segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Domingo com dois espetáculos no Palco Giratório


A falta de opções culturais não é mais desculpa para a população de Porto Velho. Setembro é esperado pelos moradores da cidade pela diversidade de produções artísticas que circulam pelo estado através do Sesc Rondônia pelo Festival Palco Giratório. Grupos locais e de outros estados apresentam seus trabalhos e oportunizam a todos assistirem já que a  programação é gratuita.
"O Segredo da Arca do Trancoso", do grupo Vilavox (BA)
Foto: Leonardo Valério
Neste domingo dois espetáculos fizeram a alegria do público. No Parque da Cidade o grupo baiano Vilavox apresentou “O segredo da arca do Trancoso”. No Teatro 1 do Sesc Esplanada, a Cia. Dançaurbana (MS) voltou ao palco para  o espetáculo “Singulares”.

O segredo da arca do Trancoso
Com almofadas coloridas espalhadas em um local especial no meio do anfiteatro do Parque da Cidade, o grupo Vilavox convida o público para chegar mais perto para assistir “O segredo da arca do Trancoso” e nem a chuva que ameaçava cair afastou o público que ansiava pelo espetáculo. Adultos e crianças se divertiram com as trapalhadas de Trancoso.
"O Segredo da Arca do Trancoso" Vilavox (BA)
Foto: Eliane Viana

O Festival Palco Giratório promove muitas vezes, a inserção das artes cênicas no repertório das pessoas. Caso de Alieska de Souza que relata sua primeira experiência nesse tipo de espetáculo. “Achei ótimo, gostei muito das músicas, bem dinâmico.” e aprovou a iniciativa do Sistema Fecomércio e do Sesc Rondônia, que oportuniza a todos assistirem as apresentações. “A população as vezes não tem como ir, aqui está disponível pra todo mundo”. Para o diretor do espetáculo Cláudio Machado, a circulação no Projeto representa um desafio e aprendizado para o grupo por ser um espetáculo grande. "A gente tem aprendido muito, adaptando, pensando o espetáculo em cada local, porque a ideia também é fazer com que o espetáculo integre o espaço. O espaço faça parte do nosso cenário, do nosso argumento. A gente acredita que essa é a poética do espetáculo que se constrói em cada lugar".
"Singulares", da Cia. Dançaurbana (MS)
Foto: Leonardo Valério
Singulares
A Cia. Dançaurbana volta com um novo trabalho. “Singulares” traz ao palco o repertório de experiências vividas pelos componentes do próprio grupo, onde a plateia volta a se identificar com cenas da apresentação. Temas como amor, amizade, preconceito fazem parte dos sentimentos expressados pelos bailarinos numa coreografia envolvente.
"Singulares", da Cia. Dançaurbana (MS)
Foto: Leonardo Valério

Como a proposta do diretor Marcos Matos é justamente ir além da dança, o espetáculo cumpriu seu objetivo, pois leva o público a refletir sobre as diversas situações apresentadas em cena propondo um novo olhar sobre a dança.


Programação
Nesta segunda (08), o grupo convidado é “O Imaginário” que estreia o espetáculo “Mulheres de Aluá”, uma investigação cênica que colocará em foco a relação de gênero e o universo feminino. É baseada nas histórias de mulheres que enfrentaram e desafiaram os poderes para garantir as suas posições diante do mundo. Num período em que o pensamento-homem é que determinava a condição de cada mulher. Quem são essas mulheres que cantam, dançam, bebem e contam suas histórias? É isso que o “Mulheres de Aluá” irá discutir.

Hoje será ministrada a oficina “Dramaturgia Corporal” com a Cia Solas de Vento (SP), que desenvolve uma pesquisa de linguagem teatral não verbal aliando circo e dança. Essa oficina proporciona aos seus participantes a vivência de processos de criação usados pelos atores da companhia.

Serviço

Oficina: Dramaturgia Corporal
Grupo: Cia. Solas de Vento (SP)
Local: Tapiri - Associação O Imaginário - Rua Franklin Tavares, 1349 Bairro Pedrinhas
Hora: 09h às 12h e 14h às 17h

Data: 08/09
Espetáculo: Mulheres de Aluá
Grupo: O Imaginário (RO) - Convidado
Local: Teatro 1 Sesc - Av. Pres. Dutra 4175 – Porto Velho/RO
Hora: 20h

A programação do Palco Giratório continua até o dia 28 de setembro. Acompanhe também pelo Facebook (https://www.facebook.com/palcogiratorioro) e Instagram (@sescro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog do Sesc Rondônia tem por prioridade divulgar as ações e processos da instituição dando respostas a respeito da programação de eventos e outros, não sendo o canal administrativo para o recebimento de reclamações oficiais, reservando-se ao direito de não publicar mensagens que em sua essência contenham mensagens de cunho injurioso ou com linguagem depreciativa. Os usuários ou outros que desejarem fazer reclamações formais ao Sesc poderão entrar em contato com a administração regional em Porto Velho/RO e encaminhar suas considerações.

Postagens populares (5 mais recentes)