quarta-feira, 30 de abril de 2014

Cia de Teatro Balangan de São Paulo apresenta “Recusa”

A peça teatral foi inspirada em aparecimento de etnia considerada extinta em Rondônia

Em comemoração aos 15 anos de sua existência, a Companhia de Teatro Balangan que já está em circulação na região Norte desde o último dia 18, apresenta em Rondônia nesse final de semana o premiado espetáculo “Recusa”. A apresentação no estado, através do projeto Teatro em Cartaz do Sesc, acontece em Ji-Paraná nos dias 01 e 02 de maio, às 20 horas no Teatro Dominguinhos. As apresentações em Porto Velho serão nos dias 03 e 04 de maio, também às 20 horas, no Teatro 1 do Sesc Esplanada.

Recusa foi criado a partir de uma notícia veiculada no jornal Folha de São Paulo, em 16 de setembro de 2008, sobre o aparecimento de dois sobreviventes índios Piripkura, etnia considerada extinta há mais de 20 anos, que viviam nômades, perambulando por fazendas madeireiras no noroeste do Mato Grosso, próximo ao município de Ji-Paraná em Rondônia e que se recusavam a estabelecer qualquer contato com os brancos. Os dois teriam sido encontrados por causa de suas gargalhadas que ressoavam na floresta, resultantes de histórias que contavam um para o outro enquanto comiam a caça recém abatida. 


A dramaturgia escrita por Luis Alberto de Abreu é narrado, cantado, por dois olhares e seus múltiplos: dois índios Piripkura; dois heróis ameríndios, Pud e Pudleré, criadores dos seres; um padre que foi engolido por uma onça que resolveu morar dentro de um lugar inesperado; um fazendeiro que matou um índio e o mesmo índio que o matou, por uma cantora que se perde na mata, por Macunaíma e seu irmão, os heróis dos Taurepang, e outros tantos.

O espetáculo contemplado com o prêmio Funarte Myriam Muniz 2013 também já recebeu vários outros prêmios, a exemplo do prêmio Shell de Teatro 2012, com melhor direção e melhor cenário, prêmio APCA – Associação Paulista dos Críticos de Arte 2012, com melhor ator, prêmio FITA – Festa Internacional de Teatro de Angra 2013, com melhor cenário, entre outros.

Além do espetáculo, a companhia promove a atividade formativa “Diário de Campo de Recusa”, onde integrantes da equipe apresentam elementos da pesquisa e criação, como textos de referência, imagens fotográficas e videográficas da pesquisa de campo realizada em Rondônia.

Recusa tem a duração de 90 minutos. A entrada é gratuita e a classificação é 12 anos.

Serviço:

JI-PARANÁ (RO)
Espetáculo RECUSA: 01 e 02 de maio às 20h
Diário de Campo de Recusa: 02 de maio das 10h30s às 12h
Local da apresentação e da atividade formativa: TEATRO DOMINGUINHOS
Endereço: Av. Marechal Rondon, Nº 295, Centro
Telefone: (69)3422-8848
Entrada FRANCA

PORTO VELHO (RO)
Espetáculo RECUSA: 03 e 04 de maio às 20h
Diário de Campo de Recusa: 04 de maio das 10h30 às 12h
Local da apresentação e da atividade formativa: SESC Esplanada
Endereço: Av. Presidente Dutra, Nº4175, Bairro Olaria
Telefone: (69)3229-6006/ Ramal: 238 ou 239
Entrada FRANCA



Jornalista responsável: Renata Vannier DRT 965/RO
Sesc Rondônia (69) 3229-6006 / ramais 208 e 220
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog do Sesc Rondônia tem por prioridade divulgar as ações e processos da instituição dando respostas a respeito da programação de eventos e outros, não sendo o canal administrativo para o recebimento de reclamações oficiais, reservando-se ao direito de não publicar mensagens que em sua essência contenham mensagens de cunho injurioso ou com linguagem depreciativa. Os usuários ou outros que desejarem fazer reclamações formais ao Sesc poderão entrar em contato com a administração regional em Porto Velho/RO e encaminhar suas considerações.

Postagens populares (5 mais recentes)