sábado, 17 de setembro de 2011

Subsolo: Grupo Sentidos e Cia Titânica

Na tarde de hoje (17/09) aconteceu o terceiro encontro do projeto Subsolo - Arqueologia do Teatro Portovelhense, com grupos de teatro de Porto Velho apresentando suas trajetórias teatrais e suas experiências artísticas. Os jornalistas Silvio Santos “Zé Katraca” e Rose Viegas fizeram perguntas aos grupos, numa conversa em formato de entrevista, transmitidas ao vivo aqui no Blog. Os grupos presentes neste encontro foram: Grupo de Teatro Sentidos e Cia Titânica de Teatro. Os grupos Minemônico e CTB não puderam comparecer e participarão nos próximos.

Grupo Sentidos
Teo Nascimento e outros integrantes do Sentidos foram os primeiros a contar sua trajetória, começando com o seu surgimento. O nome Sentidos originalmente veio de uma performance que realizaram em uma praça, e acabou ficando como nome do grupo. Teo relatou a preocupação do grupo em relação à integração do teatro com outras formas de arte, como a dança, tanto que em agosto deste ano o grupo criou um núcleo de dança chamado “Nós Dançando”. Outro projeto do grupo é a Oficina de teatro permanente que acontece aos domingos, para pessoas a partir de 14 anos interessadas a começar a fazer teatro. As inscrições ficam abertas durante todo o ano (mais informações pelo telefone 9206-3478). Teo enfatizou também a importância de que os atores e grupos de teatro participem dos eventos culturais, oficinas e discussões, e que prestigiem os trabalhos dos outros grupos, como forma de melhorar seu próprio trabalho. Espetáculos mais marcantes do grupo: “A Vassoura da Bruxa” e “TPM”.

Cia Titânica
Em seguida foi a vez da Cia Titânica de Teatro, originalmente nascida na igreja Nossa Senhora do Amparo, com apresentações baseadas em temas religiosos, como a Semana Santa. O grupo recentemente participou de um festival de teatro cristão em São Paulo e ganhou vários prêmios, como melhor espetáculo e melhor atriz, porém, Almício Fernandes esclarece que a Cia. Titânica também se preocupa em alcançar outros níveis, em busca de um reconhecimento como grupo de teatro de Porto Velho, embora sem esquecer sua identidade. Por sua origem comunitária, o grupo está sempre aberto para quem quiser participar e fazer parte dele. Sobre suas produções futuras, Almício aproveitou para anunciar a estreia do espetáculo “Onde está Mimi?”, dia 22/10 no Teatro Banzeiros, uma comédia adulta. Alguns espetáculos da Cia.: “Herança de Caim” e “De Cara com o Natal”
  
Outros temas se tornam comuns aos encontros: os meios que os grupos utilizam para financiar suas produções, como acontece o diálogo com o poder público, quais as dificuldades que eles encontram para fazer teatro em Rondônia e as aspirações dos grupos para os próximos anos.

O próximo Subsolo acontece dia 24/09 a partir das 14h no Cine Sesc, com a presença dos grupos: Peripécias, Raízes do Porto, Abstractus e Minemônico. Já no dia 01/10, no mesmo local e horário, os convidados são os grupos Êxodo, Dá O Bote e O Imaginário.

DIA DO BEM - A contribuição do SESC Rondônia

DIA DO BEM - A contribuição do SESC RondôniaDIA DO BEM - A contribuição do SESC RondôniaDIA DO BEM - A contribuição do SESC RondôniaDIA DO BEM - A contribuição do SESC RondôniaDIA DO BEM - A contribuição do SESC RondôniaDIA DO BEM - A contribuição do SESC Rondônia
DIA DO BEM - A contribuição do SESC RondôniaDIA DO BEM - A contribuição do SESC RondôniaDIA DO BEM - A contribuição do SESC RondôniaDIA DO BEM - A contribuição do SESC RondôniaDIA DO BEM - A contribuição do SESC RondôniaDIA DO BEM - A contribuição do SESC Rondônia
DIA DO BEM - A contribuição do SESC RondôniaDIA DO BEM - A contribuição do SESC RondôniaDIA DO BEM - A contribuição do SESC RondôniaDIA DO BEM - A contribuição do SESC RondôniaDIA DO BEM - A contribuição do SESC RondôniaDIA DO BEM - A contribuição do SESC Rondônia
DIA DO BEM - A contribuição do SESC RondôniaDIA DO BEM - A contribuição do SESC RondôniaDIA DO BEM - A contribuição do SESC RondôniaDIA DO BEM - A contribuição do SESC RondôniaDIA DO BEM - A contribuição do SESC RondôniaDIA DO BEM - A contribuição do SESC Rondônia

Subsolo - Arqueologia do Teatro Portovelhense

Daqui a pouco começa mais um encontro do Subsolo, com grupos de teatro de Porto Velho, discutindo suas trajetórias e suas formas de fazer teatro.

