segunda-feira, 15 de abril de 2013

Palestra aborda a produção literária indígena no Brasil nesta terça-feira (16), no Sesc Esplanada


Projeto Interações Literárias é realizado pelo Sesc em parceria com a Universidade Federal de Rondônia (Unir)


Nesta terça-feira (16), a partir das 15h o Sesc realiza a primeira edição de 2013 do projeto Interações Literárias. O evento é promovido em parceria com a Universidade Federal de Rondônia (Unir) e vai ocorrer no Teatro 1 da unidade Esplanada, no Bairro Olaria, em Porto Velho. A entrada é gratuita. 

Nesta edição o Interações Literárias traz como tema "Manifestações literárias e audiovisuais indígenas", com abordagens sobre a produção acadêmica nas comunidades indígenas. A temática vai ser abordada pela professora Cynthia de Cássia, doutora em Estudos Literários pela UFMG e professora adjunta da Unir. 

Sobre o debate

No Brasil, nos últimos quinze anos, houve um movimento editorial nas comunidades indígenas que colocou em circulação a produção escrita e audiovisual de várias etnias. Entre os anos de 2004 e 2008, por exemplo, por meio de edital da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD), foram publicados mais de 60 livros de autoria indígena. Isto é, livros cujos autores são os próprios índios.

Levando em conta essa efervescência editorial e a Lei 11.645, de 08 de março de 2008, que torna obrigatória a inclusão da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” no currículo oficial nos estabelecimentos de ensino, fundamental e médio, públicos e privados, a presente conferência terá como objetivo apresentar uma visão panorâmica da produção literária e audiovisual das comunidades indígenas no Brasil.

Seção de Divulgação e Promoção Institucional
Jornalista responsável pela publicação: Alessandra Curado DRT 2769/GO
Contato: (69) 3229-5882 / ramais 208 e 220


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog do Sesc Rondônia tem por prioridade divulgar as ações e processos da instituição dando respostas a respeito da programação de eventos e outros, não sendo o canal administrativo para o recebimento de reclamações oficiais, reservando-se ao direito de não publicar mensagens que em sua essência contenham mensagens de cunho injurioso ou com linguagem depreciativa. Os usuários ou outros que desejarem fazer reclamações formais ao Sesc poderão entrar em contato com a administração regional em Porto Velho/RO e encaminhar suas considerações.

Postagens populares (5 mais recentes)