sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Pelo segundo ano consecutivo, Palco Giratório apresenta espetáculos com tradução simultânea em Libras


Iniciativa visa inclusão de espectadores surdos às apresentações culturais e artísticas em Porto Velho

Prezando pelo acesso à arte por todos os públicos, o Festival Palco Giratório apresenta sete espetáculos com tradução simultânea na Língua Brasileira de Sinais (Libras), promovendo a inclusão de surdos em sua programação. Serão seis tradutores ligados à Associação de Professores, Parentes, Intérpretes e Amigos de Surdos do Estado de Rondônia (APPIS) envolvidos no projeto.

A primeira experiência de tradução em Libras de espetáculos teatrais para surdos realizada dentro do festival foi em 2012, quando cinco apresentações contaram com a participação de um intérprete.

“Com o resultado positivo, o Sesc Rondônia repete o projeto, buscando cada vez mais promover o acesso à arte para um público que, muitas vezes, acaba esquecido nas programações artísticas e culturais do município”, acredita o presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Raniery Coelho.

O primeiro espetáculo a contar com a tradução simultânea será “Amor Confesso”, da Cia Falácia (RJ), na noite de sábado (7), no Teatro 1 do Sesc Esplanada.

A montagem conta com dois atores em cena, Claudia Ventura e Alexandre Dantas, em um enredo que gira em torno na questão: casar ou não casar? Para confessar seu amor um pelo outro, os personagens escolhem contos de Arthur Azevedo, mas durante os ensaios descobrem que a maioria das histórias não tem um final feliz e dividem com o público a dúvida de casar ou não.

Além de “Amor Confesso”, outras seis apresentações contarão com a participação dos tradutores Marcus Loureiro; Marcos Grutzmacher; Alexandra Schell; Ariana Boaventura; Júlia Cardoso; e Soraya Rebouças de Siqueira. Confira abaixo a lista completa:

07/09 - Amor Confesso
20h30 - Teatro 1 Sesc Esplanada

09/09 - O Menino que Visitou a Lua
16h - Teatro 1 Sesc Esplanada

12/09 - O Malefício da Mariposa
19h - Teatro 1 Sesc Esplanada

13/09 – Lete
20h30 Teatro 1 Sesc Esplanada

14/09 – Simbá, o Marujo
19h - Teatro 1 Sesc Esplanada

21/09 – Curupira
20h - Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

28/09 - As quatro chaves
19h - Estrada de Ferro Madeira-Mamoré



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog do Sesc Rondônia tem por prioridade divulgar as ações e processos da instituição dando respostas a respeito da programação de eventos e outros, não sendo o canal administrativo para o recebimento de reclamações oficiais, reservando-se ao direito de não publicar mensagens que em sua essência contenham mensagens de cunho injurioso ou com linguagem depreciativa. Os usuários ou outros que desejarem fazer reclamações formais ao Sesc poderão entrar em contato com a administração regional em Porto Velho/RO e encaminhar suas considerações.

Postagens populares (5 mais recentes)