quinta-feira, 11 de abril de 2013

Sesc realiza Mostra gratuita de cinema e oficinas para a comunidade, em Porto Velho

                                                                    Filme "No olho da rua", com Murilo Rosa

Entre os dias 17 e 20 de abril o Sesc Rondônia realiza a Mostra “Um cineasta e seus filmes”, com a exibição comentada dos filmes do cineasta brasileiro Rogério Corrêa. A Mostra ocorre no Audicine do Sesc Esplanada, em Porto Velho, sempre às 19h. A entrada é gratuita.

 A Mostra tem a participação do cineasta Rogério Corrêa que, além de comentar as suas produções, vai conduzir uma oficina para os participantes. A proposta é aproximar o público das produções cinematográficas.

Sobre o autor

Rogério Corrêa é diretor cinematográfico desde 1979, é formado em Cinema pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo e já produziu 3 curtas, 9 médias e 1 longa-metragem.
Programação
17/04/13
Filme: Tem coca-cola no vatapá (1977)
Data: 17/04
Local: Audicine
Hora: 19h
Duração: 35 min
Sinopse:
Documentário-ficção sobre a história da ocupação do mercado cinematográfico brasileiro pelo produto estrangeiro, tendo como fio-condutor o professor Paulo Emílio Salles Gomes, que colaborou no roteiro criando os textos falados por ele e os diálogos dos personagens principais, o cineasta Adhemar Gonzaga e o crítico Pedro Lima. É o primeiro filme de Pedro Farkas e Rogério Corrêa, filmado em 1976, quando ainda estudavam na Escola de Comunicações e Artes da USP.
Filme: Os Queixadas (1978)
Data: 17/04
Local: Audicine
Hora: 19h
Duração: 35 min.
Sinopse:

Queixada é um animal pequeno que quando se sente ameaçado se une para enfrentar o inimigo. Este apelido foi dado aos operários da Companhia de Cimento Perus, localizada em São Paulo no bairro de mesmo nome, quando, em 1962, organizaram uma greve por atrasos de salários e falta de condições de trabalho. A empresa costumava atrasar os pagamentos todos os meses e não colocava filtros para evitar a enorme poluição causada pela fábrica. O documentário é uma reconstituição dramatizada realizada pelos próprios operários que participaram do movimento, 16 anos depois. O filme é uma reflexão sobre resistência, união e traição dentro daquele movimento, feita a partir das encenações e depoimentos apenas dos envolvidos.  
18/04/13
Filme: Na garupa de Deus (2002)
Data: 18/04
Local: Audicine
Hora: 19h
Duração: 26 min.

Sinopse:
É uma reflexão sobre a vida na grande São Paulo, a partir do perfil das pessoas que tiram da motocicleta sua sobrevivência: os motoboys. O documentário revela o universo desta categoria profissional, a melhor tradução contemporânea para o sentimento de urgência que sempre esteve enraizado no cenário paulistano. Muitos desses garotos gostam da sensação de perigo e aventura que dá desafiar a morte.
Filme: Carpinteiros do mar (2005)
Data: 18/04
Local: Audicine
Hora: 19h30
Duração: 52 min.

Sinopse:
A baía de Camamu é a terceira maior do país, depois da Baía de Todos os Santos, ambas no Estado da Bahia, e a da Guanabara, no Rio de Janeiro. Ela está localizada na região denominada Costa do Dendê, no Recôncavo Baiano, onde predominam a vegetação primitiva da Mata Atlântica e coqueirais. Os destaques são as ilhas que nela se encontram, mais de dez, e seus inúmeros povoados.
19/04/13
Filme: Antes do futuro (2005)
Data: 19/04
Local: Audicine
Hora: 19h
Duração: 52 min.

Sinopse:
A baía de Camamu, que acolhe milhares de espécies da flora e fauna além de inúmeras atividades dos grupos que ali vivem, é apresentada como área de inestimável valor ambiental e sócio-econômico. Ela é a terceira maior do país e está localizada no estado da Bahia, se estendendo por quatro municípios.
Filme: Duplo território (2009)
Data: 19/04
Local: Audicine
Hora: 19h
Duração: 52 min

