sexta-feira, 24 de maio de 2013

Municípios de Rondônia vão competir com cidades de diversos países no Dia do Desafio



O evento é coordenado pelo Sesc e recebe apoio de 31 prefeituras  do Estado. Pela primeira vez Porto Velho enfrenta uma cidade brasileira

Faltam poucos dias para começar uma das maiores campanhas mundiais de incentivo à prática habitual de exercício físico, o Dia do Desafio. Na quarta-feira (29) o Sesc Rondônia, com o apoio das prefeituras municipais inscritas na campanha, vão mobilizar milhares de pessoas para a prática de atividade física. 
Este ano 31 municípios de Rondônia vão participar da competição mundial. A abertura do evento ocorre às 8h na Quadra de Esportes do Sesc Esplanada, em Porto Velho.

O Dia do Desafio é realizado em todo Continente Americano e, desde 2010, é um evento que integra o calendário oficial de Rondônia. Outros Estados do Brasil, como Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, também contam com o evento no calendário oficial.

Histórico

A prática iniciou no Canadá na década de 1980 e foi difundida mundialmente pela “The Association For International Sport for All, TAFISA” (Associação Internacional do Esporte para Todos), entidade desportiva alemã. 

No Brasil o Dia do Desafio teve início em 1995 e foi coordenado pelo Sesc São Paulo que, desde o ano 2000, com o apoio das unidades regionais, vem organizando o evento em todo Continente Americano. Anualmente o Dia do Desafio ocorre ao mesmo tempo em vários países, sempre na última quarta-feira do mês de maio.

Desafio

As cidades que vão participar são organizadas para competir entre si, e o desafio é computar o maior número possível de pessoas que praticaram pelo menos 15 minutos de atividade física. A cidade que notificar o maior número de participantes, ganha a competição.

Porto Velho vai enfrentar a cidade de Blumenau, em Santa Catarina. É a primeira vez que a capital vai competir com uma cidade brasileira. 

Em Rondônia 31 cidades vão participar, entre elas estão Porto Velho, Ariquemes, Cacoal, São Francisco do Guaporé, Monte Negro, Seringueiras, Costa Marques, Presidente Médici, e mais 23 municípios do Estado. Todos eles vão desafiar diversas cidades do Brasil, Bolívia, Costa Rica, Colômbia, Guatemala, Chile, Cuba, Uruguai e Honduras. 

" O nosso objetivo, como instituição realizadora deste grande evento, é estimular novas percepções na forma de pensar e agir. Com o apoio de parceiros também envolvidos na mesma ideia, vamos conseguir maior mobilização da sociedade, ano a ano", comenta o presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Raniery Coelho.

Atividades

Os exercícios podem ser realizados em qualquer lugar, mas em Rondônia as unidades do Sesc já estão programando uma série de atividades. 

Em Porto Velho, na unidade Esplanada, professores de educação física e recreadores vão orientar aulas de hidroginástica, natação, futebol, voleibol, basquetebol, futsal, forró pé animado, judô e taekwondo e brincadeiras populares (bete, chinelo, perna de pau e queimada). O Sesc vai promover ainda, na tarde de quarta-feira, um passeio de barco no Rio Madeira e realizar atividades diferenciadas no Espaço Alternativo. 

Para informar a realização da atividade física no Dia do Desafio a comunidade deve ligar para os números (69) 3901-3005 / 3901-3011 / 3901-3012. 

Seção de Divulgação e Promoção Institucional
Jornalista responsável por esta publicação: Alessandra Curado DRT 2769/GO


terça-feira, 21 de maio de 2013

Escritora do Paraná lança livro na IX Jornada Literária do Sesc, em Porto Velho


Estrela Leminski, filha do poeta Paulo Leminski, traz música e poesia no palco do Teatro 1 
Nesta quarta-feira (22), às 20h30, a compositora e escritora Estrela Leminski, do Paraná, vai apresentar o show "São Sons" com o artista Téo Ruiz. Além da apresentação musical, a escritora vai lançar o livro "Poesia é não" e participará de um bate papo com os participantes. As atrações compõem a programação da IX Jornada Literária do Sesc Rondônia. 

