sexta-feira, 25 de maio de 2012

Inquisição em cena


 Teatro em Cartaz apresenta espetáculo reconhecido pela ONU e pelo Fórum Mundial de Cultura

Estreia no sábado (2), às 20h30, no Teatro 1 do SESC Esplanada, o espetáculo “O Julgamento de Branca Dias”, dirigido pelo produtor e ator Evaldo Leão.
O espetáculo foi o segundo em recorde de público em Rondônia e o único citado no Fórum Mundial de Cultura  e na Organização das Nações Unidas (ONU).

A peça foi fundamentada a partir da leitura da obra de Dias Gomes, “Santo Inquérito”, e narra a história de uma jovem portuguesa que sofreu inquisição no Brasil no século XVI. Sua transgressão foi se apaixonar por um Padre após salvá-lo de um afogamento em um Rio.

De acordo com o diretor Evaldo Leão o objetivo da trama é despertar no público, através de uma narrativa do Brasil colônia, uma maior reflexão sobre os problemas sociais atuais, como a prática do bullying, a violência contra a mulher e o dogmatismo religioso.

O Julgamento de Branca Dias compõe o calendário de apresentações do projeto Teatro em Cartaz do SESC Rondônia. Os ingressos custam R$20 inteira e R$10 meia entrada para estudantes, idosos e comerciários (com a carteirinha do SESC atualizada). A classificação indicativa é a partir dos 12 anos.

“O projeto Teatro em Cartaz, além de apresentar os espetáculos de outros estados para Rondônia, impulsiona os artistas e as produções artísticas de nossa região”, ultimou o presidente do Sistema Fecomércio-SESC-SENAC, Raniery Coelho. 


Mais informações
Seção de Divulgação SESC Rondônia
Jornalista responsável: Alessandra Curado DRT 2769/GO
Estagiário de Comunicação: Gustavo Ieladian
Contato: (69) 3229-5882 (ramal 208)

Exposição fotográfica registra novos talentos das artes visuais


Está em exposição, na Galeria de Artes do SESC Centro, até o dia 16 de junho, a obra fotográfica “Máquina de Olhares”. A mostra é resultado do projeto Bienal do Estudante, promovido pelo SESC Rondônia em 2011, com o apoio do professor e fotógrafo Analton Alves que ministrou oficinas de fotografias em diversas escolas da rede pública e particular de Porto Velho.

São 20 painéis que retratam a experiência dos estudantes com as artes visuais. O objetivo das oficinas foi despertar a percepção cotidiana dos alunos para um olhar fotográfico no contexto escolar.

“Além de promover projetos culturais na região amazônica, o SESC também vem qualificando profissionais e revelando novos talentos para as artes”, disse o presidente do SESC, Raniery Coelho.

A exposição está aberta de segunda à sexta-feira das 8h às 16h e sábado das 11h às 14h.


Mais informações
Seção de Divulgação SESC Rondônia
Jornalista responsável: Alessandra Curado DRT 2769/GO
Estagiário de Comunicação: Gustavo Ieladian
Contato: (69) 3229-5882 (ramal 208)


 

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Leituras em Cena

No SESC Esplanada
Obra "A Serpente" (Nelson Rodriques)
1ª Leitura: 25/05 - Sexta - 20h30
2ª Leitura: 26/05 - Sábado - 20h30

terça-feira, 22 de maio de 2012

Jornada Literária reúne autores de vários estados no SESC RO


Palestras, oficinas, mesa redonda, recital, conferências e minicursos são as principais atrações da Semana Literária

O SESC Rondônia realiza, entre os dias 28 de maio e 03 de junho a VIII edição da Jornada Literária com a temática “A poesia e o Poeta: Veredas contemporâneas”. O evento vai ocorrer na unidade do SESC Esplanada em Porto Velho e vai reunir escritores de vários estados do país. Durante a semana de estudos literários os inscritos vão poder participar de palestras, oficinas, mesa redonda, recital poético, conferências e minicursos (baixe aqui a programação completa).

A abertura oficial será na segunda-feira (28), às 14h no Teatro 1 do SESC Esplanada, com a palestra “Poesia, realidade e imaginário”, na obra de Paes Loureiro, Thiago de Mello e Élson Farias, ministrada pelo poeta Tenório Telles, do Amazonas. Às 14h30 o professor Me. João Pedro, do Rio de Janeiro, vai apresentar uma performance poética (poesia teatralizada). Para finalizar o primeiro dia de Jornada os professores Tenório e João Pedro vão ministrar oficinas no Audicine e no Teatro 1.