Sinopse:
O que leva um investigador que vive mergulhado na violência escancarada de uma cidade como São Paulo a pintar telas como se fossem fragmentos do seu cotidiano? Para Manoel Paes Neto interessam os olhares que traduzem súplica, arrependimento e liberdade.  Ele não sabe explicar a razão dessas pessoas lhe chamarem a atenção. Não procura celebridades do crime. Ele se interessa pelos mais tristes, mais humildes. Seu universo estético é o das pessoas em situação de rua, dos pequenos contraventores, dos que vivem à margem.
Filme: Poeira e luz (2010)
Data: 19/04
Local: Audicine
Hora: 19h
Duração: 2 min.Sinopse:
O documentário desvenda a primeira fábrica de ladrilhos hidráulicos da América Latina (1922), revelando sua rica história e a difícil alquimia existente na arte do ofício dos ladrilheiros.
20/04/13
Filme: No olho da Rua (2010)
Data: 19/04
Local: Audicine
Hora: 19h
Duração: 100 min

Sinopse:
Oton (Murilo Rosa), 38 anos, metalúrgico, dois filhos, casado com Camila (Gabriela Flores), após trabalhar 20 anos na mesma fabrica é demitido.  A partir daí sua vida sofre uma grande transformação. Sem perspectivas, luta para não perder a única coisa que lhe restou: a dignidade.




Sesc abre inscrições para o Núcleo de Cinema, em Porto Velho

O Sesc Rondônia, através da Coordenação de Cultura, está com inscrições abertas para o Núcleo de Cinema 2013. As aulas iniciam no dia 27 de abril. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas na Central de Atendimento do Sesc Esplanada, no Bairro Olaria, em Porto Velho. As vagas são limitadas.

O Núcleo de Cinema do Sesc vai ser realizado em encontros quinzenais, sempre aos sábados, com o objetivo de promover reflexões sobre a prática cinematográfica e a linguagem audiovisual. A proposta do Núcleo para 2013  é trabalhar com a história do cinema e os movimentos cinematográficos.

“Vamos promover uma discussão construtiva ao longo do curso, utilizando recursos como exibição de filmes e estudos orientados, individuais e em grupos, além de realizar oficinas ao longo do ano com conhecidos diretores e cineastas brasileiros”, acrescentou a técnica de cinema do Sesc, Michele Saraiva.

Serviço

Núcleo de Cinema (acima de 18 anos)
Período: abril a novembro.
Horário: 14h às 18h (aos sábados)
(30 vagas)
Início das atividades: 27 de abril
Horário: 14h às 18h
Local: Sala de Treinamento do Sesc Esplanada

Seção de Divulgação e Promoção Institucional
Jornalista responsável pela publicação: Alessandra Curado DRT 2769/GO
Contato: (69) 3229-5882 / ramais 208 e 220
Celular: (69) 9955-2543

Para informações sobre a inscrição msaraiva@ro.sesc.com.br

terça-feira, 9 de abril de 2013

Sesc divulga a lista de inscritos para o processo seletivo de estagiários 2013


O Sesc Rondônia, através da Seção de Desenvolvimento Técnico, divulgou nesta terça-feira (9) a lista de candidatos inscritos no processo seletivo para estagiários 2013.

As provas e entrevistas vão ser realizadas entre os dias 14 e 15 de abril na unidade do Sesc Esplanada, em Porto Velho. Os candidatos inscritos devem comparecer na data prevista fixada na relação. O candidato que não comparecer para a prova e entrevista terá sua inscrição cancelada.

Acesse a lista inscritos.

Para outras informações (69) 3229-5882 / ramal 233 . 


segunda-feira, 8 de abril de 2013

Projeto Dramaturgia em Cena inicia suas atividades no Sesc Esplanada, em porto velho



Nos dias 13 e 14 de abril o Sesc Rondônia, através da Coordenação de Cultura, realiza a oficina "Dramaturgia de Ilo Krugli e outras histórias”, ministrada pelo dramaturgo carioca Flávio Vidaurre. A oficina é gratuita. As inscrições podem ser realizadas na Coordenação de Cultura do Sesc Esplanada, em Porto Velho até o dia 12 de abril. As vagas são limitadas.

A oficina é fundamentada na obra do diretor, ator, artista plástico e escritor Ilo Krugli, especialmente em seus textos “As Quatro Chaves (1983), Histórias que o Eco Canta (1993) e Histórias de Lanços e Ventos (1974)”. O objetivo é realizar entre os alunos a leitura e apresentação dramatizada. 

Seção de Divulgação e Promoção Institucional
Jornalista responsável pela publicação: Alessandra Curado DRT 2769/GO
Contato: (69) 3229-5882 / ramais 208 e 220
Celular: (69) 9955-2543

Postagens populares (5 mais recentes)