quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Festival Palco Giratório começa neste sábado (1) em Porto Velho



Considerado o maior festival de teatro itinerante da América Latina, o projeto traz novidades para Rondônia em 2012

A partir deste sábado (1) Porto Velho será sede do maior festival de teatro da Região Norte, o Palco Giratório. A abertura oficial será a partir das 19h30 no Teatro 1 da unidade do Sesc Esplanada, no Bairro Olaria, em Porto Velho. O espetáculo Cavalo-marinho do grupo pernambucano Grial vai abrir o Festival com a apresentação às 20h30 na quadra da unidade Esplanada.

O festival Palco Giratório ocorre durante os 30 dias do mês de setembro; serão apresentados espetáculos gratuitos de diferentes classificações, atingindo tanto o público infantil como o adulto.

Tradição

Porto Velho é a única capital da Região Norte que vai receber o Festival Palco Giratório. O projeto itinerante é o maior na América Latina e objetiva promover o trabalho de companhias de teatro de diversas regiões brasileiras.

De acordo com o coordenador de cultura do Sesc Rondônia, Fabiano Barros, o evento deve atingir mais de 50 mil pessoas. “O festival já é um evento tradicional e está entre os mais esperados em Porto Velho. O Sesc trabalha durante todo o ano para a realização do Palco e estamos ansiosos com esta edição de 2012 que está cheia de novidades”, afirma.

O coordenador contou que os moradores das zonas Leste e Sul da capital também vão poder prestigiar espetáculos sem sair de sua região. “Vamos levar grandes grupos de teatro de rua para bairros mais distantes do Centro, queremos possibilitar a participação desse público”, diz.

História

O Palco Giratório foi criado pelo Sesc em 1998 com o  intuito de proporcionar ao público de baixa renda e à família comerciaria o acesso à cultura de qualidade.
Na edição deste ano as companhias de teatro e dança selecionadas pela curadoria nacional do Palco Giratório circulam por mais de 120 cidades brasileiras totalizando 701 apresentações.

“O Palco Giratório já é um evento consagrado no cenário teatral brasileiro e o Sesc Rondônia se destaca por ser a única unidade da região Norte que promove e sedia o festival. Nossos técnicos trabalham durante todo o ano no planejamento do evento, sem dúvidas é o festival cultural mais grandioso de nossa região”, salienta o presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Raniery Coelho.

O diretor regional do Sesc Rondônia, Waldy Fernando Bastos, falou sobre a importância da participação da família comerciária. “Os rondonienses já conhecem o Palco Giratório pela sua tradição. O evento tornou-se a grande oportunidade para os comerciários contemplarem espetáculos de todo o Brasil”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog do Sesc Rondônia tem por prioridade divulgar as ações e processos da instituição dando respostas a respeito da programação de eventos e outros, não sendo o canal administrativo para o recebimento de reclamações oficiais, reservando-se ao direito de não publicar mensagens que em sua essência contenham mensagens de cunho injurioso ou com linguagem depreciativa. Os usuários ou outros que desejarem fazer reclamações formais ao Sesc poderão entrar em contato com a administração regional em Porto Velho/RO e encaminhar suas considerações.

Postagens populares (5 mais recentes)