A Semana literária segue até domingo (03) com várias atrações. Além de literatura, o público vai assistir ao show do cantor rondoniense, Bado, e à exposição de filmes e documentários sobre linguagens artísticas.

As inscrições podem ser realizadas na Coordenação de Cultura, localizada no SESC Esplanada, Av. Presidente Dutra, 4175, Bairro Olaria. Para mais informações (69) 3229-5882 / ramal 238 e 239.

Jornada e Prêmio de Poesia

A Jornada Literária é um projeto tradicional no SESC que reúne artistas do universo literário para a troca de conhecimentos sobre as principais linguagens e processos metafóricos da literatura brasileira e regional.

A coordenadora do projeto, Gleicyane Vieira, acredita que a Jornada vai ajudar a promover novos escritores em Rondônia. “O evento vai ser uma grande oportunidade para futuros escritores. Na Jornada, eles vão ter a oportunidade de conhecer novas formas de produção literária e treinar suas habilidades com a poesia, o conto ou a narração”, explicou.

Gleicyane também apontou que a VIII Jornada Literária vai ser o ensejo para os interessados em participar do II Prêmio SESC de Poesia, com inscrições abertas até o dia 15 de junho. “Considerando que o evento proporcionar uma gama de conhecimento sobre literatura e linguagem, esta pode ser a última oportunidade para aqueles que ainda não inscreveram a sua poesia em uma das principais premiações do SESC”, ressaltou. 

O presidente do Sistema Fecomércio-SESC-SENAC, Raniey Coelho, acredita que o projeto, além de promover o enriquecimento do cenário literário de Rondônia, vai destacar novos escritores. “Nossa região precisa mostrar seus representantes no universo literário. Na edição passada do Prêmio de Poesia, realizado pelo SESC, descobrimos que temos autores de grande potencial em nossa região. Eventos como a Jornada Literária vai, com toda a certeza, ser mais uma oportunidade do SESC destacar escritores no cenário nacional”, pontuou Coelho. 

Mais informações
Seção de Divulgação SESC Rondônia
Jornalista responsável: Alessandra Curado DRT 2769/GO
Estagiário de Comunicação: Gustavo Ieladian
Contato: (69) 3229-5882 (ramal 208)


segunda-feira, 21 de maio de 2012

Abertas as inscrições para a ESEM


A Escola de Ensino Médio do SESC está classificada entre uma das melhores do país

Estão abertas as pré-inscrições para a Escola SESC de Ensino Médio (ESEM) para ingresso ao ano letivo 2013. Os interessados devem acessar a página da ESEM www.escolasesc.com.br, no período de 23 de maio a 15 de junho e efetuar a pré-inscrição. Em Rondônia serão selecionados três candidatos que irão cursar o Ensino Médio.

Após confirmar a pré-inscrição os candidatos devem procurar a unidade do SESC mais próxima de sua cidade e levar a documentação exigida em edital, como Certidão de Nascimento, RG, comprovante de residência e escolaridade. 

“Em Rondônia, os candidatos podem procurar as unidades de Ariquemes, Ji-Paraná, Presidente Médici, Nova Mamoré, Vilhena e Porto Velho. É importante reunirmos um grande número de inscrições para que nas próximas seleções tenhamos mais vagas para nosso Estado”, destacou o presidente do Sistema Fecomércio-SESC-SENAC, Raniery Coelho.   

A Escola

A instituição é de formação integral e fica localizada no Rio de Janeiro/RJ. Os educandos selecionados estudam e moram na escola. As despesas de moradia, alimentação e material didático é financiado pela ESEM. Cerca de 500 jovens já concluíram o ensino médio na escola. A proposta da ESEM é dar oportunidade para o aluno de baixa renda adquirir conhecimento de qualidade sem nenhum custo.  Para isso, mantém um corpo docente formado por mestres e doutores. 
Os estudantes têm apoio permanente e professor exclusivo para tirar dúvidas e auxiliá-los nas tarefas escolares. A estrutura do complexo educacional da ESEM inclui laboratórios e oficinas, espaços especializados para realização de atividades artísticas e culturais, além de um moderno complexo poliesportivo. 

Os alunos da ESEM também participam de intercâmbio com escolas americanas e têm acesso à biblioteca com 40 mil volumes. 

Mais informações
Seção de Divulgação SESC Rondônia
Jornalista responsável: Alessandra Curado DRT 2769/GO
Estagiário de Comunicação: Gustavo Ieladian
Contato: (69) 3229-5882 (ramal 208)



Postagens populares (5 mais recentes)