quinta-feira, 20 de março de 2014

Rondônia sedia abertura nacional do Palco Giratório

Mais de 250 pessoas assistiram na noite desta última quarta-feira (19), no Teatro 1 do Sesc Esplanada a peça “Homens de Solas de Vento”, da companhia Solas de Vento de São Paulo que veio para participar do lançamento nacional do projeto Palco Giratório em Rondônia.  Pela primeira vez o Estado sedia a abertura do projeto que já existe há 17 anos no Brasil. O evento marca o início do projeto em todo o país. O Palco Giratório levará 768 apresentações artísticas e mais de 1200 horas de oficinas a 126 cidades diferentes.

A cerimônia de abertura começou com uma coletiva de imprensa, com a participação inclusive, de jornalistas de outros Estados. Em seu discurso, o presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Raniery Araújo Coelho, ressaltou a importância de sediar a abertura de um evento desse porte e reconheceu o trabalho que foi desenvolvido pelos colaboradores do Sistema. “É uma honra receber o lançamento nacional do projeto, que hoje é consolidado no cenário cultural brasileiro. Isso tudo também só foi possível graças ao empenho dos nossos colaboradores” afirmou Raniery.

Também participaram da coletiva, o Diretor Regional do Sesc Rondônia, Waldy Fernando Bastos, o técnico e coordenador do projeto, Raphael Vianna, e Márcia Rodrigues, gerente de Cultura do Departamento Nacional do Sesc, quer por sua vez reafirmou o compromisso do projeto em desenvolver e difundir as artes cênicas no país. “O Palco Giratório perpetua a tradição mambembe, normalmente vinculada a gerações de atores que percorriam o Brasil. Ele sai do tradicional eixo sul, consolidando novas praças e ampliando as plateias” destacou Márcia.

Logo após a coletiva, todos os diretores, coordenadores, atores, jornalistas e convidados puderam assistir ao espetáculo circense “Homens de Solas de Vento”, que conta a história de dois viajantes que, prestes a embarcar, acabam ficando retidos em uma aduana. Impossibilitados de seguir adiante e limitados a viver em um saguão, num limbo suspenso desconhecido, cada um deles tenta se instalar tendo somente suas malas para criar um espaço pessoal. Enquanto aguardam decisão para seguirem seus destinos, esses dois estrangeiros vão aproximar-se, afrontar-se, dialogar para talvez, e afinal, encontrar-se.

Rondônia participa do projeto há 16 anos. Há seis, realiza em modelo de Festival. O lançamento nacional acontece pela quarta vez. Já sediaram a abertura nacional do Palco Giratório, o Ceará, Santa Catarina e São Paulo. A programação de lançamento segue até o dia 23 de março. Essa será apenas uma mostra do que irá acontecer no Festival, que em Rondônia, acontece no período de 31 de agosto a 28 de setembro.
Confira a programação:


DATA
PROGRAMAÇÃO
LOCAL
HORÁRIO
20/03/2014
Curuminzado – Apresentação “A” (Escovação)
Grupo Soufflé de Bodó Company  (RO)
Praça Aluízio Ferreira
17h
20/03/2014
Espetáculo “Viúva Porém Honesta”
Grupo Magiluth (PE)
Teatro 1 do Sesc Esplanada
20h
21/03/2014
Espetáculo “Avoar” Grupo Raízes do Porto (RO)
Teatro 1 do Sesc Esplanada
09h30
21/03/2014
Workshop “Performatividade na Cena Contemporânea” Ministrantes: Marcos Bulhões e Marcelo Denny (SP)
Audicine Sesc Esplanada
14h às 18h
21/03/2014
Espetáculo “Louça Cinderela”
Companhia Gente Falante – Teatro de Bonecos  (RS)
Tapiri (O Imaginário)
19h30 e 20h30
22/03/2014
Workshop “Performance Urbana - Intervenções poéticas na cidade”
Ministrantes: Marcos Bulhões e Marcelo Denny (SP)
Audicine Sesc Esplanada
08h30 às 12h30
22/03/2014
Espetáculo “Próteses- Aparelhagens Humanas e outras Poesias”
Núcleo de Pesquisa em Artes Cênicas – Sesc RO
Teatro 1 do Sesc Esplanada
17h30
22/03/2014
Espetáculo “Do Repente”
Grupo Lamira Companhia Cênica  (TO)
Praça das 3 Caixas D’água
20h00
23/03/2014
Curuminzado – Apresentação “B” (Batalha)
Grupo Soufflé de Bodó Company (RO)
Área de Convivência do Sesc Esplanada
18h30
23/03/2014
Espetáculo de Dança “Conectivos”
Núcleo de Pesquisa em Dança Contemporânea – Sesc RO
Teatro 1 do Sesc Esplanada
20h00




Jornalista responsável: Renata Vannier DRT 965/RO
Sesc Rondônia (69) 3229-6006 / ramais 208 e 220
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog do Sesc Rondônia tem por prioridade divulgar as ações e processos da instituição dando respostas a respeito da programação de eventos e outros, não sendo o canal administrativo para o recebimento de reclamações oficiais, reservando-se ao direito de não publicar mensagens que em sua essência contenham mensagens de cunho injurioso ou com linguagem depreciativa. Os usuários ou outros que desejarem fazer reclamações formais ao Sesc poderão entrar em contato com a administração regional em Porto Velho/RO e encaminhar suas considerações.

Postagens populares (5 mais recentes)