Grupos Convidados:
Cia Titânica de Teatro - Almício Fernandes
Grupo de Teatro Minemônico - Nery Rodrigues
Grupo de Teatro Sentidos - Teo Nascimento
Centro de Teatro de Bonecos - Greg Silva

Acompanhe ao vivo:


Watch live streaming video from sescrondonia at livestream.com

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Palco Giratório 2011: Programação da 3ª Semana



Programação completa dos espetáculos: programação


Ingresso para os espetáculos que acontecem no Sesc Esplanada: 2kg de alimentos não perecíveis, trocados por uma senha individual a partir das 15h. Comerciário com carteirinha atualizada: senha grátis.


Twitter: @sescro
Facebook: http://www.facebook.com/palcogiratorioro2011

Calendário BiblioSESC 2011 segundo semeste

O projeto BiblioSESC  é uma iniciativa do Departamento Nacional.Destina-se a promover a leitura através da ampliação e facilitação das condições de acesso ao livro nas comunidades.
O objetivo é promover a melhoria da qualidade de vida através do acesso á informação, e encurtar a distância entre o leitor e o livro.O acervo composto 3.000 livros.O serviço Biblioteca volante destina-se a atender quinzenalmente, durante um dia e por tempo indeterminado, fazendo leitura na unidade e empréstimos de livros, onde será feito o cadastro do usuário para empréstimos, fazendo-se necessário comprovante de residência e identidade, menores de idade devem ter autorização dos pais.
Estando fortemente concentrado nas suas ações culturais o SESC/ RO, através da Coordenação de cultura e seus parceiros estão tomando forma inovadora e estratégica, assim o SESC esta conseguindo com este projeto cumprir os seus objetivos que seriam o incentivo à leitura e ampliação de conhecimento pessoal abrangendo todas as idades.
Unidade móvel de biblioteca, instalada em um caminhão com carroceria adaptada com estantes que oferece a qualquer pessoa consultas e empréstimos de livros,jornais e revistas.

Objetivos:
Facilitar o acesso do público de menor renda, especialmente nas periferias das grandes cidades, aos serviços de Biblioteca.
Encurtar a distância entre o leitor e o livro.
Formar leitores e promover a melhoria da qualidade de vida através do acesso à informação.

Serviços oferecidos:
Consulta local ao acervo
Empréstimo domiciliar de livros
Atividades que incentivem a formação de leitores

Cronograma Segundo Semestre Bibliosesc 2011

20/06 á 08/07 - Praça do cohabi, zona sul entre rua erva cidreira e erva doce.
11/07 á 29/07 - Comunidade são Sebastião, rua Olavo Bilac e Raul Bop.
01/08 á 19/08 - Comunidade Jardim Santana, entre ruas Raimundo Cantuaria, Araguaina e Amazonas. Contato associação 9247-6543.
22/08 á 09/09 - Esperança da Comunidade, rua mamoré com avenida Cahula.
20/09 á 07/10 - Praça Skate Park, esquina José Vieira Cahula e Avenida Guaporé.
10/10 á 31/10 - Hospital Santa Marcelina, Br 364.
01/11 á 18/11 - Praça do Domino.
21/11 á 05/12 - Praça da Cohabi 2º etapa, rua São Miguel, Angélica, Carambola.

Mais informações : (69)3229-5882 - Ramal 239

DIA DO BEM - SESC Escola

A escola SESC de Porto Velho, mais uma vez preocupada com as questões sociais, participou como parceira da campanha “Dia do Bem”, da Rede TV e, por meio da doação de alunos e servidores, arrecadou mais de uma tonelada de alimentos. O 5º ano “A” do período matutino, ficou em 1º lugar nas doações, com 387kg e foi premiado com o sorteio de um vídeo game playstation II, para ser sorteado entre os alunos da turma. O vencedor foi Carlos Eduardo Augustinho Nézio. Em 2º lugar ficou o 3º ano “A” do período matutino, com 267kg e em 3º lugar, o Pré II “B” também do período matutino, com 148kg. As três turmas serão contempladas com um passeio para o SESC Campestre.
Confira as fotos no Flickr do SESC-RO - www.flickr.com/sescro

DIA DO BEM - SESC Escola

DIA DO BEM - SESC EscolaDIA DO BEM - SESC EscolaDIA DO BEM - SESC EscolaDIA DO BEM - SESC EscolaDIA DO BEM - SESC Escola

DIA DO BEM - SESC Escola, um álbum no Flickr.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Fim de semana com 2 espetáculos infantis no Palco Giratório

A Cia. Polichinelo apresenta os infantis “Sob Seus Olhos” e “Frankenstein” nesta sexta e sábado às 19h no SESC Esplanada.

