segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Palco Giratório apresenta dois espetáculos nesta segunda-feira


Dois espetáculos fazem parte da programação do Festival Palco Giratório nesta segunda-feira, Louça Cinderella, da Cia Falante (RS) e o Boi de Piranha, do grupo Boi de Piranha (RO).
 
Louça Cinderella - Foto: Vilmar Carvaho
Louça Cinderella é inspirado em Gata Borralheira dos Irmãos Grimm, escrita no século XIX, essa adaptação sintética da Cia. Gente Falante convertida em teatro narrativo de objetos conta  história de Cinderella, uma xícara de louça comum, sem adornos ou valor histórico, porém com conteúdo especial, sempre cheia de chás aromáticos e curativos prontos para esquentar quem estivesse necessitado em noites frias do inverno. Uma divertida e poética adaptação brasileira criada para compartilhar com o pequeno público as delícias de um “chá das cinco”
Boi de Piranha - Foto: Divulgação
Boi de Piranha é ambientado durante a Segunda Guerra Mundial, quando mais de 60 mil nordestinos foram alistados compulsoriamente em um esforço de guerra brasileiro que os levaria a trocar a árida geografia do sertão pelas terras alagadas da Amazônia. A missão dos “soldados da borracha”, como ficaram conhecidos, era extrair o látex da seringueira para a produção da goma elástica que abasteceria os países aliados. Para alguns recrutas, no entanto, essa seria uma viagem sem volta; com o fim do conflito, eles foram entregues a própria sorte, em uma terra estranha e os que sobreviveram só tiveram seus direitos assegurados muito tempo depois

Cidade dos Outros
Domingo foi com casa cheia para prestigiar o espetáculo “Cidade dos Outros” da Cia Pessoal de Teatro (MT). Numa narrativa que conta a história de dois personagens fazendo planos para gastar o dinheiro de loteria, que se porventura ganhassem, a apresentação permeia o desejo do ser humano em esperar os acontecimentos sem buscar outras alternativas para fazer com que a vontade se transforme em realidade. As atrizes Tatiana Horevischt e Juliana Capilé traduzem em cena o eterno esperar de cada indivíduo. Essa espera que é angustiante e provoca um riso nervoso na plateia.
 
Cidade dos Outros - Cia Pessoal de Teatro (MT)
Foto: Leonardo Valério
Juliana Capilé, atriz e dramaturga do espetáculo, diz que é uma honra participar do Festival Palco Giratório, pela grandeza do projeto que circula o país inteiro e que em Porto Velho a receptividade do público e da equipe do Sesc fez toda a diferença. “A gente tem equipes competentes em outros lugares, mas nem sempre afetuosos” e finaliza agradecendo “Quero parabenizar a equipe do Sesc que são não só competentes, mas afetuosos”
Cidade dos Outros - Cia Pessoal de Teatro
Foto: Leonardo Valério

Oficinas
Nesta última semana do Festival Palco Giratório estão programadas mais duas oficinas. O Grupo Alfândega 88 (RJ) ministra a oficina “Iluminação Cênica” no dia 23 (terça-feira). A oficina versará sobre a História da Iluminação: conhecimentos básicos da trajetória da utilização da iluminação artificial para as artes cênicas e a iluminação cênica no Brasil. Os refletores mais utilizados no Teatro Brasileiro e suas principais características. Noções básicas de cor, luz e pigmento.

E encerrando a programação de oficinas tem “Iniciação a palhaçaria” com palhaça Barrica (SC). A oficina tem como objetivo realizar uma iniciação à linguagem do palhaço /clown, estabelecendo um diálogo entre teoria e prática a fim de descobrir a comicidade individual e a propensão ao riso. Através de jogos e técnicas clownescas propõe uma forma diferenciada de se relacionar com o corpo na cena e com a máscara, o nariz de palhaço.

Programação
Data: 22/09
Espetáculo: Louça Cinderella (Teatro de objetos)
Grupo: Cia. Gente Falante (RS)
Local: Tapiri – O Imaginário – Rua Franklin Tavares, 1349 Bairro Pedrinhas
Hora: 18h30 e 19h30
Duração: 20 minutos
Classificação: Livre

Data: 22/09
Espetáculo: Boi de Piranha
Grupo: Grupo Boi de Piranha (RO) - Convidado
Local: Teatro 1 Sesc Esplanada – Av. Pres. Dutra, 4175 - Olaria
Hora: 20h30min

Data: 23/09
Oficina: Iluminação Cênica
Grupo: Alfândega 88 (RJ)
Local: Tapiri - O Imaginário - Rua Franklin Tavares, 1349 Bairro Pedrinhas
Hora: 09h às 12h e 14h às 17h

A programação do Palco Giratório continua até o dia 28 de setembro, com entrada gratuita. A retirada de ingressos tem início uma hora antes do espetáculo.

Acompanhe também pelo Facebook (https://www.facebook.com/palcogiratorioro) e Instagram (@sescro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog do Sesc Rondônia tem por prioridade divulgar as ações e processos da instituição dando respostas a respeito da programação de eventos e outros, não sendo o canal administrativo para o recebimento de reclamações oficiais, reservando-se ao direito de não publicar mensagens que em sua essência contenham mensagens de cunho injurioso ou com linguagem depreciativa. Os usuários ou outros que desejarem fazer reclamações formais ao Sesc poderão entrar em contato com a administração regional em Porto Velho/RO e encaminhar suas considerações.

Postagens populares (5 mais recentes)