Sobre a autora

Estrela Ruiz Leminski é escritora e compositora, filha dos poetas Paulo Leminski e Alice Ruiz. Estrela é graduada em Música na Faculdade de Artes do Paraná, especialista em Música Popular Brasileira e atualmente cursando Mestrado em Música na UFPR e em Valladolid (Espanha). Em 2004 lançou seu primeiro livro, "Cupido, cuspido, escarrado", incluindo seus poemas feitos na infância e adolescência. 

Show "São Sons"

As composições de Estrela Ruiz Leminski e Téo Ruiz destoam do padrão atual da Música Popular Brasileira. Na sonoridade traz experimentações musicais da Vanguarda Paulista, que se destacou nos anos 80 e representa também o início de uma geração de compositores independentes. A dupla já gravou 3 discos de composições próprias e participou de diversos festivais em Fortaleza, Goiânia, São Paulo, Paraná, entre outros. 

Na quinta-feira (23), às 8h30, Estrela Leminski participa de uma mesa redonda no Colégio Classe A. 

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Iniciou nesta segunda-feira (20) a pré-inscrição para Escola de Ensino Médio do Sesc no Rio de Janeiro

















Foto: Aula de matemática em exposição

Iniciou nesta segunda-feira (20), a pré-inscrição para ingressar em 2014 na Escola de Ensino Médio (Esem), localizada na capital Rio de Janeiro. Os interessados devem acessar o site www.escolasesc.com.br para realizar a o seu cadastro e obter informações referente ao processo de admissional (edital). A pré-inscrição se encerra no dia 15 de junho às 18h, horário de Brasília.

Para 2014, serão 159 vagas, distribuídas em todo Brasil de acordo com um número populacional de cada estado da federação. Em Rondônia serão selecionados três candidatos que irão cursar o Ensino Médio, em uma escola modelo, com as despesas relativas à instrução, material didático-pedagógico, hospedagem, alimentação, plano de saúde médico e odontológico, custeados pelo Sesc.

As vagas serão preenchidas de acordo com as informações contidas em edital. É necessário que o candidato tenha concluído o ensino fundamental em 2013, ter nascido entre 1 de janeiro de 1998 e 31 de dezembro de 2000. Lembrando que as vagas são destinadas preferencialmente a dependentes de comerciários, ou que apresentem uma renda familiar bruta até cinco salários mínimos, ou ainda, tenham estudado ao menos dois terço do Ensino Fundamental em alguma escola do Sesc, publica, ou privada na condição de bolsista.

Processo de admissão
O processo de admissão se inicia na pré-inscrição através da página da escola, onde o candidato irá obter o número de registro. Após esta etapa, o candidato passará ainda por 4 fases: Prova objetiva, confirmação de inscrição onde deverão procurar a unidade do SESC mais próxima de sua cidade para efetivar sua inscrição com a documentação exigida em edital no período de 19 a 28 junho de 2013 (Citado no artigo 3º em edital), prova de redação e entrevista com individual com o candidato e o responsável pelo mesmo. 

A Escola
A escola residência oferece ensino integral gratuito e de qualidade, sua estrutura é composta por dormitórios, laboratórios, computadores individuais, salas de vídeo, teatro, biblioteca, complexo poliesportivo, piscina semiolímpica, e muito mais.   A Escola Sesc de Ensino Médio tem um grande diferencial que é o ensino integral, onde os alunos moram e estudam na escola com todas as despesas educacionais pagas pelo Sesc.

Para nós, do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac, a Educação sempre foi uma prioridade! A Escola de Ensino Médio (Esem) é um exemplo de escola modelo a ser seguido em todo Brasil com um ensino de excelência voltado para o nosso comerciário e população. É pensando nisso que convidamos a todos os rondonienses a procurar nossas Unidades na Capital, Ariquemes, Ji-Paraná, Presidente Médici, Nova Mamoré e Vilhena para se informar a respeito dessa escola tão almejada por muitos”. Convida o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia, Raniery Coelho.
 
Seção de Divulgação e Promoção Institucional
Jornalista responsável por esta publicação: Keila Alves DRT 970/RO

Postagens populares (5 mais recentes)