quinta-feira, 20 de junho de 2013

O pianista Gabriel Casara inicia edição 2013 do Ciclo de Partituras no Sesc

A temporada do Ciclo de Partituras está aberta. Neste sábado (22), a partir das 20h30, na área de Convivência do Sesc Esplanada, o pianista Gabriel Casara fará um concerto erudito e na sexta-feira (21), às 14h ministra o workshop de técnicas de piano na Escola de Música Som na Leste.

Gabriel compôs músicas voltadas para região amazônica, iniciou seus estudos com a pianista Silvia Freire de Carvalho na Escola de Música Sol Maior. Participou de vários eventos no Estado de Rondônia e na capital destacou-se em projetos no Sesc entre recitais e eventos como o Fam Sesc e Porto do Som. Com um currículo voltado para piano e a música erudita, Casara iniciou seus estudos de composição com Oiliam Lanna, fez cursos de bacharelado em Piano (UEMG) e Composição (UFMG). Mestrado na UFMG, participou do 40º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão e realizou estréia mundial de Três Croquis de Israel. Foi premiado VIII Concurso Nacional Villa-Lobos; Concurso Nacional Souza Lima, além de ArtLivre e o prestigiado Concurso Nacional de Piano Arnaldo Estrella.

Este ano o pianista recebeu o convite da  renomada pianista Cristina Ortiz  para participar do Atélier Pianístico a ser realizado em sua propriedade, um castelo  Sud-Ouest da França, no próximo mês de agosto 2013. O curso sob supervisão pessoal da pianista, tem por objetivo aprimorar questões relacionadas a execução, estudo e performance pianística. No Brasil somente são convidados cinco estudantes.

Ciclo de Partituras
O projeto é voltado para a música instrumental popular e erudita com a proposta de fomentar ainda mais novos hábitos de apreciação musical na sociedade, assim incentivando e abrindo espaço para as produções locais nesses gêneros.
O Ciclo de Partituras vai além das apresentações musicais, ele também tem um caráter de contribuição na formação dos músicos locais oferecendo a possibilidade de contato com grandes instrumentistas de outros estados do Brasil através de workshop e palestras dos quais antecederão as apresentações musicais.

Seção de Divulgação e Promoção Institucional
Jornalista responsável por esta publicação: Keila Alves DRT 970/RO

Postagens populares (5 mais recentes)