Utilizando a linguagem e a magia do teatro de bonecos, a Cia. Polichinelo, de São Paulo, retrata com delicadeza e sensibilidade a história de “A Pequena vendedora de fósforos” de Hans Christian Andersen, na peça "Sob Seus Olhos". Uma menina, alguns fósforos e muitos desejos. Diante da luz ela vê seus sonhos quase realizados. Sonhos e fantasias de menina, que durarão apenas o tempo da chama de um simples fósforo que se apaga diante de seus olhos. “Sob Seus Olhos” acontece nesta sexta às 19h no Teatro Um do SESC Esplanada. 

No sábado, também às 19h no Teatro Um, mais um espetáculo infantil: “Frankenstein” contra a história de uma criatura que ganha vida, mas é abandonada pelo seu criador e passa a andar pelas redondezas do castelo, o que causa grande susto nas pessoas. Com medo, as pessoas recusam a aproximação com o "monstro", mas ele encontra amizade em alguns curtos momentos.

O ingresso para todos os espetáculos que acontecem no Teatro Um são trocados por 2kg de alimentos não perecíveis, a partir das 15h ou antes do espetáculo. Os alimentos arrecadados serão doados para diversas instituições através do projeto Mesa Brasil Sesc. Comerciário com carteirinha atualizada tem ingresso grátis.

"Sob Seus Olhos"
Data: 16/09/2011
Horário: 19h
Local: Teatro Um do SESC Esplanada
Classificação: Livre / Teatro de Animação Infantil
Entrada: 2kg de alimentos não perecíveis

"Frankenstein"
Data: 17/09/2011
Horário: 19h
Local: Teatro Um do SESC Esplanada
Classificação: Livre / Teatro de Animação Infantil
Entrada: 2kg de alimentos não perecíveis

Espetáculo "A Galinha Degolada" Agrada ao Público no Palco Giratório


Cena de A Galinha Degolada
Hoje o Festival foi palco para uma peça inspirada no famoso conto "A Galinha Degolada", de Horácio Quiroga. A apresentação contou com número grande de público que lotou o Teatro Um e aplaudiu de pé  ao fim do espetáculo. A platéia participou ativamente do bate-papo que é habitual após as apresentações.

O diretor Jefferson Bittencourt explicou a adaptação e concepção da peça, que ficou com nuances mais leves que o conto original. Na obra de Horácio Quiroga encontra-se sempre eventos fantásticos e macabros em linha parecida à obra de Edgar Alan Poe e isso foi bem explanado pelo diretor e os atores para a platéia do bate-papo. O drama gira em torno de um casal que tem quatro filhos acometidos de grave doença mental e incurável e que consegue, enfim, ter uma filha saudável. E essa filha, porém, tem como destino revelar o motivo das problemáticas de descuido e amor do casal. 


Com um final inesperado e aberto às interpretações de cada um, "A Galinha Degolada" encerrou com grande êxito mais uma noite do Palco Giratório 2011.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Palco Giratório 2011: “A Galinha Degolada” nesta quinta-feira às 20h30

A peça “A Galinha Degolada” conta a história do casal Mazzini-Ferraz e seus quatro filhos “idiotas”. Portadores de uma doença mental incurável, os meninos sofrem todas as consequências da falta de amor entre os pais. Passado certo tempo, nasce uma menina, que não é acometida pela mesma doença, mas que acaba revelando o verdadeiro sentido da falta de cuidado e amor do casal.

O espetáculo é o trabalho que marca o início da parceria dos grupos Persona Cia de Teatro & Teatro em Trâmite, de Santa Catarina, que convergem seus interesses para um lugar comum, o das trocas de experiências artísticas e intelectuais. Juntos eles apresentam “A Galinha Degolada” nesta quinta-feira às 20h30 no Teatro Um do SESC Esplanada, em mais um dia de Festival Palco Giratório.

A classificação etária do espetáculo é 12 anos e a entrada são 2kg de alimentos não perecíveis, que serão doados à instituições através do projeto Mesa Brasil, e podem ser trocados por um ingresso a partir das 15h no SESC Esplanada.


A Galinha Degolada
Data: 15/09/2011
Horário: 20h30
Local: Teatro Um do SESC Esplanada
Classificação: 12 anos / Drama
Entrada: 2kg de alimentos não perecíveis

Processo Seletivo 006/2011 Aprovados na atividade Prática

Clique aqui e veja a lista de aprovados na atividade prática (pdf)

