sexta-feira, 19 de abril de 2013

BiblioSesc realiza ação para incentivar a leitura em Porto Velho


Com o objetivo de ampliar o atendimento à população, a biblioteca itinerante do Sesc promove tarde da leitura para a comunidade no Parque da Cidade


A unidade móvel de biblioteca do Sesc Rondônia realiza neste sábado (20), a partir das 16h uma ação para estimular a leitura da comunidade no Parque da Cidade, em Porto Velho. O atendimento segue até às 20h. 

Além de promover cotidianamente o acesso às escolas públicas da capital, a biblioteca itinerante quer ampliar o atendimento ao público, levando o caminhão da leitura em parques e praças de Porto Velho. 

"A proposta é democratizar a leitura, levando o BiblioSesc para os lugares de ampla circulação da cidade. Queremos despertar no público o interesse pelos livros e o Parque da Cidade é um ótimo lugar para começar, ali as famílias desfrutam dos momentos de lazer, praticam atividades físicas e, a partir de agora,  vão poder exercitar também a mente através da leitura", enfatiza o bibliotecário do Sesc Sebastião de Souza Neto. 

O BiblioSesc possui um acervo de mais de 3 mil exemplares, incluindo livros, jornais e revistas dos mais variados títulos e gêneros. 

Como funciona?

A comunidade pode realizar consultas e empréstimos de livros, jornais e revistas. Com livre acesso às estantes, o público pode escolher qualquer exemplar através de um cadastro gratuito e informatizado. Para o cadastro basta levar o documento de identidade e um comprovante de residência. O tempo de empréstimo é de 15 dias. 

"O Sesc com seu caráter social busca formas de facilitar o acesso ao livro. E é este o objetivo do caminhão da leitura. Em todo o Brasil o Sesc constitui a maior rede privada de bibliotecas", destacou o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Raniery Coelho. 


Seção de Divulgação e Promoção Institucional
Jornalista responsável pela publicação: Alessandra Curado DRT 2769/GO
Contato: (69) 3229-5882 / ramais 208 e 220

Evento esportivo reúne crianças carentes no município de Ariquemes


Escola Anísio Teixeira - 1º Lugar da Copinha Sesc 2012

Evento esportivo realizado no Sesc Ler em Ariquemes, reúne crianças e adolescentes de 7 a 14 anos. A Copinha Sesc acontece neste final de semana, 20 e 21 de abril, na Quadra da Unidade. A proposta é realizar um processo de interação com os alunos do Projeto de Habilidades de Estudo (PHE) juntamente com a comunidade.

A copinha Sesc iniciou como um projeto que daria suporte, “uma iniciação”, ao Dia do Desafio, que seria desenvolvido no mês de maio. A ideia era já ir trabalhando em abril sobre importância das praticas de atividades físicas para uma vida saudável. Hoje desenvolvido em duas etapas, abril e outubro, o torneio tornou-se um dos eventos esportivos mais importantes voltados para crianças e adolescentes.

A competição é dividida por categorias o qual inclui infantil masculino, infantil feminino e juvenil feminino. O evento também tem o seu lado social, pois as inscrições são efetuadas mediante a doação de um alimento não perecível, que serão doados a instituições carentes do município.

Em 2012 a copinha contou com 32 times inscritos, 320 atletas, contabilizando cerca de 800 atendimentos (atletas e visitantes) em 44 partidas. A cada ano cresce a participação das equipes e do publico, que comparece para assistir o torneio de futsal. Nesta 4ª edição a expectativa é superar os números anteriores. “Ao término de cada edição os pequenos atletas procuram a coordenação do evento para obter informações quando irá acontecer a próxima Copinha. Todos querem mostrar e treinar as suas habilidades esportivas” fala Neide Braga, Gerente do Sesc Ler em Ariquemes, que promete fazer do evento o mesmo sucesso dos anos anteriores.

Confira a programação:
Dia 20 de abril (Sábado)
Horário: 8h às 12h / 14h às 18h

Dia 21 de abril (domingo)
Horário: 8h às 14h

Seção de Divulgação e Promoção Institucional
Jornalista responsável pela publicação: Keila Alves DRT 970/RO
Contato: (69) 3229-5882 / ramais 208 e 220

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Palestra aborda a produção literária indígena no Brasil nesta terça-feira (16), no Sesc Esplanada


Projeto Interações Literárias é realizado pelo Sesc em parceria com a Universidade Federal de Rondônia (Unir)


Nesta terça-feira (16), a partir das 15h o Sesc realiza a primeira edição de 2013 do projeto Interações Literárias. O evento é promovido em parceria com a Universidade Federal de Rondônia (Unir) e vai ocorrer no Teatro 1 da unidade Esplanada, no Bairro Olaria, em Porto Velho. A entrada é gratuita. 

Nesta edição o Interações Literárias traz como tema "Manifestações literárias e audiovisuais indígenas", com abordagens sobre a produção acadêmica nas comunidades indígenas. A temática vai ser abordada pela professora Cynthia de Cássia, doutora em Estudos Literários pela UFMG e professora adjunta da Unir. 

Sobre o debate

No Brasil, nos últimos quinze anos, houve um movimento editorial nas comunidades indígenas que colocou em circulação a produção escrita e audiovisual de várias etnias. Entre os anos de 2004 e 2008, por exemplo, por meio de edital da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD), foram publicados mais de 60 livros de autoria indígena. Isto é, livros cujos autores são os próprios índios.

Levando em conta essa efervescência editorial e a Lei 11.645, de 08 de março de 2008, que torna obrigatória a inclusão da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” no currículo oficial nos estabelecimentos de ensino, fundamental e médio, públicos e privados, a presente conferência terá como objetivo apresentar uma visão panorâmica da produção literária e audiovisual das comunidades indígenas no Brasil.

Seção de Divulgação e Promoção Institucional
Jornalista responsável pela publicação: Alessandra Curado DRT 2769/GO
Contato: (69) 3229-5882 / ramais 208 e 220


Postagens populares (5 mais recentes)