segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Sesc realiza Mostra Sonora Brasil em quatro cidades de Rondônia

Grupos do Amapá, Pará, Bahia, Rio Grande do Sul e Rondônia apresentam “Tambores e Batuques”. O tema retrata as tradições dos quilombolas no país


Entre os dias 10 e 14 de agosto o Sesc realiza em Porto Velho, Ariquemes, Vilhena e Ji-Paraná a Mostra Sonora Brasil 2013. Em Porto Velho a Mostra ocorre na unidade do Sesc Esplanada, no Bairro Olaria, sempre às 20h30. 

Com o tema “Tambores e Batuques”, músicos do Amapá, Rondônia, Pará, Bahia e Rio Grande do Sul apresentam a cultura da tradição oral presentes em comunidades quilombolas com canções que retratam o cotidiano social, o trabalho e crenças religiosas. A entrada em todos os espetáculos é gratuita.

Os grupos vão circular em Rondônia durante cinco dias utilizando instrumentos fabricados artesanalmente e, nesta edição, traz o tambor como elemento fundamental. 

Música promove o resgate da Identidade Nacional


“A Mostra Sonora Brasil promove a circulação nacional de artistas, com foco nos representantes da tradição oral e da música para a disposição de platéia. Essa troca possibilitada por este projeto traz um ganho imenso para os rondonienses, principalmente no que tange à formação cultural da sociedade, uma das principais diretrizes do Sesc”, destaca o presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Raniery Coelho. 

O evento é realizado no Brasil desde 1998 e há nove anos o Sesc Rondônia trouxe para o Estado.

“A música dá ao artista a liberdade de expressão, a possibilidade de mostrar ao público o desconhecido ou aquilo que nem sempre é lembrado. Nesta edição, com a temática ‘Tambores e Batuques’ o Sonora Brasil vai mostrar as particularidades das comunidades quilombolas, grupos que se autodenominam descendentes de escravos negros, refugiados na época da escravidão. É a música resgatando a nossa história”, completa a técnica de música do Sesc e compositora porto-velhense Ceiça Farias. 

Mais informações
(69) 3229-5882 | ramal: 239

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog do Sesc Rondônia tem por prioridade divulgar as ações e processos da instituição dando respostas a respeito da programação de eventos e outros, não sendo o canal administrativo para o recebimento de reclamações oficiais, reservando-se ao direito de não publicar mensagens que em sua essência contenham mensagens de cunho injurioso ou com linguagem depreciativa. Os usuários ou outros que desejarem fazer reclamações formais ao Sesc poderão entrar em contato com a administração regional em Porto Velho/RO e encaminhar suas considerações.

Postagens populares (5 mais recentes)