segunda-feira, 12 de março de 2012

Mutirão da Saúde na Semana da Mulher



Compondo a grade de programação da Semana da Mulher, a equipe de assistência médica do SESC Rondônia esteve na unidade Centro para conferir como está a saúde da classe comerciária de Porto Velho. Durante dois dias foram realizados, gratuitamente, diversos exames como: coleta de preventivo, aferição de pressão arterial, testes de glicemia, colesterol e triglicérides  e aplicação de vacinas contra o tétano, febre amarela, hepatite B e tríplice viral.

Ao todo, foram efetuados 536 exames entre colesterol  e triglicérides, 579 aferições de pressão, 63 coletas de preventivo e aplicadas 69 vacinas.

De acordo com o Departamento de Saúde do SESC os resultados dos exames não são nada satisfatórios. Segundo o levantamento, cerca de 20% dos avaliados estão com alta taxa de triglicérides no sangue, “isso significa um aumento no risco de doenças do coração, além de propensão a diabetes, obesidade e pancreatite”, afirma a nutricionista Queila Silva Tunes.

A alta taxa de triglicérides é resultado, na maioria dos casos, por erros na dieta alimentar. Para controlar a triglicéride no sangue Queila Tunes explica: “é preciso manter uma alimentação balanceada, reduzir a quantidade de carboidratos (pão francês, massas e açúcar), carnes e óleo. O correto é abusar de frutas, verduras, legumes e muita fibra, além de praticar constantemente exercício físico”. 

E não foi só a gordura no sangue que preocupou a equipe de enfermeiros do SESC. A hipertensão também apareceu como fator de risco em 15% dos pacientes. A hipertensão ou pressão alta ataca o coração, olhos, cérebro e até os rins. “É uma doença que pode ser herdada dos pais ou avós ou, ainda, resultado de excessos no consumo de sal e bebidas alcoólicas”, disse Queila Tunes.

A hipertensão é uma doença crônica, não tem cura, mas pode ser controlada com ajuda de um médico especialista. “Além de medicamentos, o paciente hipertenso deverá também adotar um ritmo de vida saudável, mantendo o peso, reduzir o consumo de sal sódico optando por sal de ervas e se exercitar conforme indicação do médico”, finalizou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog do Sesc Rondônia tem por prioridade divulgar as ações e processos da instituição dando respostas a respeito da programação de eventos e outros, não sendo o canal administrativo para o recebimento de reclamações oficiais, reservando-se ao direito de não publicar mensagens que em sua essência contenham mensagens de cunho injurioso ou com linguagem depreciativa. Os usuários ou outros que desejarem fazer reclamações formais ao Sesc poderão entrar em contato com a administração regional em Porto Velho/RO e encaminhar suas considerações.

Postagens populares (5 mais recentes)