quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Pensamento Giratório terá a homenageada Angel Vianna


Pensamento Giratório é o espaço que o Festival Palco Giratório usa para discussão das produções e processos criativos desenvolvidos por grupos de todo o Brasil. A participação da plateia nesse debate é importante porque a partir desse intercâmbio entre público e artistas é possível entender como surgem os projetos artísticos e nessa troca de impressões surgem ideias para novos desafios nas artes cênicas. Este ano a homenageada, Angel Vianna é convidada a participar do debate que será realizado nesta quinta-feira (18) na Casa de Cultura Ivan Marrocos a partir das 15h. Todos podem contribuir nesse processo artístico.
 
Intervenção Urbana na Av. 7 de Setembro
Foto: Eliane Viana
“Cegos” na Avenida Sete de Setembro
A intervenção urbana “Cegos” do Desvio Coletivo (SP) continua percorrendo as ruas de Porto Velho e chamando a atenção das pessoas. Nesta terça-feira a marcha dos executivos cobertos de argila foi realizada na Av. 7 de Setembro, zona comercial na área central de Porto Velho. O trajeto teve início na Av. Joaquim Nabuco e o encerramento foi na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. O trajeto teve paradas nos Prédios da Receita Federal, em frente a Procuradoria Municipal, na Eletrobras Rondônia, no Prédio do Relógio, no chafariz da Praça do Baú, nas locomotivas da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, finalizando na vista para o Rio Madeira.
 
Rose Flores registra a passagem de "Cegos"
Foto: Eliane Viana
“Cegos” dá margem a várias interpretações e a ansiedade da população é grande para saber o real significado da performance. A autônoma Rose Flores mora em Rondônia há quarenta anos e diz que gostou porque chama a atenção para situações de negligência. Ela fala sobre a impressão que teve. “Eu acredito que todos nós estamos com a boca tapada, calada, porque há muitas situações desagradáveis, constrangedoras e nós não podemos fazer nada, nós temos que cruzar os braços, porque até então não tem iniciativa, a iniciativa tem que ser dos jovens”.
 
Robson Luiz não pode enxergar e toca em um dos participantes para sentir o que significa a intervenção
Robson Luiz não pode ver, mas a partir do toque em um dos integrantes do grupo sentiu e falou sobre a impressão que teve. “Eu senti que é interessante, porque eles estão numa situação como nós estamos, sem ver o que acontece ao redor, mas sentindo e observando pela audição e praticamente imobilizado, engessado de argila e as vezes como nos sentimos perante a sociedade. Hoje será o último dia  da intervenção nas ruas da zona leste da capital.



Espetáculos
A partir de um exercício de seis minutos surgiu o espetáculo “Mediatriz” apresentado pelo Núcleo do Dirceu (PI) nesta terça-feira. A apresentação mostra aos poucos a movimentação de partes do corpo. Limitados por uma cortina o público vai observando aos poucos a revelação dos corpos dos três bailarinos em cena, numa alusão que demonstra que nada permanece escondido e chega um momento em que tudo se revela. Após a apresentação o grupo conversou com a plateia explicando sobre como foi o processo de criação e ouvindo as impressões e sugestões do público. Com “Mediatriz” o grupo encerra sua participação em Rondônia.
Espetáculo "Mediatriz" - Núcleo do Dirceu (PI)
Foto: Leonardo Valério
Hoje é dia de acompanhar o trabalho do grupo Maliguth (PE), que apresentará o espetáculo “Viúva porém honesta” baseado na obra de Nelson Rodrigues.  Depois da morte do marido, Ivonete resolve virar uma mulher “honesta”, mantendo-se fiel ao finado. Uma das mais estranhas decisões de sua nova conduta é nunca mais sentar. O pai da jovem, diretor de um dos mais influentes jornais do país, resolve então convocar conceituados especialistas para solucionar o problema da filha , nessa farsa irresponsável, cheia de reviravoltas e criada por um dos maiores dramaturgos do teatro nacional.


Programação
Data: 17/09
Espetáculo:  Viúva, Porém Honesta (Teatro adulto)
Grupo: Magiluth (PE)
Local: Teatro 1 Sesc - Av. Pres. Dutra 4175 – Porto Velho/RO
Hora: 20h
Duração: 80 minutos
Classificação: 16 anos

Data: 18/09
Pensamento Giratório com Angel Viana (RJ)
Local: Casa de Cultura Ivan Marrocos – Av. Carlos Gomes - Centro
Hora: 15h às 17h

A programação do Palco Giratório continua até o dia 28 de setembro, com entrada gratuita. A retirada de ingressos tem início uma hora antes do espetáculo.


Acompanhe também pelo Facebook (https://www.facebook.com/palcogiratorioro) e Instagram (@sescro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog do Sesc Rondônia tem por prioridade divulgar as ações e processos da instituição dando respostas a respeito da programação de eventos e outros, não sendo o canal administrativo para o recebimento de reclamações oficiais, reservando-se ao direito de não publicar mensagens que em sua essência contenham mensagens de cunho injurioso ou com linguagem depreciativa. Os usuários ou outros que desejarem fazer reclamações formais ao Sesc poderão entrar em contato com a administração regional em Porto Velho/RO e encaminhar suas considerações.

Postagens populares (5 mais recentes)