sexta-feira, 18 de outubro de 2013

“Nueva Mirada” encerra passagem por Rondônia

Cine Veneza
No mês em que se comemora o Dia das Crianças, a Mostra Itinerante do Festival Internacional de Cinema “Nueva Mirada” passou pelo estado, de 14 a 18 de outubro, com uma programação totalmente voltada para o público infanto-juvenil, organizada pelo Sesc Rondônia.
Além das sessões totalmente gratuitas no Cine Veneza, a mostra também foi apresentada no Hospital Infantil Cosme e Damião na última terça-feira (15). “O objetivo é permitir que as crianças que não podem ir ao cinema também desfrutem da programação e tenham acesso aos filmes, explica a técnica de cinema do Sesc Rondônia”, Michele Saraiva.
Para Michele, esta é uma bela forma de quebrar a rotina dos pacientes e familiares, que já estão há algum tempo no hospital, uma forma de dar mais leveza, lazer e diversão a todos. “Já que elas não puderam ir até o cinema, o cinema foi até elas”, comenta.
É um compromisso do presidente do Sistema Fecomércio Sesc-Senac,  Raniery Araújo Coelho, levar ações de qualidade a todos os cantos de Porto Velho, e com certeza, as crianças do Cosme e Damião não poderiam ficar de fora.

Sobre a Mostra
O evento é realizado pela primeira vez no Brasil como resultado de uma parceria entre o Departamento Nacional do Sesc e Associação Nueva Mirada da Argentina. Em 2013, a mostra já percorreu alguns estados brasileiros, como São Paulo, Fortaleza e Recife. Na Argentina, o evento já está em sua 12ª edição.
“O Sesc Rondônia já realizou exibições de cinema para o público infanto-juvenil,  mas é a primeira vez que uma mostra desse porte está sendo oferecida”, afirma Michele.

Os filmes da Mostra “Nueva Mirada” propõem um novo olhar sobre a vida, são produções que priorizam a diversidade cultural e o desenvolvimento sociocultural de crianças e adolescentes. Filmes que estão fora dos circuitos comerciais de TV e cinema e englobam a realidade da infância e juventude de diversos países.  São 10 programas com filmes de longa e curta metragem de animação e ficção voltados para crianças e adolescentes e divididos por classificação etária. Os filmes exibidos vêm de países como Sri Lanka, Alemanha, Dinamarca, Venezuela, Espanha e Eslováquia e tratam de  temas como solidariedade, companheirismo e responsabilidade. Crianças e adolescentes de escolas públicas de Porto Velho foram convidadas para assistirem gratuitamente aos filmes.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

MÚSICA: Atrações musicais são opção de lazer com o Ciclo de Partituras, do Sesc Rondônia

Percussionista Carlos Pial 
Após movimentar a cena cultural de Porto Velho ao oferecer, durante todo o mês de setembro, uma programação repleta de apresentações teatrais de forma totalmente gratuita, o Sesc Rondônia apresenta o Ciclo de Partituras.
Este ano o evento será realizado de 22 a 24 de outubro e tem o encerramento marcado para o dia 31 do mesmo mês, com o lançamento do CD “Pássaro”, do artista Mauro Araújo.
Consiste em apresentações musicais e workshops, abrindo espaço para artistas locais e de diversos estados brasileiros, que nesta edição conta com a participação de um percussionista de Brasília e um pianista do Rio de Janeiro.

Ceiça Faria, técnica de música do Sesc Rondônia, explica que o projeto, voltado para música instrumental, na área popular e erudita, acontece há um ano e meio. “Por enquanto só é realizado em Porto Velho, mas temos planos de leva-lo para os municípios do interior em 2014”, revela.

Ela acrescenta que os participantes são escolhidos pelo nível técnico. “O Sesc procura por pessoas que possam se apresentar e fazer workshop, com o objetivo de promover a troca de experiências com os artistas daqui”, afirma.

Mais música
A população também pode conferir as apresentações de artistas portovelhenses com a “Cesta Musical”. Ceiça comenta que este é um projeto antigo, que antes era realizado uma vez por mês e só com música autoral, mas agora está aberto para interpretes, com músicas autorais e covers, em formato de temporadas.

As próximas são apresentações são de Ciro Medeiros e Binho, nos dias 18 e 25 de outubro, às 19h e 20h30, respectivamente, na área de convivência do Sesc Esplanada.
Programação – Ciclo de Partituras
22/10
Oficina: "Percussão sem fronteiras"
Carlos Pial
15h30 na Escola de Musica Jorge Andrade

23/10
Show
Percussionista Carlos Pial
20h30 no Teatro 1 do Sesc Esplanada

- O percussionista Carlos Pial já acumula uma bagagem de shows, três CDs autorais – Maranhafricanizado; Perfusão e Etnia - e um DVD:  Aula de cajón - Ritmos Brasileiros. Um músico eclético, cujo trabalho não é predominado por tambores, pois também possui facetas eletrônicas, efeitos diversos e um toque de swing e contemporâneo.

24/10
Concerto e palestra
Pianista Roberto Bürgel - "Na Base da Música"
20h30 no Teatro 1 do Sesc Esplanada

- Natural de Curitiba, reside e atua profissionalmente há muitos anos no Rio de Janeiro, graduado no curso superior de piano pela Escola de Música Belas Artes do Paraná. Teve aulas com os pianistas Daniel Costa, Jacques Klein, Mary Staton e Arnaldo Estrella. Estudou composição e regência, especializou-se em música cênica em cursos na Alemanha e com Odin Teatret, na Dinamarca. Compôs e dirigiu musicalmente mais de uma centena de espetáculos, entre peças de teatro, bailados, musicais e óperas, além de compôr para cinema e televisão. Desde 1984 realiza concertos e workshops por todo Brasil e Europa.

31/10
Mauro Araújo - Lançamento do CD "Pássaro".
20h30 no Teatro 1 do Sesc Esplanada.
- Mauro Araújo lança seu primeiro CD instrumental intitulado "Pássaro". O músico, natural de Porto Velho, vem desenvolvendo ao longo de sua carreira trabalhos instrumentais, assim como acompanhando vários projetos, artistas de Rondônia e Acre, contribuindo com a música local. A sonoridade do CD é voltada para a mistura instantânea de ritmos, melodia e sons abrasileirados.


Mais informações: (69) 3229-6006

Postagens populares (5 mais recentes)