Banda de Congo Panela de Barro/ES - Sonora Brasil

Banda de Congo Panela de Barro/ES - Sonora BrasilBanda de Congo Panela de Barro/ES - Sonora BrasilBanda de Congo Panela de Barro/ES - Sonora BrasilBanda de Congo Panela de Barro/ES - Sonora BrasilBanda de Congo Panela de Barro/ES - Sonora BrasilBanda de Congo Panela de Barro/ES - Sonora Brasil
Banda de Congo Panela de Barro/ES - Sonora BrasilBanda de Congo Panela de Barro/ES - Sonora BrasilBanda de Congo Panela de Barro/ES - Sonora BrasilBanda de Congo Panela de Barro/ES - Sonora BrasilBanda de Congo Panela de Barro/ES - Sonora BrasilBanda de Congo Panela de Barro/ES - Sonora Brasil

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Palco Giratório 2011: Teatro também nas Unidades Prisionais de Porto Velho

Nos dias 15 e 22 de setembro a Unidade de Internação Masculina e a Penitenciária Estadual Feminina serão palco para a apresentação do “Velho Justino e Suas Poesias Matutas”.

O Festival Palco Giratório, apostando na diversidade de linguagens artísticas e na democratização da arte brasileira, leva o teatro para além dos espaços convencionais ao incluir em sua programação duas apresentações especiais do espetáculo “Velho Justino e Suas Poesias Matutas”, no dia 15/09 na Unidade de Internação Masculina Sentenciada I e no dia  22/09 na unidade penitenciária estadual feminina.

Desde as edições anteriores o SESC já se preocupava em ter em sua programação esta ação cultural de inclusão, como aconteceu em 2009 e 2010. Na edição 2011, o Palco Giratório escolheu o Velho Justino, poeta matuto, para contar seus causos e histórias aos detentos. O personagem, criado em 1993 pelo ator e humorista Tancredo Silva, é marcado por mensagens de reflexão e humor contra o preconceito de todas as formas: abuso de autoridade, negligência com a família, descaso com o idoso, preconceito racial, deficientes físicos, homem do campo e tantas outras.

Sistema Comércio lança pedra fundamental de nova unidade do Sesc em Ji-Paraná

O Sistema Comércio, através do Serviço Social do Comércio (SESC) lançou, nesta segunda-feira, em Ji-Parana, a pedra fundamental de mais um  Centro de Atividades. A área de aproximadamente dois hectares foi doada pelo empresário do ramo cafeeiro do município, Geraldo Coleto.  A construção da Unidade  terá  início ainda neste ano com previsão de término para o início de 2013 e será considerada modelo no Estado, oferecendo serviços de lazer, cultura e saúde .
O prefeito de Ji-Paraná, José Bianco (DEM), garantiu apoio a ao Sistema Comércio, principalmente porque a nova sede vai abrigar escola referência no ensino fundamental, uma parceria com o município.
O presidente da Fecomercio, Raniery Coelho, e o diretor regional do Sesc, Claudio Feitosa, descerraram a placa inaugural acompanhados dos empresários Pedro Juca, presidente do Sindicato dos Lojistas de Vilhena- SINVISUL e João Gonçalves, presidente do Sindicato dos Supermercadistas e outras autoridades, entre elas o deputado estadual Jesualdo Pires, que foi um dos grandes batalhadores da nova unidade.
 O investimento, na ordem de R$ 15 milhões,  será necessário para transformar o novo centro e uma unidade modelo a exemplo do que vem sendo feita no restante do Brasil.
Raniery ressaltou que esse trabalho  é prova que a Federação do Comércio  através dos seus braços sociais SESC  e SENAC, está preocupada com o desenvolvimento do nosso  Estado. O novo  Centro vai oferecer atividades de lazer, esporte e cultura para os comerciários, seus dependentes e a população da região.
O presidente do Sindicato do Comércio Varejista do Gênero Alimentício (Sinalimentos), um dos maiores empresários do setor supermercadista do Estado, João Gonçalves, participou da solenidade e acredita  esse investimento vai fortalecer o município e pediu ao presidente Raniery a construção de uma unidade do SENAC em Jarú para contribuir com formação profissional dos trabalhadores da região.  
A gerente regional do Sesc de Ji-Paraná, Sandra Ferreira, demonstrou a gratidão pela realização e lembrou que há mais de 13 anos luta para a ampliação do Centro na cidade. “Hoje estamos realizando um desejo antigo e é com muita gratidão que estamos começando mais uma etapa. Graças ao presidente Raniery que, com seu empenho, conseguiu realizar esse sonho. Nossa cidade merece”, disse.
Mais unidades previstas
Além da construção da nova  unidade do Sesc em Ji-Paraná, a Fecomercio está acertando com o empresário João Gonçalves a construção de uma unidade do Senac em Jaru e recebeu sinal verde do  vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), José Roberto Tadros para  a implantação de centros do Sesc-Senac em Guajará-Mirim. Tadros visita a Perola do Mamoré na primeira quinzena de outubro para acertar com as lideranças locais e a prefeitura os detalhes de mais esse empreendimento.

Veja as fotos deste evento no Flickr do SESC.


Fonte: Assessoria de Imprensa

Postagens populares (5 mais recentes)