sábado, 27 de setembro de 2014

Festival Palco Giratório encerra neste final de semana com espetáculo rondoniense “As nove luas” e o internacional “Mãe Coragem”

Está chegando ao fim o Festival Palco Giratório. Sucesso de público na capital e interior, a programação encerra trazendo como espetáculos convidados “As nove luas” da Cia de Artes Fiasco (RO) e Mae Coragem  do Teatro a cuestas de Cuba (Cuba).
"As nove luas - Cia de Artes Fiasco" (RO)


“As nove luas”
O espetáculo propõe estabelecer uma reflexão sobre a cosmologia indígena a partir da “lenda do boto” e como essa mitologia serve para justificar abusos sofridos por meninas ribeirinhas. O trabalho permite dialogar esses universos com a estética do teatro contemporâneo criado a partir de relatos reais uma encenação singular no intuito de instigar a reflexão sobre essa realidade. O espetáculo foi contemplado com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2013.
Mãe Coragem - Teatro a cuestas de Cuba (Cuba)


Mãe coragem
Em 1624, durante a Guerra dos Trinta Anos, a comerciante Anna Fierling, mais conhecida como “Mãe Coragem”, atravessa as estradas da Alemanha Central, seguindo os exércitos suecos na invasão da Polônia, levando uma carroça cheia de mercadorias, e tira proveito da guerra para o seu negócio... mas ela não vai sozinha leva consigo seus três filhos, dois meninos e Katrin, sua filha muda, adolescente. Mãe Coragem vive da guerra e é destruída pela própria guerra. Ela tem relações comerciais com os soldados, vendendo alimentos, roupas, bebidas e produtos de todos os tipos. Ela encontrou na guerra uma fonte de renda, a guerra é para sua conveniência, mas ao mesmo tempo é mãe, protetora de seus filhos e afirma que a guerra não ira tocá-los, mas como viver dentro desta máquina demolidora e evitar sua própria destruição? O espetáculo mostra um discurso que se refere à tragédia humana, dentro da guerra.
 
Barrica Poráguabaixo com Palhaça Barrica (SC)
Foto: Leonardo Valério
Sexta de gargalhadas
O início da noite desta sexta-feira foi de sorrisos. Famílias se reuniram para assistir as peripécias da Palhaça Barrica em “Barrica Poráguabaixo” (SC). A vontade de aproveitar o dia de folga para ir a praia rendeu boas gargalhadas no público que lotou o espaço do Teatro 1 do Sesc Esplanada.  A criançada interagiu o tempo inteiro dando dicas a atrapalhada Palhaça.




O espetáculo conquistou adultos e crianças, que ao final da apresentação se aglomeraram para registrar o momento e posar ao lado da Palhaça Barrica, que disse estar adorando circular pelo Brasil inteiro com através do Festival Palco Giratório. “A gente pode conhecer as paisagens todas, as pessoas. A gente pode apresentar o trabalho em vários lugares”, explica Barrica.

Programação
Data: 27/09
Espetáculo: As Nove Luas
Grupo: Cia de Artes Fiasco (RO) - Convidado
Local: Teatro 1– Sesc – Av. Pres. Dutra, 4175 - Olaria
Hora: 20h
Classificação: 16 anos

Data: 28/09
Espetáculo: Mãe Coragem
Grupo: Teatro a Cuestas de Cuba de Cuba (Cuba)
Local: Teatro 1 Sesc – Av. Pres. Dutra, 4175 – Olaria
Hora: 20h

A programação do Palco Giratório continua até o dia 28 de setembro, com entrada gratuita. A retirada de ingressos tem início uma hora antes do espetáculo.


Acompanhe também pelo Facebook (https://www.facebook.com/palcogiratorioro) e Instagram (@sescro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog do Sesc Rondônia tem por prioridade divulgar as ações e processos da instituição dando respostas a respeito da programação de eventos e outros, não sendo o canal administrativo para o recebimento de reclamações oficiais, reservando-se ao direito de não publicar mensagens que em sua essência contenham mensagens de cunho injurioso ou com linguagem depreciativa. Os usuários ou outros que desejarem fazer reclamações formais ao Sesc poderão entrar em contato com a administração regional em Porto Velho/RO e encaminhar suas considerações.

Postagens populares (5 mais recentes)