terça-feira, 27 de março de 2012

15 anos de Palco Giratório




São mais de 5 mil apresentações e um público de 2,5 milhões de espectadores em todo o país

O Palco Giratório completa 15 anos de itinerâncias e sucessos por todo o Brasil. Nesta estrada, já passaram pelo projeto mais de 170 grupos teatrais, que realizaram aproximadamente 5 mil apresentações, alcançando 2,5 milhões de espectadores. Este ano, o Palco Giratório inicia seu circuito em Fortaleza, no Ceará com o espetáculo de dança Escapada, da Cia. Mario Nascimento, de Minas Gerais. A apresentação será dia 31 de março, às 20h, no Theatro José de Alencar, um dos espaços mais tradicionais da capital.

Projeto que começou nos moldes do Mambembão, realizado pela Funarte de 1978 a 1980, o Palco Giratório iniciou suas andanças por sete estados em 1998, com o objetivo de difundir e descentralizar as artes cênicas. Hoje está presente em todos os estados do país. Companhias de teatro como a Companhia do Latão (SP), Armazém Companhia de Teatro (RJ), Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare (RN), Lia Rodrigues Companhia de Dança (RJ), Mamulengo Só-Riso (PE) e Imbuaça (SE) já giraram pelo projeto.  

Mas o espetáculo do Palco Giratório vai além das apresentações. Mais do que circular as diferentes produções em todo o país, o intercâmbio dos grupos, que percorrem estados diferentes da sua costumeira área de atuação, proporciona uma experiência rica e construtiva para os artistas. Além da troca de informações e metodologias de trabalho, o Palco Giratório promove também a interação dos artistas com o público, por meio de conversas, oficinas e debates que ampliam o conhecimento sobre o processo de criação no universo das artes cênicas.

“Apoiar manifestações que contribuam para a criação artística e intelectual; democratizar a cultura nacional , promovendo o acesso aos bens culturais, são objetivos cotidianos do SESC. O Projeto Palco Giratório reflete bem este compromisso e se consolida, a cada ano, como uma marca no registro histórico das artes cênicas em nosso país”, explica o Diretor-Geral do Departamento Nacional do SESC, Maron Emile Abi-Abib.

Este ano, o Palco irá percorrer 122 cidades com 23 espetáculos, totalizando 701 apresentações até o final do ano. Participam do projeto 16 grupos, de 11 estados, que estarão nos palcos e espaços culturais com os mais diversos estilos: comédia; drama; musical; teatro gestual, épico, de animação e de máscaras; dança de rua e contemporânea. Toda a programação estará disponível no site www.sesc.com.br/palcogiratorio. Aguarde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog do Sesc Rondônia tem por prioridade divulgar as ações e processos da instituição dando respostas a respeito da programação de eventos e outros, não sendo o canal administrativo para o recebimento de reclamações oficiais, reservando-se ao direito de não publicar mensagens que em sua essência contenham mensagens de cunho injurioso ou com linguagem depreciativa. Os usuários ou outros que desejarem fazer reclamações formais ao Sesc poderão entrar em contato com a administração regional em Porto Velho/RO e encaminhar suas considerações.

Postagens populares (5 mais recentes)