quinta-feira, 11 de abril de 2013

Sesc realiza Mostra gratuita de cinema e oficinas para a comunidade, em Porto Velho

                                                                    Filme "No olho da rua", com Murilo Rosa

Entre os dias 17 e 20 de abril o Sesc Rondônia realiza a Mostra “Um cineasta e seus filmes”, com a exibição comentada dos filmes do cineasta brasileiro Rogério Corrêa. A Mostra ocorre no Audicine do Sesc Esplanada, em Porto Velho, sempre às 19h. A entrada é gratuita.

 A Mostra tem a participação do cineasta Rogério Corrêa que, além de comentar as suas produções, vai conduzir uma oficina para os participantes. A proposta é aproximar o público das produções cinematográficas.

Sobre o autor

Rogério Corrêa é diretor cinematográfico desde 1979, é formado em Cinema pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo e já produziu 3 curtas, 9 médias e 1 longa-metragem.
Programação
17/04/13
Filme: Tem coca-cola no vatapá (1977)
Data: 17/04
Local: Audicine
Hora: 19h
Duração: 35 min
Sinopse:
Documentário-ficção sobre a história da ocupação do mercado cinematográfico brasileiro pelo produto estrangeiro, tendo como fio-condutor o professor Paulo Emílio Salles Gomes, que colaborou no roteiro criando os textos falados por ele e os diálogos dos personagens principais, o cineasta Adhemar Gonzaga e o crítico Pedro Lima. É o primeiro filme de Pedro Farkas e Rogério Corrêa, filmado em 1976, quando ainda estudavam na Escola de Comunicações e Artes da USP.
Filme: Os Queixadas (1978)
Data: 17/04
Local: Audicine
Hora: 19h
Duração: 35 min.
Sinopse:

Queixada é um animal pequeno que quando se sente ameaçado se une para enfrentar o inimigo. Este apelido foi dado aos operários da Companhia de Cimento Perus, localizada em São Paulo no bairro de mesmo nome, quando, em 1962, organizaram uma greve por atrasos de salários e falta de condições de trabalho. A empresa costumava atrasar os pagamentos todos os meses e não colocava filtros para evitar a enorme poluição causada pela fábrica. O documentário é uma reconstituição dramatizada realizada pelos próprios operários que participaram do movimento, 16 anos depois. O filme é uma reflexão sobre resistência, união e traição dentro daquele movimento, feita a partir das encenações e depoimentos apenas dos envolvidos.  
18/04/13
Filme: Na garupa de Deus (2002)
Data: 18/04
Local: Audicine
Hora: 19h
Duração: 26 min.

Sinopse:
É uma reflexão sobre a vida na grande São Paulo, a partir do perfil das pessoas que tiram da motocicleta sua sobrevivência: os motoboys. O documentário revela o universo desta categoria profissional, a melhor tradução contemporânea para o sentimento de urgência que sempre esteve enraizado no cenário paulistano. Muitos desses garotos gostam da sensação de perigo e aventura que dá desafiar a morte.
Filme: Carpinteiros do mar (2005)
Data: 18/04
Local: Audicine
Hora: 19h30
Duração: 52 min.

Sinopse:
A baía de Camamu é a terceira maior do país, depois da Baía de Todos os Santos, ambas no Estado da Bahia, e a da Guanabara, no Rio de Janeiro. Ela está localizada na região denominada Costa do Dendê, no Recôncavo Baiano, onde predominam a vegetação primitiva da Mata Atlântica e coqueirais. Os destaques são as ilhas que nela se encontram, mais de dez, e seus inúmeros povoados.
19/04/13
Filme: Antes do futuro (2005)
Data: 19/04
Local: Audicine
Hora: 19h
Duração: 52 min.

Sinopse:
A baía de Camamu, que acolhe milhares de espécies da flora e fauna além de inúmeras atividades dos grupos que ali vivem, é apresentada como área de inestimável valor ambiental e sócio-econômico. Ela é a terceira maior do país e está localizada no estado da Bahia, se estendendo por quatro municípios.
Filme: Duplo território (2009)
Data: 19/04
Local: Audicine
Hora: 19h
Duração: 52 min

Sinopse:
O que leva um investigador que vive mergulhado na violência escancarada de uma cidade como São Paulo a pintar telas como se fossem fragmentos do seu cotidiano? Para Manoel Paes Neto interessam os olhares que traduzem súplica, arrependimento e liberdade.  Ele não sabe explicar a razão dessas pessoas lhe chamarem a atenção. Não procura celebridades do crime. Ele se interessa pelos mais tristes, mais humildes. Seu universo estético é o das pessoas em situação de rua, dos pequenos contraventores, dos que vivem à margem.
Filme: Poeira e luz (2010)
Data: 19/04
Local: Audicine
Hora: 19h
Duração: 2 min.Sinopse:
O documentário desvenda a primeira fábrica de ladrilhos hidráulicos da América Latina (1922), revelando sua rica história e a difícil alquimia existente na arte do ofício dos ladrilheiros.
20/04/13
Filme: No olho da Rua (2010)
Data: 19/04
Local: Audicine
Hora: 19h
Duração: 100 min

Sinopse:
Oton (Murilo Rosa), 38 anos, metalúrgico, dois filhos, casado com Camila (Gabriela Flores), após trabalhar 20 anos na mesma fabrica é demitido.  A partir daí sua vida sofre uma grande transformação. Sem perspectivas, luta para não perder a única coisa que lhe restou: a dignidade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog do Sesc Rondônia tem por prioridade divulgar as ações e processos da instituição dando respostas a respeito da programação de eventos e outros, não sendo o canal administrativo para o recebimento de reclamações oficiais, reservando-se ao direito de não publicar mensagens que em sua essência contenham mensagens de cunho injurioso ou com linguagem depreciativa. Os usuários ou outros que desejarem fazer reclamações formais ao Sesc poderão entrar em contato com a administração regional em Porto Velho/RO e encaminhar suas considerações.

Postagens populares (5 mais recentes)