabalhos são: Ocupa árvore (2014), Trabalho para comer (2012) e Sem nome todos os usos (2010). Desde 2011 coordena o grupo de pesquisa Temas de Dança e o site de pesquisa www.temasdedanca.com.br.

O Sesc Dramaturgia trata-se de um dos projetos da Instituição voltado para formação de futuros profissionais. “Trabalhamos as ações culturais em duas vertentes: a primeira voltada para apresentações artísticas e a segunda, o desenvolvimento artístico e cultural, isto é, contribuindo para a formação de profissionais desenvolvendo de forma gratuita, oficinas, palestras, workshop e mesa redonda. Nosso objetivo é somar e sempre estar colaborando para o aprendizado”, explica Raniery Araujo Coelho, Presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-IFPE.

Oficina Dramaturgia em Dança
Ministrante: Flávia Meireles (RJ)
24 a 28/08/2015 (segunda a sexta)
Horário: 18h às 22h
Número de vagas: 15
Inscrições: Através do e-mail producaoeita@gmail.com (dados com nome, endereço, idade, telefone e breve currículo com até dez linhas)
Local: Teatro Estadual Palácio das Artes - Sala de ensaio
Endereço: Presidente Dutra, 4183 - Olaria

Serviços 
As inscrições estão sendo realizadas através do e-mail producaoeita@gmail.com.
Mais informações: (69) 32296006 | Ramal: 23



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog do Sesc Rondônia tem por prioridade divulgar as ações e processos da instituição dando respostas a respeito da programação de eventos e outros, não sendo o canal administrativo para o recebimento de reclamações oficiais, reservando-se ao direito de não publicar mensagens que em sua essência contenham mensagens de cunho injurioso ou com linguagem depreciativa. Os usuários ou outros que desejarem fazer reclamações formais ao Sesc poderão entrar em contato com a administração regional em Porto Velho/RO e encaminhar suas considerações.

Postagens populares (5 mais recentes)