sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Palco Giratório 2011: Encerramento com Overdoze e espetáculos musicais

Concerto de Ispinho e Fulô

O Festival Palco Giratório 2011 está chegando ao fim! Foram 32 dias de debates, espetáculos de vários cantos do Brasil e performances, totalizando 44 apresentações nos mais variados locais, como o Teatro Um, a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e as Unidades Penitenciárias Masculina e Feminina. Circo, teatro de rua, dança, tragicomédias, comédias e dramas de várias partes do Brasil fizeram o teatro e suas vertentes ocuparem Porto Velho durante todo o mês de setembro e início de outubro. A programação de encerramento, neste fim de semana, envolve debates, apresentações variadas e dois espetáculos musicais com a Cia. do Tijolo.

Hoje, a partir das 14h no Audicine do SESC Esplanada, acontece o último encontro no Subsolo, projeto que reúne grupos de teatro da Capital, artistas e público para discutir e levar a conhecimento geral as produções teatrais no Estado e a história dos grupos mais atuantes. O debate vai ser transmitido ao vivo aqui no Blog. Acompanhe!

E às 20h30 de hoje, no Teatro Um, a Cia. do Tijolo, de São Paulo, apresenta o espetáculo “Concerto de Ispinho e Fulô”, que com música e versos faz um diálogo entre o popular e o erudito, o urbano e o rural, e culmina com a denúncia de um dos primeiros ataques aéreos contra civis em território brasileiro, que não está nos livros de história.

Do domingo, último dia de Festival, o destaque é o projeto Overdoze - serão 12h ininterruptas de apresentações culturais envolvendo música, dança, teatro, cinema, exposições e outras expressões artísticas. O Overdoze acontece das 11h às 16h no SESC Esplanada, e das 16h às 23h na Praça Aluízio Ferreira.

E encerrando o Festival, a última apresentação desta edição é o espetáculo musical “Cante Lá que Eu Canto Cá”, também da Cia. do Tijolo, às 20h30 no Teatro Um. O espetáculo cênico musical fala de Mané Besta, um personagem que perdeu seu grande amor por não conseguir enxergar seus olhos. Fala também das mãos calejadas e das mãos preguiçosas de vergonha alheia; da cabeça que pensa onde os pés pisam; das reflexões do poeta e da arte de versejar; do coração que segue caminhos enviesados e das festas do sertão, onde a música e o ritmo interagem com o público de forma tão estreita, que quase não existe a separação de palco e platéia.
Aproveitem o fim de semana para se despedir do Festival da melhor maneira possível: com muita cultura e apresentações artísticas dos mais variados tipos, porque depois.... só no ano que vem!

Subsolo - Arqueologia do Teatro Portovelhense
Data: 01/09/2011
Horário: 14h
Local: Audicine do SESC Esplanada

Concerto de Ispinho e Fulô - Cia. do Tijolo (SP)
Data: 01/10/2011
Horário: 20h30
Local: Teatro Um do SESC Esplanada
Classificação:
Entrada: 2kg de alimentos não perecíveis. Comerciário com carteirinha atualizada tem ingresso grátis.

Overdoze
Apresentações culturais variadas
Data: 02/09/2011
Local: SESC Esplanada das 11h às 16h
Local: Praça Aluísio Ferreira das 16h às 23h

Cante lá que Eu Canto Cá - Cia do Tijolo (SP)
Data: 02/10/2011
Horário: 20h30
Local: Teatro Um do SESC Esplanada
Classificação:
Entrada: 2kg de alimentos não perecíveis. Comerciário com carteirinha atualizada tem ingresso grátis.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Palco Giratório 2011: Cia Fiasco (RO) apresenta “Memória da Carne” nesta Sexta-Feira

  Chegando à reta final de apresentações, o Palco Giratório reservou boas apresentações ao público portovelhense, e nesta sexta-feira a escrita continua: será apresentado o espetáculo “Memória da Carne”, da Cia. de Artes Fiasco, de Porto Velho.
 
  Onde se guarda? Onde se registra? Quem não tem uma memória? O que a define importante para ser lembrança - memória? Quais são os filtros? São tantas camadas que participam da construção dessa memória que seria impossível não citar as ciências para tentar defini-las. Porém, Memória da Carne permite um encontro com esses registros em seu estado de instabilidade e (des) organização. É um convite de carne para carne ao encontro com suas memórias ocorridas, perdidas e as construídas em tempo real.
  

  A Cia. de Artes Fiasco, que apresentou também “O Dragão de Macaparana” nesta edição do Palco Giratório, dedica-se desde 2011 à pesquisa teatral apoiando-se nas mais diversas experimentações, sempre abordando temas contemporâneos. O espetáculo “Memória da Carne” tem classificação etária 16 anos, e acontece nesta Sexta-feira, dia 30, no Teatro Um do SESC Esplanada às 20h30 e a entrada são 2kg de alimentos não perecíveis. Comerciários com carteirinha atualizada têm ingresso grátis.


