domingo, 14 de setembro de 2014

Sesc comemora 37 anos e o Festival Palco Giratório faz parte dessa história de sucesso


Romeu e Julieta - O encontro de Shakespeare e a cultura popular - Grupo Garajal (CE)
Foto: Leonardo Valério
Neste sábado (13), o Sesc comemorou 37 anos de atuação em Rondônia e promoveu uma grande festa no Parque da Cidade para festejar a data com a população de Porto Velho. A programação que teve início às 14h e ofertou a comunidade serviços gratuitos de corte de cabelo, palestras e entretenimento. O Festival Palco Giratório também fez parte das atividades, com o espetáculo “Romeu e Julieta – o encontro de Shakespeare e a cultura popular” do grupo Garajal (CE).
 
Romeu e Julieta - O encontro de Shakespeare e a cultura popular - Grupo Garajal (CE)
Foto: Leonardo Valério
Uma das histórias de amor mais conhecidas do escritor inglês William Shakespeare ganhou uma versão com elementos da cultura nordestina brasileira. Entre gargalhadas e aplausos o público se divertiu e se emocionou com a apresentação.
 
"A feiticeira" - Grupo MAPI (RO)
Foto: Eliane Viana
A Feiticeira
Se no Parque da Cidade o clima era festivo, no Teatro 1 uma bruma de mistério envolvia os espectadores de “A feiticeira”, monólogo do grupo Mapi (RO), encenado por Thaís Thaianara com direção de Elcias Vilar. Inspirado na obra “O retábulo da peste” do dramaturgo e cineasta sueco Ernest Ingmar Bergman, o espetáculo traz a tona o preconceito pelo que é diferente, quando uma mulher que utiliza ervas medicinais para salvar as pessoas é incompreendida e morta sendo acusada de utilizar bruxaria. 
"A feiticeira" - Grupo MAPI (RO)
Foto: Eliane Viana
A tragédia é revivida pela personagem que entre músicas conta uma história onde a intolerância vence a lógica e uma pessoa inocente é sacrificada em nome da ordem. Um cenário recorrente nos dias atuais e presente em capas de jornais e noticiários eletrônicos. Após a apresentação o grupo respondeu aos questionamentos da plateia no bate-papo. 
"A feiticeira" - Grupo MAPI (RO)
Foto: Eliane Viana
Final de semana cheio de atividades
Mas o Festival Palco Giratório vai além dos espetáculos. Prepara e incentiva aqueles que gostam e querem ingressar no mundo artístico, promovendo oficinas que despertam a curiosidade e o talento de jovens atores. Neste sábado foram ministradas duas oficinas. A primeira com o Coletivo Teatro Alfenim (PB) teve duração de seis horas.
                                                                                                               
Oficina "Intervenção Urbana" com Desvio Coletivo (SP)
Foto: Eliane Viana
Das 18h às 22h o Desvio Coletivo ministrou a oficina “Intervenção Urbana” oferecendo aos alunos outra perspectiva sobre a intervenção em espaços públicos e apresentando os representantes dessa arte no Brasil e no mundo. A oficina continua neste domingo a partir das 16h.
Participantes da oficina "Exercícios para uma cena dialética" com o Coletivo de Teatro Alfenim (PB)
Foto: Eliane Viana
As oficinas realizadas durante a programação do Festival Palco Giratório vem obtendo resultados positivos. Muitas pessoas aproveitaram a oportunidade para fazer mais de uma oficina, enquanto outras participam pela primeira vez. Caso da professora Maria Elizabeth, vice-diretora da escola João Bento da Costa que trouxe também alunos para conhecerem mais sobre artes cênicas. “É uma experiência única eu participar dessa oficina que é a primeira da minha vida, e o incentivo ao teatro a gente já vem incutindo isso nos alunos, fazendo esse trabalho pra eles”, conta a professora.

Alunos e a vice-diretora da Escola João Bento da Costa participam das oficinas oferecidas no Festival Palco Giratório
Foto: Eliane Viana
Para os oficineiros é recompensador a troca de ensinamentos que acontecem durante esses encontros. A atriz Suelen Brito, do Coletivo de Teatro Alfenim, disse que a oficina foi uma surpresa.  “É muito bom a gente encontrar jovens, pessoas realmente interessadas em fazer teatro e preocupadas em manter esse processo”, o grupo já vem ministrando oficinas em outras cidades e Suelen fala da importância dessa circulação. “Estamos indo em locais que não teríamos a possibilidade de ir se fosse pelo grupo. E a gente consegue ver não só o núcleo Rio-São Paulo, nós conseguimos ver o Brasil todo e perceber que o Brasil todo produz”.

Mostra Ji-Paraná e Circulação Estadual
Ji-Paraná recebeu neste sábado (13), o último espetáculo da Mostra. Foi apresentado o espetáculo Menu de Heróis (PI). E na Circulação Estadual, Cacoal recebeu o Lamira Artes Cênicas que apresentou “Do Repente”.

Programação
Hoje tem mais dois espetáculos: “Circo Alegria” com o grupo Garajal (CE) no Parque da Cidade e Deus da Fortuna com o Coletivo Alfenim (PB) a partir das 20h no Teatro 1 – Sesc Esplanada

Serviço
Data: 14/09
Espetáculo: Circo Alegria (Teatro de rua)
Grupo: Grupo Garajal (CE)
Local: Parque da Cidade (atrás do Porto Velho Shopping)
Hora: 19h
Duração: 50 minutos
Classificação: Livre


Espetáculo: O Deus da Fortuna (Teatro adulto)
Grupo: Coletivo de Teatro Alfenim (PB)
Local: Teatro 1 Sesc - Av. Pres. Dutra 4175 – Porto Velho/RO
Hora: 20h
Duração: 95 minutos
Classificação: 14 anos
Oficina: Intervenção Urbana
Grupo: Desvio Coletivo (SP)
Local: Sala de Treinamento/Sala de Dança - Sesc Esplanada – Av. Pres. Dutra, 4175 - Olaria
Hora: 16h às 20h

A programação do Palco Giratório continua até o dia 28 de setembro, com entrada gratuita. A retirada de ingressos tem início uma hora antes do espetáculo.
Acompanhe também pelo Facebook (https://www.facebook.com/palcogiratorioro) e Instagram (@sescro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog do Sesc Rondônia tem por prioridade divulgar as ações e processos da instituição dando respostas a respeito da programação de eventos e outros, não sendo o canal administrativo para o recebimento de reclamações oficiais, reservando-se ao direito de não publicar mensagens que em sua essência contenham mensagens de cunho injurioso ou com linguagem depreciativa. Os usuários ou outros que desejarem fazer reclamações formais ao Sesc poderão entrar em contato com a administração regional em Porto Velho/RO e encaminhar suas considerações.

Postagens populares (5 mais recentes)