terça-feira, 15 de abril de 2014

Projeto “Era Uma Vez - Atividades Intergeracionais” está de volta

Depois de sete anos, o “Era Uma Vez – Atividades Intergeracionais” volta a fazer parte dos programas desenvolvidos pelo Programa de Assistência do Sesc em Rondônia. O projeto, criado pelo Departamento Nacional e desenvolvido em diversos estados do país, é uma ação sócio educativa que consiste em realizar atividades pedagógicas e culturais, desenvolvidas através da participação em grupo de crianças, adolescentes e idosos, que utilizam a literatura infanto-juvenil como eixo condutor do processo de sensibilização dos problemas da velhice e do envelhecimento.

Ele será desenvolvido durante o ano juntamente com as crianças do Centro Educacional Professor Lourival Chagas da Silva, o Sesc Escola. Nesse primeiro mês de execução a própria escola estará inserida nos trabalhos, com a abordagem do tema “família”. Idosos que participam das atividades do Sesc Esplanada e as crianças da escola darão início ao projeto através da leitura do livro “Tudo Muda com Duda” da autora Margarida Patriota que conta a história de Duda que, ao ir para a casa da avó após a mãe dela descobrir que a creche não abriria naquele dia, começa a mexer com a ordem, tranquilidade e hábitos da avó.

O projeto foi apresentado aos pais no dia 29 de março. Para os idosos, a apresentação aconteceu no Audicine no Sesc Esplanada no dia 07 de abril. “O projeto iniciará de fato, no próximo dia 16. A partir daí as atividades acontecerão todas as quartas-feiras. A cada mês o projeto muda de tema e coordenação. No mês de maio por exemplo, a Assistência trabalhará em conjunto com o Desenvolvimento Físico Esportivo (DFE), que faz parte da Coordenação do Esporte. O tema a ser abordado nesse caso será o diálogo” explica a Coordenadora do Programa de Assistência do Sesc, Rita de Cássia Miranda.

O projeto em si consiste na tentativa de estimular as experiências entre as gerações fora do contexto familiar, rompendo o isolamento social do idoso e favorecendo o seu convívio. Além de incentivar a comunicação intergeracional, ele cria vínculos afetivos fora do ambiente familiar, amplia as relações interpessoais e sociais, resgata a preservação da memória, incentiva a prática multidisciplinar, proporciona a integração entre as diferentes faixas etárias, proporciona a troca de experiência, melhora o desempenho escolar entre outros. “Esse é um projeto enriquecedor e o nosso objetivo é fomentar a comunicação entre as gerações” afirmou o presidente do Sistema Fecomércio-Senac, Raniery Araújo Coelho.

O “Era Uma Vez – Atividades Intergeracionais” também abordará os temas: relacionamento interpessoais, afetividade, saudade e emoção, memória, admiração, respeito e valor. Ao final do projeto será realizada uma produção cultural. 



Jornalista responsável: Renata Vannier DRT 965/RO
Sesc Rondônia (69) 3229-6006 / ramais 208 e 220
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog do Sesc Rondônia tem por prioridade divulgar as ações e processos da instituição dando respostas a respeito da programação de eventos e outros, não sendo o canal administrativo para o recebimento de reclamações oficiais, reservando-se ao direito de não publicar mensagens que em sua essência contenham mensagens de cunho injurioso ou com linguagem depreciativa. Os usuários ou outros que desejarem fazer reclamações formais ao Sesc poderão entrar em contato com a administração regional em Porto Velho/RO e encaminhar suas considerações.

Postagens populares (5 mais recentes)