Memória da Carne - Cia. de Artes Fiasco (RO)
Data: 30/09/2011
Local: Teatro Um do SESC Esplanada
Horário: 20h30
Classificação: 16 anos / Drama
Entrada: 2kg de alimento não-perecível
Comerciário com carteirinha atualizada: senha grátis  

 

O Evangelho Segundo São Mateus - PALCO GIRATÓRIO 2011

O Evangelho Segundo São Mateus - PALCO GIRATÓRIO 2011O Evangelho Segundo São Mateus - PALCO GIRATÓRIO 2011O Evangelho Segundo São Mateus - PALCO GIRATÓRIO 2011O Evangelho Segundo São Mateus - PALCO GIRATÓRIO 2011O Evangelho Segundo São Mateus - PALCO GIRATÓRIO 2011O Evangelho Segundo São Mateus - PALCO GIRATÓRIO 2011

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Palco Giratório 2011: Grupo Delírio apresenta hoje “Kafka - Escrever é um sono mais profundo que a morte”

  “Kafka - Escrever é um sono mais profundo que a morte” é uma especulação perigosa e irresponsável sobre a infância de Franz Kafka. Como teria sido sua infância? Como poderia ter sido? Transformamos o mais famoso escritor do século XX num personagem dele mesmo e jogamos com suas palavras, seu tempo, suas ideias e obsessões. O espetáculo apresenta verdades históricas como racismo, preconceito, fascismo, mas também as lendas e os abismos psicológicos e familiares, a infância, suas assombrações e ansiedades. A linguagem do espetáculo está contaminada pelos romances, contos e aforismos do autor.
 

  O espetáculo “Kafka - Escrever é um sono mais profundo que a morte” tem classificação etária 14 anos, e acontece nesta quarta-feira, dia 28, no Teatro Um do SESC Esplanada às 20h30 e a entrada são 2kg de alimentos não perecíveis. Comerciários com carteirinha atualizada têm ingresso grátis. 




Kafka - Escrever é um sono mais profundo que a morte - Grupo Delírio (PR)
Data: 29/09/2011
Local: Teatro Um do SESC Esplanada
Horário: 20h30
Classificação:14 anos
Entrada: 2kg de alimentos não perecíveis

Atividades - SEMANA DO IDOSO 2011

Atividades - SEMANA DO IDOSO 2011Atividades - SEMANA DO IDOSO 2011Atividades - SEMANA DO IDOSO 2011Atividades - SEMANA DO IDOSO 2011Atividades - SEMANA DO IDOSO 2011Atividades - SEMANA DO IDOSO 2011
Atividades - SEMANA DO IDOSO 2011Atividades - SEMANA DO IDOSO 2011Atividades - SEMANA DO IDOSO 2011Atividades - SEMANA DO IDOSO 2011Atividades - SEMANA DO IDOSO 2011Atividades - SEMANA DO IDOSO 2011
Atividades - SEMANA DO IDOSO 2011

Atividades - SEMANA DO IDOSO 2011, um álbum no Flickr.

Dia 07 em Ji-Paraná o SESC apresenta SONORA BRASIL com o Quarteto Colonial/RJ

A expressão “música sacra” designa a música erudita da tradição religiosa judaico-cristã, mas em sentido mais amplo também relaciona a música religiosa presente em cultos de outras religiões. Encontra-se essa denominação desde a Idade Média, quando se buscou definir uma forma distinta para as composições relacionadas às missas e outras práticas religiosas, tendo o canto gregoriano como uma de suas expressões mais antigas e reconhecidas.
Em todos os períodos da história da música ocidental encontramos exemplos de repertório composto para a função religiosa ou para concertos a partir das referências dessa música funcional. Palestrina, Monteverdi, Vivaldi, Bach, Mozart, Gounod, Penderecki e tantos outros podem ser citados como exemplos em âmbito mundial. No Brasil, Lobo de Mesquita, Padre José Maurício Nunes Garcia, Camargo Guarniere, João Guilherme Ripper, Ernani Aguiar e Almeida Prado são destaques.
Os salmos, os motetes, as missas e os réquiens, principais formas representativas da música sacra, tinham na voz um elemento fundamental em sua representação. Coros e solistas interpretavam os textos bíblicos sobre os quais eram compostas as músicas que acompanhavam as partes das missas. Muitas igrejas tinham seus músicos residentes, que compunham novas músicas regularmente, especialmente para os ciclos da Semana Santa, o que fez com que o repertório de músicas sacras alcançasse volume expressivo de obras ao longo da história. O mais ilustre compositor que um dia assumiu essa função foi Johann Sebastian Bach e, no Brasil, o grande destaque foi o Padre José Maurício.
O Quarteto Colonial, formado por Doriana Mendes, Daniela Mesquita, Geilson Santos e Luiz Kleber Queiroz, apresenta no projeto Sonora Brasil a música sacra brasileira de concerto, partindo da obra do Padre José Maurício Nunes Garcia (1767 – 1830), que foi mestre de capela da Sé do Rio de Janeiro e, posteriormente, da Capela Real, passando por compositores de vários períodos até chegar nos da atualidade.



