sexta-feira, 6 de março de 2015

Teatro em Cartaz apresenta Mulheres do Aluá

Foto: Leonardo Valério 
Durante toda a semana o Sistema Fecomércio através do Sesc vem desenvolvendo uma vasta programação que envolve ações de educação, assistência, saúde, lazer e cultura em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. E nesta sexta-feira (6), às 20h, no Teatro 1 do Sesc Esplanada, a homenagem às mulheres rondonienses fica por conta do grupo O Imaginário que irá apresentar através do projeto Teatro em Cartaz o espetáculo “Mulheres de Aluá”. A entrada é um 1kg de alimento não perecível.  

Mulheres do Aluá possui uma proposta cênica que busca contar a história de mulheres que foram condenadas em um período em que o pensamento do homem é que determinava a condição de cada uma delas. São mulheres de diferentes épocas, com histórias marcadas pela violência. Elas foram rés em processos judiciais, revelavam as dificuldades em um ambiente hostil e opressor do passado na Amazônia com forte influência no período do ciclo da borracha, com a construção da estrada de ferro Madeira Mamoré.  O espetáculo foi concebido a partir desta pesquisa cênica que coloca em foco a relação de gênero e o universo feminino. Essas histórias registradas nas páginas frias dos processos foram transformadas em dramaturgia e virou espetáculo. Bebé Robert, Josefa Cebola, Elisa e Catharina são condenadas e trancadas em celas que ficam numa cidade abandonada no interior da floresta.

No espetáculo alguns objetos cênicos também causam impacto, pois concentram em sua significação toda a violência representada por essas personagens. O espetáculo revela novas histórias e ganha um contorno estético e uma beleza plástica. Desta forma, oferece ao público um espetáculo de qualidade e com a possibilidade de acionar um caloroso debate sobre as questões relacionadas ao universo feminino e as relações de gênero.

“Teatro em cartaz é mais um projeto oferecido ao público como objetivo sistematizar ações de artes cênicas, contribuir na discussão sobre as relações do fazer teatral, diante dos processos da encenação, criar um diálogo entre artistas e público, fomentar as produções teatrais no estado, proporcionar aos grupos teatrais um espaço para difusão de suas produções cênicas e apoiar os grupos em circulação em âmbito nacional”. Destacou o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPE, Raniery Araujo Coelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog do Sesc Rondônia tem por prioridade divulgar as ações e processos da instituição dando respostas a respeito da programação de eventos e outros, não sendo o canal administrativo para o recebimento de reclamações oficiais, reservando-se ao direito de não publicar mensagens que em sua essência contenham mensagens de cunho injurioso ou com linguagem depreciativa. Os usuários ou outros que desejarem fazer reclamações formais ao Sesc poderão entrar em contato com a administração regional em Porto Velho/RO e encaminhar suas considerações.

Postagens populares (5 mais recentes)