quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Festival Palco Giratório começa neste sábado (1) em Porto Velho



Considerado o maior festival de teatro itinerante da América Latina, o projeto traz novidades para Rondônia em 2012

A partir deste sábado (1) Porto Velho será sede do maior festival de teatro da Região Norte, o Palco Giratório. A abertura oficial será a partir das 19h30 no Teatro 1 da unidade do Sesc Esplanada, no Bairro Olaria, em Porto Velho. O espetáculo Cavalo-marinho do grupo pernambucano Grial vai abrir o Festival com a apresentação às 20h30 na quadra da unidade Esplanada.

O festival Palco Giratório ocorre durante os 30 dias do mês de setembro; serão apresentados espetáculos gratuitos de diferentes classificações, atingindo tanto o público infantil como o adulto.

Tradição

Porto Velho é a única capital da Região Norte que vai receber o Festival Palco Giratório. O projeto itinerante é o maior na América Latina e objetiva promover o trabalho de companhias de teatro de diversas regiões brasileiras.

De acordo com o coordenador de cultura do Sesc Rondônia, Fabiano Barros, o evento deve atingir mais de 50 mil pessoas. “O festival já é um evento tradicional e está entre os mais esperados em Porto Velho. O Sesc trabalha durante todo o ano para a realização do Palco e estamos ansiosos com esta edição de 2012 que está cheia de novidades”, afirma.

O coordenador contou que os moradores das zonas Leste e Sul da capital também vão poder prestigiar espetáculos sem sair de sua região. “Vamos levar grandes grupos de teatro de rua para bairros mais distantes do Centro, queremos possibilitar a participação desse público”, diz.

História

O Palco Giratório foi criado pelo Sesc em 1998 com o  intuito de proporcionar ao público de baixa renda e à família comerciaria o acesso à cultura de qualidade.
Na edição deste ano as companhias de teatro e dança selecionadas pela curadoria nacional do Palco Giratório circulam por mais de 120 cidades brasileiras totalizando 701 apresentações.

“O Palco Giratório já é um evento consagrado no cenário teatral brasileiro e o Sesc Rondônia se destaca por ser a única unidade da região Norte que promove e sedia o festival. Nossos técnicos trabalham durante todo o ano no planejamento do evento, sem dúvidas é o festival cultural mais grandioso de nossa região”, salienta o presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Raniery Coelho.

O diretor regional do Sesc Rondônia, Waldy Fernando Bastos, falou sobre a importância da participação da família comerciária. “Os rondonienses já conhecem o Palco Giratório pela sua tradição. O evento tornou-se a grande oportunidade para os comerciários contemplarem espetáculos de todo o Brasil”, finaliza.

Postagens populares (5 mais recentes)