DIA: 07/10
HORA: 19h30
LOCAL:  CDL
ENTRADA: FRANCA
ENDEREÇO: TRAVESSA DA CDL - Nº 221 - CENTRO 
RELIZAÇÃO SESC RONDÔNIA 
APOIO CULTURAL – CDL

Em outubro SESC apresenta do espetáculo A LENDA DA AMAZÔNIA na EFMM

O espetáculo explora a vida de um menino que se afoga no rio e se vê vivendo preso no fundo das águas. O povo acreditar que onde para a vela no pires é lá que ta o corpo, Confuso, assustado o menino acaba conhecendo Iara (Mãe D água) que juntamente com o Rio o encorajam e lhe dá força nesse processo de adaptação a sua nova moradia que dia-a-dia acaba conhecendo muitos personagens lendários como: Boto, Cobra grande, mapinguari e curupira. “Os personagens retratam a historia de uma forma lúdica sobre o desmatamento, meio ambiente e poluição”.
         O trabalho é mostrado com aproxidamente 15 bonecos que são manipulados pelos atores: Greg Silva, Lú Silva e Arlene Bastos. É um espetáculo com corpo e bonecos (bonecos grandes).



Ficha técnica:
Grupo Centro de Teatro de Bonecos
Local: Anfiteatro da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré
Datas: 02, 09,16 e 23 (aos domingos)
Horário: 18h
Classificação: Livre - Gênero: Teatro Animação
Entrada: 2kgs de alimentos não perecíveis


Texto CTB - (69) 9229-9176/9909-2491/8113-2759 - E-mail: ctbpvh@hotmail.com/ctbpvh@gmail.com

O Projeto Dramaturgia Leitura em Cena segue para Ariquemes

O Projeto Dramaturgia Leitura em Cena segue para o interior de RO.
Ariquemes - Leitura Dramatizada: “O Telescópio”.
Local: Centro Cultural Lidio Sohn.
Data: 02/10/2011
Horário: 19h
informações 69 3229 5882 ramal 239 (cultura)

O Dragão - PALCO GIRATÓRIO 2011

O Dragão - PALCO GIRATÓRIO 2011O Dragão - PALCO GIRATÓRIO 2011O Dragão - PALCO GIRATÓRIO 2011O Dragão - PALCO GIRATÓRIO 2011O Dragão - PALCO GIRATÓRIO 2011O Dragão - PALCO GIRATÓRIO 2011
O Dragão - PALCO GIRATÓRIO 2011

O Dragão - PALCO GIRATÓRIO 2011, um álbum no Flickr.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Palco Giratório 2011: Grupo Delírio apresenta hoje "O Evangelho Segundo São Mateus"

  A montagem teatral de “O Evangelho Segundo São Mateus” se dá a partir do acontecimento dramático do desaparecimento de um filho e seu hipotético retorno à casa dos pais depois de um longo período, no qual seus familiares e pessoas mais próximas, realizam uma espécie de investigação emocional e psicológica pelos caminhos percorridos pelo “filho pródigo”, após a sua longa ausência. O espetáculo trata dos conflitos familiares num plano menor, servindo de ponto de partida para uma reflexão sobre a condição humana, em todos os seus aspectos, no que ela tem de bela e trágica, ou de engraçada e cruel.
 
  O espetáculo “O Evangelho Segundo São Mateus” tem classificação etária 12 anos, e acontece nesta terça-feira, dia 27, no Teatro Um do SESC Esplanada às 20h30 e a entrada são 2kg de alimentos não perecíveis. Comerciários com carteirinha atualizada têm ingresso grátis. O Grupo Delírio também se apresenta amanhã, com o espetáculo "Kafka", um drama sobre a infância do famoso romancista tcheco Franz Kafka.


O Evangelho Segundo São Mateus - Grupo Delírio (PR)
Data: 28/09/2011
Local: Teatro Um do SESC Esplanada
Horário: 20h30
Classificação: Livre / Tragicomédia
Entrada: 2kg de alimento não perecíveis



Kabul - PALCO GIRATÓRIO 2011

Kabul - PALCO GIRATÓRIO 2011Kabul - PALCO GIRATÓRIO 2011Kabul - PALCO GIRATÓRIO 2011Kabul - PALCO GIRATÓRIO 2011Kabul - PALCO GIRATÓRIO 2011Kabul - PALCO GIRATÓRIO 2011

Kabul - PALCO GIRATÓRIO 2011, um álbum no Flickr.

Postagens populares (5 mais recentes)