terça-feira, 15 de abril de 2014

Cine Sesc apresenta duas produções indígenas nesta quarta-feira (16)

Os filmes “Já me Transformei em Imagem” de 2008 e “Shomõtsi” de 2001, serão apresentados no Audicine do Sesc Esplanada, às 19h30 nesta quarta-feira (16). O evento, que faz parte do projeto Cine Sesc, conta com a parceria da Universidade Federal de Rondônia e da Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé.

O curta metragem “Já me Transformei em Imagem”, dirigido por Zezinho Yube, traz comentários sobre a história de um povo, feito pelos realizadores dos filmes e por seus personagens. Faz relato do tempo do contato, passando pelo cativeiro nos seringais, até o trabalho atual com o vídeo, os depoimentos dão sentido ao processo de dispersão, perda e reencontros vividos pelos Huni Kui.  Zezinho Yube nasceu em 1983. Ele é agente agroflorestal formado pela Comissão Pro-Índio do Acre. Já participou de seis oficinas do Vídeo nas Aldeias, um projeto precursor na área de produção audiovisual indígena no Brasil.

Já “Shomõtsi”, nome de um passarinho que constrói seu ninho distante do mundo, é uma crônica do cotidiano de Shomõtsi, um Ashaninka da fronteira do Brasil com o Peru. Valdete Ashaninka, professor e um dos videastas da aldeia, retrata seu tio, conhecido por ser turrão e divertido.  Valdete, nascido em 1978 no município de Marechal Taumaturgo no Acre, além de desenhista, é professor de sua aldeia, formado nos cursos da Comissão Pró-Índio. Seu vídeo “Shomõtsi” fez sucesso pela sensibilidade e senso poético. O filme já recebeu prêmios importantes, como o da Unesco, na 8ª Mostra Internacional do Filme Etnográfico em 2001 e como melhor filme do Festival Présence Autochtone, em Montreal, no Canadá em 2002.


Ambos os vídeos são de classificação livre. O primeiro tem a duração de 32 minutos e o segundo, de 42. A entrada é franca. O Audicine do Sesc Esplanada fica na Avenida Presidente Dutra, nº 4175, no Bairro Olaria em Porto Velho.



Jornalista responsável: Renata Vannier DRT 965/RO
Sesc Rondônia (69) 3229-6006 / ramais 208 e 220
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog do Sesc Rondônia tem por prioridade divulgar as ações e processos da instituição dando respostas a respeito da programação de eventos e outros, não sendo o canal administrativo para o recebimento de reclamações oficiais, reservando-se ao direito de não publicar mensagens que em sua essência contenham mensagens de cunho injurioso ou com linguagem depreciativa. Os usuários ou outros que desejarem fazer reclamações formais ao Sesc poderão entrar em contato com a administração regional em Porto Velho/RO e encaminhar suas considerações.

Postagens populares (5 mais recentes)